fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

ARBORIZAÇÃO URBANA E PAISAGISMO

Matrículas Abertas

Início das aulas: Abril/2021

ARBORIZAÇÃO URBANA E PAISAGISMO

SEJA UM ESPECIALISTA

pós-graduação em arborização urbana e paisagismo
A Pós-Graduação em Planejamento e Gestão da Arborização Urbana e do Paisagismo fornece informações atuais sobre o planejamento da paisagem e da arborização urbana, regeneração da funcionalidade de paisagens em diversas áreas da natureza.

O curso de Arborização Urbana e Paisagismo, permite ao aluno desenvolver atividades profissionais quanto à elaboração de projetos paisagísticos ecológicos, além da beleza estética, manutenção e renovação dos fluxos das águas, da biodiversidade e das pessoas.

Atualmente enfrentamos crises num sistema como um todo que demandam conhecimentos tanto nas áreas de revitalização da paisagem quanto nas áreas de arborização urbana e que interagem onde as pessoas vivem.

Por Que Fazer Esse Curso? 

Melhoria de Currículo

Todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Z

Professores Renomados

Corpo docente altamente qualificado com Mestrado, Doutorado e Ph.D.

Plataforma Moderna

Aulas ministradas na Blackboard, ambienta virtual especializado no ensino a distância.

 
I

Curso a distância

Aulas ao vivo e online 2 vezes na semana, gravadas na plataforma de ensino para você ver quando quiser.

 

Disciplinas do Curso 

1. Manejo Integrado de Pragas

Identificação dos principais grupos de pragas e seus inimigos naturais, fatores favoráveis ao ataque de pragas, pontos críticos no controle de pragas, sistemas de tomada de decisão de controle de pragas, manipulação do ambiente de cultivo, controle biológico de pragas, resistência de plantas a pragas, controle comportamental, controle químico, programas de manejo integrado de pragas, manejo integrado de pragas em grandes culturas, manejo integrado de pragas de hortaliças, manejo integrado de pragas de fruteiras, manejo de pragas de plantas ornamentais, manejo integrado de pragas em culturas florestais e manejo integrado de pragas em cultivos orgânicos.

2. Planejamento e Gestão de Projetos

Conceitos e Características do planejamento. Níveis de Planejamento e suas características. Orçamentação: conceito, características e tipos. Introdução à Gerência de Projetos. Metodologias de Gestão de Projetos. Ferramental para suporte a gestão de projetos.

3. Manejo de Solos e Nutrição de Plantas

Conceito de solo florestal e diferenças de solos agrícolas. Solos florestais e aspectos ambientais. Fatores determinantes do crescimento e produção florestal (fatores climáticos, fatores edáficos e bióticos; capacidade produtiva de sítios florestais). Propriedades do solo e produtividade florestal (propriedades físicas, químicas e biológicas em solos florestais. Técnicas de manejo do solo florestal). Biomassa e ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais (componentes da biomassa e alocação de nutrientes; ciclagem geoquímica e biológica de nutrientes; implicações edáficas e silviculturais da ciclagem; ciclagem de nutrientes e produtividade florestal sustentada). Nutrição mineral de espécies florestais (fatores que afetam a absorção de nutrientes; mecanismos de absorção; exigência e eficiência nutricional de espécies florestais; diagnose de deficiências florestais; manejo nutricional de viveiros florestais; manejo nutricional de povoamentos e pomares de sementes). Implicação de técnicas silviculturais na nutrição mineral. Adubação de espécies florestais (critérios para recomendação de corretivos e fertilizantes; sistemas para recomendação de fertilizantes; a experiência brasileira no uso de fertilizantes em plantios florestais). Manejo florestal intensivo e sustentação da produtividade do solo (capacidade produtiva do solo em florestas intensivamente manejadas; avaliação da sustentabilidade florestal; reflexos do manejo florestal e do solo na sustentabilidade da produção; modelos de sustentabilidade florestal; perspectivas futuras de florestas manejadas intensivamente).

