fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

PÓS-GRADUAÇÃO EM IRRIGAÇÃO

Matrículas Abertas

Início das aulas: Abril/2021

SEJA UM ESPECIALISTA EM IRRIGAÇÃO

pós-graduação em Irrigação

A pós-graduação em Irrigação tem como foco formar especialistas em resolver um dos grandes problemas da agricultura hoje no Brasil, o manejo dos recursos hídricos que a cada ano que passa fica mais escasso no país e no mundo.

Agora pensa comigo: Você já imaginou se tivesse o conhecimento necessário para otimizar esse recurso? As empresas estão em buscas de profissionais com essas expertise e qualificação.

Nosso curso de pós-graduação em Irrigação irá lhe ensinar todas as técnicas de otimização da água, como: Manejo da irrigação, Fertirrigação, automação e controle, irrigação localizada, etc…

E o melhor é que você terá um certificado de especialista comprovando tudo isso.

Por Que Fazer Esse Curso? 

Melhoria de Currículo

Todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Z

Professores Renomados

Corpo docente altamente qualificado com Mestrado, Doutorado e Ph.D.

Plataforma Moderna

Aulas ministradas na Blackboard, ambienta virtual especializado no ensino a distância.

 
I

Curso a distância

Aulas ao vivo e online 2 vezes na semana, gravadas na plataforma de ensino para você ver quando quiser.

 
DISCIPLINAS DO CURSO 

1. Manejo da Irrigação

Caracterização e importância da agricultura irrigada. Recursos hídricos e irrigação. Sistemas de Irrigação. Caracterização e Análise da Gestão da Irrigação. Caraterização e análise do monitoramento via solo, clima, planta e sensoriamento remoto. Água no solo. Clima e irrigação. Aspectos básicos das culturas irrigadas. Energia e Irrigação. Eficiência de irrigação. Sistemas informáticos aplicados ao manejo da irrigação. Modelagem da demanda e produtividade das culturas irrigadas. Estudos de caso

2. Fertirrigação

Aspectos gerais da irrigação e da quimigação. Importância da fertirrigação. Princípios básicos da nutrição de plantas e da fertirrigação; Solubilidade e compatibilidade de fertilizantes; Principais formas de fertirrigação; Sistemas hidráulicos de injeção com pressão negativa e positiva; Sistemas elétricos com pressão positiva; Sistemas combinados de injeção; Princípios de automação e controle de fertilizantes injetados; Planejamento e cálculo de soluções fertilizantes; Boas práticas de operação e manutenção de equipamentos.

3. Irrigação por aspersão

Caracterização e importância da agricultura irrigada; Recursos hídricos e irrigação; Sistemas de irrigação; Aspectos básicos do manejo da irrigação; Hidráulica aplicada a irrigação por aspersão; Irrigação por aspersão convencional: caracterização, funcionamento e projeto; Irrigação por carretel autopropelido: caracterização, funcionamento e projeto; Irrigação por pivô central: caracterização, funcionamento e projeto; Eficiência do uso da água na irrigação por aspersão; Eficiência e alternativas energéticas na irrigação por aspersão; Exemplos de projetos de irrigação por aspersão.

4. Recursos Hídricos e Qualidade da Água

Conceitos básicos de recursos hídricos e dados; Conceitos de qualidade da água para irrigação; Normas e legislação; Estimativas de consumo de recursos hídricos; Fontes e formas de obtenção de água para reuso na irrigação, com ênfase na coleta de água de chuva e tratamento de água recuperada da drenagem da própria irrigação; Métodos de tratamento de água para irrigação, com foco em tratamentos dirigidos ao uso em irrigação como filtração lenta, filtração rápida, leito de macrófitas, desinfeção por uso de cloro, ozônio e radiação ultravioleta.

5. Irrigação para Paisagismo

Visão geral da irrigação e suas aplicações na agricultura e paisagismo; Hidráulica, Equipamentos, Instalação, Manutenção, Especificação; Projetos de Irrigação em Jardins e Gramados; Seleção e dimensionamento de equipamentos, cálculos hidráulicos e especificação.

6. Automação e Controle

Noções gerais sobre elétrica e eletrônica; instrumentos de medidas; introdução aos controles de irrigação com suas diversas características; lógicas de funcionamento dos controladores; Sensores para irrigação e ambiente e sua interação com os controladores; princípios básicos de programação em controladores lógicos programáveis; parâmetros básicos para dimensionamento de equipamentos e sensores; principais dificuldades e solução de problemas.

