(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

A utilização da agricultura de precisão vem crescendo exponencialmente e fortalecendo ainda mais o agronegócio brasileiro.

A agricultura de precisão, é uma tecnologia cujo objetivo, consiste em aumentar a produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais.

Quer saber mais sobre essa tecnologia e seus benefícios para sua propriedade?

É só vir comigo!

O que é agricultura de precisão? Aprenda como monitorar!

 

 

O QUE É AGRICULTURA DE PRECISÃO?

Agricultura de precisão (AP) é a forma mais precisa de monitorar as atividades agrícolas, através da utilização de tecnologias avançadas.

A partir de dados coletados das áreas geograficamente referenciadas, se torna possível a implementação da automação agrícola, além de tornar mais assertiva a tomada de decisão.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) , a agricultura de precisão colabora no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas.

Embora, tenha chegado no Brasil no início dos anos 90, por meio da utilização de máquinas agrícolas com receptores GNSS (Global Navigation Satelite System), hoje se tem visto cada vez mais forte a utilização das mais diversas ferramentas advindas da agricultura de precisão.

Pode se considerar agricultura de precisão toda prática que tenha a ação com objetivo de assegurar condições ideais à lavoura, seja por meio de aplicação de defensivos, monitoramento de pragas/doenças, irrigação e entre outros.

Mas você pode se perguntar, que vantagens posso ter na minha propriedade com a adoção da agricultura de precisão?

Veremos ver a seguir quais vantagens a AP pode trazer para controle e aumento da produtividade para sua lavoura.

https://agropos.com.br/pos-graduacao-em-geoprocessamento-e-gestao-ambiental/

 

VANTAGENS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO

A agricultura de precisão pode ser utilizada em todos os cultivos possíveis, onde, podemos ver sua utilização nas culturas do milho, soja, café, cana, feijão e até mesmo em pastagens.

Sendo comumente utilizada para monitorar a aplicação de fertilizantes, irrigação, falhas de plantio, competição com outras espécies e doenças das plantas.

Mas, vale ressaltar que que AP é um sistema que gere as lavouras em todos os seus aspectos, na procura de garantir a sua produtividade.

Dessa forma, quanto maior número de dados coletados, maior será a assertividade na decisão e economia do sistema produtivo.

Isso garante ao produtor uma melhor gestão de sua propriedade, quanto a utilização dos insumos e de manejo, economizando tempo e dinheiro, consequentemente o aumento da produtividade e sustentabilidade da lavoura.

Vantagens da Agricultura de Precisão

 

 

O IMPACTO DA AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Na agricultura de precisão é possível utilizar estratégias para resolução de problemas com mais exatidão e ir direto ao ponto necessário.

Isso para o agronegócio se tona peça-chave na otimização da produção e para desenvolvimento de práticas em diferentes níveis de dificuldade.

Desse modo, a adoção da AP para o agronegócio brasileiro, é um diferencial importante que permite maior competitividade de mercado.

Estudos mostram que as tecnologias proporcionadas pela agricultura de precisão, pode aumentar a produtividade das lavouras em até 67%.

Isso quer dizer que será maior:

  1. Assertividade na tomada de decisão pelo produtor;
  2. Economia de insumos e recursos financeiros;
  3. Visualização detalhada da propriedade, consequentemente, melhoria das atividades agrícolas e seu manejo.

https://materiais.agropos.com.br/ebook-tecnologias-que-agregam-qualidade-a-pulverizacao

FERRAMENTAS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO

A agricultura de precisão é uma soma de tecnologias de monitoramento que podem mensurar com mais exatidão os insumos necessários e adequação do manejo de acordo com os resultados das estatísticas aplicadas. Isso só é possível graças as ferramentas disponíveis para a AP.

Ferramentas da Agricultura de Precisão

Conheça as principais ferramentas utilizadas pela AP:

  • Piloto automático: utilizado para redução de erros na operação da máquina (trator/pulverizador), uma vez, que há uma maior uniformidade da atividade devido a velocidade constante da máquina.
  • Controle de aplicação de insumos: essa tecnologia permite que seja aplicado o insumo somente quando necessário e no local indicado, otimizando o processo e evitando gastos desnecessários.
  • Sensores: o uso de sensores na agricultura de precisão contribuem de várias formas, fornecendo dados que auxiliam os agricultores a monitorar a lavoura. Algumas das principais tecnologias de sensoriamento são os capacitivos, mecânicos, eletroquímicos, ópticos e de localização.
  • Adubação de precisão: esse sistema proporciona uma adubação direcionada para área que realmente necessita, sem que haja perdas de insumos, uma vez que, o mapeamento da fertilidade do solo que é feito com um grid amostral entre 1 a 2 hectares.
  • Semeadoras a taxa variável: Com essa ferramenta é possível comandar e alterar a densidade de sementes a serem depositadas de acordo com o potencial produtivo de cada parte da lavoura.
  • Drones: facilitam o levantamento de dados, fornece informações estratégicas aos agricultores. Sua aplicação na área agrícola vem sendo favorecida pelo avanço tecnológico, pela redução dos custos de equipamentos e softwares.
  • Barras de luz: Esse dispositivo proporciona diversas vantagens à distribuição de sementes e adubos, sendo definidos os espaçamentos com mais precisão.

 

https://materiais.agropos.com.br/checklist-software-agricola

AGRICULTURA CONVENCIONAL E AGRICULTURA DE PRECISÃO

A Agricultura de Precisão sai na frente em muitos quesitos se comparada com o sistema convencional de manejo.

Na agricultura convencional os insumos são utilizados igualmente, para toda a área, com base em uma amostragem que foi analisada de forma geral.

Por exemplo, a aplicação de adubo na lavoura, é baseado pela média de resultados da análise de fertilidade do solo da área plantada.

Porém, na AP, temos informações detalhadas que auxiliam na tomada de decisão, que permite aplicar somente o que é realmente necessário e no local certo.

Isso se dá levando em consideração as principais características ambientais e agronômicas com uso de geotecnologias para elaboração de mapas.

Agricultura Convencional e Agricultura de Precisão

AGRICULTURA DE PRECISÃO X SUSTENTABILIDADE 

Nesse artigo vimos como a agricultura de precisão cresceu muito no Brasil, utilizando tecnologias que tornam mais simples coletar e aplicar dados, adaptar-se às mudanças nas condições ambientais e usar os recursos com maior eficiência.

A agricultura de precisão é composta por um conjunto de ferramentas que permite ao produtor fazer a gestão de sua propriedade, com a utilização dos insumos na hora certa, no local adequado e na quantidade correta, promovendo o aumento da produtividade, economia de recursos financeiros e sustentabilidade da lavoura.

https://agropos.com.br/pos-graduacao-solos-e-nutricao-de-plantas/

Escrito por Juliana Martins Medina.

Juliana Medina
ligamos para você AgroPós