4. Planejamento da Arborização Urbana

Conceituação e diferenciação entre arborização e floresta urbana. Inventariação e diagnóstico das árvores urbanas. Planejamento de massas arbóreas. Levantamento das condições urbanas para arborização. Caracterização das espécies arbóreas. Escolha de espécies segundo cada condição urbana. Especificações técnicas para plantio e para manutenção. Manutenção das árvores urbanas com enfoque especial para podas. Elaboração de orçamentos com enfoque especial para cobrança de honorários.

5. Planejamento da Paisagem

Conceituação e diferenciação entre paisagem e cenário e entre paisagismo e jardinismo. Apresentação dos elementos de trabalho do paisagista. Apresentação dos princípios de estética aplicados ao paisagismo. Levantamentos do espaço físico, informações sobre o cliente e sobre os usuários. Classificação tipológica da vegetação ornamental. Planejamento espacial da paisagem. Especificações técnicas para o projeto. Elaboração do orçamento com enfoque especial na estruturação, no cálculo de honorários e nas condições de contrato.

6. Manejo Integrado de Doenças em Espécies Florestais<br />

Principais culturas florestais (eucalipto, pinus, seringueira e teca ) e sua importância econômica e social. Principais agentes indutores de doenças em árvores. Avanços na detecção e identificação de patógenos florestais. Principais doenças bióticas em viveiro e manejo por meio de práticas culturais e aplicação de fungicidas. Principais doenças bióticas em campo: escape e controle mediante o uso de materiais resistentes. Técnicas de polinização controlada para transferência de genes de resistência a doenças e geração de novos materiais genéticos.

7. Ferramenta Digital em Paisagismo e Arborização Urbana

Download e instalação da versão educacional do SketchUp 2015; Templates e ambientes 3D, Interface do usuário e sua personalização; como criar um novo documento, abrir, salvar e fechar; visualização básica; tipos de seleção; ferramentas linha, retângulo, retângulo giratório, círculo, polígono, arco, trena, desenho à mão livre, empurrar/puxar, equidistância, mover e cópias múltiplas, borracha, rotar e cópias rotacionadas, siga-me e escala; linhas guia; desenho básico, desenho com medidas; como criar e alterar volumes básicos; criação de grupos; utilização de componentes; técnicas de edição; técnicas de duplicação; colocando textos em 3D; importando arquivos do AutoCad; trabalhando a escala em objetos em 2D; gerenciando as camadas (layers); criando paisagismo com a ferramenta caixa de areia; criar terrenos a partir do zero; modelar terrenos a partir de curvas de nível; como criar platôs, rampas e fazer outras alterações; como aplicar uma imagem em um terreno do armazém 3D; aplicação de cores, materiais e texturas; estudos de insolação; inserção de sombras; definição de cenas; estilos; exportação de imagens; criação de uma animação do projeto em 3D; SketchUp Layout para criação de pranchas de apresentação do projeto.

8. Métodos não Destrutivos de Diagnose de Árvores

Principais agentes deterioradores da madeira (bactérias, fungos e insetos) que afetam as árvores em ambiente urbano; saber as diferenças entre método não destrutivo invasivo e não invasivo; reconhecer como fazer a análise visual de árvores; tomografia de impulso; tomografia de impedância; resistógrafo; raios X e outros. Importância dos métodos não destrutivos, vantagens e desvantagens de cada método.

Nossos Alunos Recomendam 

“Sou Arquiteta e Urbanista, atuando há mais de 10 anos na área de Paisagismo, com projetos, execuções e manutenções. A Pós-graduação em Planejamento e Gestão da Arborização Urbana e do Paisagismo, está sendo uma oportunidade imensa de ampliar meus conhecimentos e me atualizar. As aulas ao vivo ou gravadas são de fácil entendimento e os professores extremamente preparados e atenciosos, unindo a teoria com a prática e sempre prontos para esclarecer qualquer dúvida!”