7. Sensoriamento Remoto e Vants

Conceito e histórico do Sensoriamento Remoto; Principais sistemas sensores; Princípios físicos da energia eletromagnética e o Sensoriamento Remoto; Interações da energia eletromagnética com a atmosfera e com os alvos terrestres; Características de uma imagem digital; Interpretação qualitativa de imagens; Pré-processamento de imagens ópticas; Técnicas de processamento digital de imagens multiespectrais; Veículos Aéreos Não Tripulados: componentes, tipos, sensores, obteção e processamento de imagens; Aplicações avançadas de Sensoriamento Remoto e VANTs nas Ciências Agrárias e Ambientais.

8. Irrigação Localizada

Caracterização e importância da agricultura irrigada; Recursos hídricos e irrigação; Aspectos básicos do manejo da irrigação; Caracterização dos sistemas de irrigação localizada por gotejamento e microaspersã; Componentes da irrigação localizada; Hidráulica aplicada a irrigação localizada; Qualidade de água para irrigação, entupimentos e filtragem água; Fertirrigação na irrigação localizada;  Recursos hídricos e eficiência do uso da água na irrigação localizada; Eficiência e alternativas energéticas na irrigação localizada; Exemplos de projetos de irrigação localizada.

NOSSOS PROFESSORES 

Everardo Chartuni Mantovani

  • Doutorado em Agronomia UCO (Espanha)
  • Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV
  • Professor Sênior da UFV.
  • Criador e diretor geral da Irriplus Tecnologia e Treinamento.
  • Fundador e consultor da Irriger – Tecnologia e Serviço de Irrigação
  • Orientador do programa de pós-graduação em engenharia Agrícola da UFV e Coordenador de diversos programas de pesquisa.

Igor Boninsenha

  • Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV.
  • Membro do GESAI – DEA/UFV.
  • Acompanhamento do manejo de áreas irrigadas do Oeste da Bahia pela empresa IRRIGER,
  • Professor de cursos de irrigação da IrriPlus.
  • Pesquisador do projeto “Segurança Hídrica, Alimentar e Energética no Oeste da Bahia”. 

Natasha Pennati

  • Graduação em Biologia  Mestrado em Ecologia e Conservação pela UFMS.
  • Doutorado em Geociências IGc/USP.
  • Pesquisadora visitante na University of Technology Sydney (UTS/AUS)
  • Atualmente atua como pesquisadora (especialista em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento).
 

José Giacoia Neto

  • MBA em Gestão Comercial pela FGV e Ohio State University.
  • Mestre em Drenagem e Irrigação pela UFV.
  • Responsável pela implantação do programa de treinamento “Rain Bird Academy” em 2000.
  • Criador de projetos de irrigação que em áreas públicas em mais de 8 países, com destaque para os 11 estádios usados na Copa do Mundo de 2014.

Marcos Eduardo Scatolini

  • Doutorado em Água e Solo pela UNICAMP.
  • Mestre em Drenagem e Irrigação pela ESALQ-USP.
  • CEO da AgroLink desde 1997 com ampla experiência em irrigação, fertirrigação e automação em sistemas de cultivo protegido, viveiros florestais, entre outras áreas como paisagismo, fruticultura e pastagens.

Hiran Medeiros Moreira

  • Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Irrigação pela UFV
  • Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral.
  • Coordenou desenvolvimento de software e plataforma Irriger Connect adotada em mais de 1200 fazendas e 5000 campos irrigados anualmente.
  • Atualmente é gerente global do programa Valley Leasing, da empresa Valmont.
NOSSOS ALUNOS RECOMENDAM

“A pós graduação em Avanços no Manejo Integrado de Pragas e Doenças, veio em um momento onde após concluir minha formação senti a necessidade de conhecer e buscar mais sobre o assunto. Conheci a AgroPós através da internet, entrado em contato com o pessoal fui super bem atendido. A equipe da Agropós a cada dia vem me surpreendendo cada vez mais, equipe muito qualificada para sanar todas as nossas dúvidas.