Melissa Hansen Vargas Paes Leme

Arquiteta e Urbanista, Lorena/MG

“Sou engenheiro Agrônomo, atuo na área de assistência técnica em uma empresa de comercialização de produtos e máquinas agrícolas.  A pós graduação em avanços no Manejo Integrado de pragas e doenças, veio em um momento onde após concluir minha formação senti a necessidade de conhecer e buscar mais sobre o assunto, pois hoje a minha região sente falta de profissionais qualificados nesta área. Conheci a AgroPós através da internet, entrado em contato com o pessoal fui bem atendido. A equipe da AgroPós é muito qualificada.”

Felipe Bolzan

Engenheiro Agronômo, São Marcos/RS

Alunos Têm Vantagens Exclusivas! 
Z

Grupo exclusivo de WhatsApp
Z

Aulas 100% ao vivo
Z

Acesso por tempo Ilimitado
Z

Mais de 65 horas de aulas ao vivo
Z

Material didático e slides para os alunos 
Z

Certificado credenciado pelo MEC


AINDA TEM DÚVIDAS?
Confira se está aqui:

1. Qual a Validade do Certificado EaD?

O certificado entregue aos alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) possui validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. Vale ressaltar que os cursos da AgroPós são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

2. Como são as Avaliações?

Avaliamos nossos alunos da seguinte forma: 5 Atividades por disciplina: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 45 pontos); 1 Prova Final por disciplina: prova presencial individual ao final de cada módulo que abordará sobre todo o conteúdo do módulo (duas disciplinas). O aluno poderá escolher um dos polos UNIS para realizar a prova. (Valor: 55 pontos). A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova Final) atinja a nota mínima de 70 pontos.

3. O Trabalho de Conclusão de Curso é Obrigatório?

O Trabalho de Conclusão de Curso passou a ser uma tarefa opcional para cursos de pós graduação (decretado pelo MEC). Se o aluno optar por fazê-lo, deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso. A partir do 3º e 4º módulos de cada turma, os professores estarão disponíveis para iniciarem as orientações. A banca será composta por três integrantes. O ambiente de orientação de TCC possui carga horária de 90 horas.  

4. Como Funcionam os Cursos?

Os cursos são divididos em 4 (quatro) módulos compostos por 2 (duas) disciplinas cada um. As disciplinas são de 45 horas no total. Cada módulo possui a duração de 60 dias. No final de todos os módulos do curso o aluno terá uma prova final a ser realizada presencialmente em um dos nossos polos. O aluno faz duas provas , sendo uma referente a cada disciplina.

5. Como são as Aulas?

Nossas aulas são ao vivo, duas vezes por semana durante o período noturno, via ambiente virtual Plataforma Blackboard. A plataforma faz a gravação da aula automaticamente para que o aluno possa acessar o conteúdo sempre que quiser. As aulas possuem uma hora de duração. Apostilas e conteúdos das aulas, como slides e videoaulas, ficam disponíveis na área reservada ao estudante.

6. Qual Duração do Curso?

Nossos cursos tem duração de 12 meses. Podendo chegar a  15 meses se o aluno optar por realizar o trabalho de conclusão de curso. O curso possui carga horária de 360 horas, podendo ser de ate 450 horas se o aluno fizer o TCC.

7. Posso Cancelar a Qualquer Momento?

Em nossos cursos o aluno pode efetuar o cancelamento a qualquer momento, sem pagar nenhuma multa ou ter qualquer ônus. Mas ele só precisa estar em dia com suas mensalidades, caso alguma esteja atrasada ele precisa quitar para efetivar a confirmação do cancelamento.

8. Se eu quiser trocar de Curso Posso?

Em nossos cursos  aluno pode efetuar a troca quando quiser. Mas ele precisa estar ciente de que o valor pago não sera reembolsado ou aproveitado para o novo curso. Caso haja disciplinas que podem ser aproveitaveis, fazemos esse ajuste no valor total do seu curso.

9. É seguro entrar na lista de espera?

Sim é totalmente seguro. Antes de iniciarmos o curso entraremos em contato para confirmar sua matricula e lhe passar os dados para efetivar sua inscrição.
ligamos para você AgroPós