Felipe Bolzan

Engenheiro Agrônomo, São Marcos/RS

“Através da Pós-graduação de Gestão e Economia do Agronegócio consigo enxergar o mercado Agro como um todo e diagnosticar as falhas e oportunidades dos Seguros Rurais no planejamento do Produtor e Pecuarista. O curso conta com professores prestativos, de extrema capacitação didática e conhecimento. Sem dúvidas, foi uma excelente escolha para compor minha experiência e aprendizado.”

Bárbara Sousa

Administradora de Empresas, Três Corações /MG

“A pós graduação em Solos e Nutrição de Plantas me deu os conhecimentos e ferramentas necessários. Os professores possuem em alto nível de conhecimento, fazem parte de instituições renomadas, conseguem integrar as diversas áreas da agronomia, e os demais profissionais envolvidos com o curso sempre estão prestando todo o suporte necessário, além de estarem abertos a sugestões para melhorias do curso.                                                                            

Bruno Pirolli

Engenheiro Agrônomo, Videira/SC

Alunos Têm Vantagens Exclusivas! 
Z

Grupo exclusivo de WhatsApp
Z

Aulas 100% ao vivo
Z

Acesso por tempo Ilimitado
Z

Mais de 65 horas de aulas ao vivo
Z

Material didático e slides para os alunos 
Z

Certificado credenciado pelo MEC


AINDA TEM DÚVIDAS?
Confira se está aqui:

1. Qual a Validade do Certificado EaD?

O certificado entregue aos alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) possui validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. Vale ressaltar que os cursos da AgroPós são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

2. Como são as Avaliações?

Avaliamos nossos alunos da seguinte forma: 5 Atividades por disciplina: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 45 pontos); 1 Prova Final por disciplina: prova presencial individual ao final de cada módulo que abordará sobre todo o conteúdo do módulo (duas disciplinas). O aluno poderá escolher um dos polos UNIS para realizar a prova. (Valor: 55 pontos). A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova Final) atinja a nota mínima de 70 pontos.

3. O Trabalho de Conclusão de Curso é Obrigatório?

O Trabalho de Conclusão de Curso passou a ser uma tarefa opcional para cursos de pós graduação (decretado pelo MEC). Se o aluno optar por fazê-lo, deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso. A partir do 3º e 4º módulos de cada turma, os professores estarão disponíveis para iniciarem as orientações. A banca será composta por três integrantes. O ambiente de orientação de TCC possui carga horária de 90 horas.  

4. Como Funcionam os Cursos?

Os cursos são divididos em 4 (quatro) módulos compostos por 2 (duas) disciplinas cada um. As disciplinas são de 45 horas no total. Cada módulo possui a duração de 60 dias. No final de todos os módulos do curso o aluno terá uma prova final a ser realizada presencialmente em um dos nossos polos. O aluno faz duas provas , sendo uma referente a cada disciplina.

5. Como são as Aulas?

Nossas aulas são ao vivo, duas vezes por semana durante o período noturno, via ambiente virtual Plataforma Blackboard. A plataforma faz a gravação da aula automaticamente para que o aluno possa acessar o conteúdo sempre que quiser. As aulas possuem uma hora de duração. Apostilas e conteúdos das aulas, como slides e videoaulas, ficam disponíveis na área reservada ao estudante.

6. Qual Duração do Curso?

Nossos cursos tem duração de 12 meses. Podendo chegar a  15 meses se o aluno optar por realizar o trabalho de conclusão de curso. O curso possui carga horária de 360 horas, podendo ser de ate 450 horas se o aluno fizer o TCC.

7. Posso Cancelar a Qualquer Momento?

Em nossos cursos o aluno pode efetuar o cancelamento a qualquer momento, sem pagar nenhuma multa ou ter qualquer ônus. Mas ele só precisa estar em dia com suas mensalidades, caso alguma esteja atrasada ele precisa quitar para efetivar a confirmação do cancelamento.

8. Se eu quiser trocar de Curso Posso?

Em nossos cursos  aluno pode efetuar a troca quando quiser. Mas ele precisa estar ciente de que o valor pago não sera reembolsado ou aproveitado para o novo curso. Caso haja disciplinas que podem ser aproveitaveis, fazemos esse ajuste no valor total do seu curso.

9. É seguro entrar na lista de espera?

Sim é totalmente seguro. Antes de iniciarmos o curso entraremos em contato para confirmar sua matricula e lhe passar os dados para efetivar sua inscrição.
ligamos para você AgroPós