fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Matrículas Abertas

Início das aulas: Fevereiro/2021

SEJA UM ESPECIALISTA

Solos e Nutrição de Plantas
A Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas tem como foco aumento da produtividade, com ênfase na fertilidade dos solos e no estado nutricional das culturas, bem como o correto manejo dos diferentes tipos de solos em função do ambiente de produção.

Essa especialização em solos e nutrição de plantas destaca, além do caráter agrícola, o cenário econômico que envolve a capacidade de uso e manejo do solo, propoe práticas de manejo e uso de insumos que garantam sustentabilidade da atividade agrícola e florestal.

O curso de solos e nutrição de plantas fornece aos profissionais o aprimoramento nos processos de manejo da adubação e manejo nutricional das principais culturas agrícolas e florestais, apoiando-se em conhecimentos atualizados em fertilidade de solos.

Por Que Fazer Esse Curso? 

Melhoria de Currículo

Todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Z

Professores Renomados

Corpo docente altamente qualificado com Mestrado, Doutorado e Ph.D.

Plataforma Moderna

Aulas ministradas na Blackboard, ambienta virtual especializado no ensino a distância.

 
I

Curso a distância

Aulas ao vivo e online 2 vezes na semana, gravadas na plataforma de ensino para você ver quando quiser.

 

Disciplinas do Curso 

1. Manejo nutricional de culturas anuais e perenes

Características das plantas definidoras da demanda nutricional: culturas anuais versus perenes. Demanda nutricional versus disponibilidade de nutrientes no tempo e no espaço. Estratégias de manejo para compatibilizar demanda com disponibilidade de nutrientes. Métodos para definição da demanda de culturas anuais e perenes. Métodos para definir a disponibilidade. Relação entre manejo cultural versus demanda e disponibilidade de nutrientes. Estudos de casos em culturas anuais e perenes.

2. Fertilidade do solo

Conceitos e fundamentos da fertilidade do solo. Exigências nutricionais das plantas. Nutrientes no continuum solo-solução-planta. Acidez do solo e sua correção. Nitrogênio. Fosforo. Potássio. Enxofre. Micronutrientes. Avaliação da fertilidade pela análise química do solo. Solos de fertilidade construída. Fertilizantes. Interpretação da análise do solo e recomendação de adubação.

3. Mineralogia e química do solo

Conceitos e fundamentos mineralogia e da química do solo. Composição e perfil do solo. Formação e composição da fase mineral e da fase orgânica do solo. Solução do solo. Fenômeno de sorção em solos. Química de solos ácidos. Química da matéria orgânica do solo. Alterações promovidas pela rizosfera. Solos alagados e reações redox. Química de solos afetados por sais. Solos afetados por contaminantes e poluentes.

4. Nutrição mineral de plantas

Introdução. Composição mineral das Plantas. O meio nutritivo das plantas. Macronutrientes. Micronutrientes. Elementos benéficos. Elementos tóxicos. Absorção e transporte de nutrientes. Cultivo de plantas em solução.

5. Usos do geoprocessamento

Introdução ao Geoprocessamento. Modelos de dados espaciais. Modelagem numérica do terreno. Análises espaciais. Análises de Sobreposição (overlay). Análises de proximidade. Análises multicritério. Estratificação. Interpolação. Detecção de anomalias. Análises de redes.

6. Classificação e física do solo

Definição de solo; Horizontes do solo; Solo como corpo tridimensional; Características químicas, físicas e morfológicas dos solos; Fatores de formação de solos; Processos gerais e específicos de formação de solos; Sistema Brasileiro de Classificação de Solos; horizontes e atributos diagnósticos; Domínios pedológicos brasileiros; Aptidão agrícola das terras.

7. Sensoriamento remoto e Vants

Conceito e histórico do Sensoriamento Remoto. Principais sistemas sensores. Princípios físicos da energia eletromagnética e o Sensoriamento Remoto. Interações da energia eletromagnética com a atmosfera e com os alvos terrestres. Características de uma imagem digital. Interpretação qualitativa de imagens. Pré-processamento de imagens ópticas. Técnicas de processamento digital de imagens multiespectrais. Veículos Aéreos Não Tripulados: componentes, tipos, sensores, obtenção e processamento de imagens. Aplicações avançadas de Sensoriamento Remoto e VANTs nas Ciências Agrárias e Ambientais.

8. Métodos diagnósticos e recomendação de nutrientes

Nutriente no solo versus nutriente na planta; avaliação de formas disponíveis de nutrientes no solo; interpretação dos valores de disponibilidade de nutrientes e recomendação: uso de tabelas e sistemas de balanço; assertividade da adubação realizada: a planta como indicadora; bases e premissas da diagnose nutricional em plantas; fatores e processos que determinam e influenciam o teor de nutrientes no tecido vegetal; crescimento e produtividade de culturas versus teor do nutriente no tecido vegetal; procedimentos para amostragem e análise de tecidos vegetais; processamento dos dados para obtenção de normas e métodos para interpretação dos resultados das análises foliares; recomendação de adubação baseada em análises foliares.

Nossos Alunos Recomendam 

“Sou engenheiro agrônomo, trabalho prestando consultoria e assessoria agrícola. A realidade de hoje onde não há espaços para erros e precisamos ser eficientes e a Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas me deu os conhecimentos e ferramentas necessários para isso. Os professores possuem em alto nível de conhecimento, fazem parte de instituições renomadas, conseguem integrar as diversas áreas da agronomia, e os demais profissionais envolvidos com o curso sempre estão prestando todo o suporte necessário.”
Bruno Pirolli

Engenheiro Agrônomo, Videira/SC

“Sou engenheiro Agrônomo, atuo na área de assistência técnica em uma empresa de comercialização de produtos e máquinas agrícolas.  A Pós-graduação em Avanços no Manejo Integrado de Pragas e doenças, veio em um momento onde após concluir minha formação senti a necessidade de conhecer e buscar mais sobre o assunto, pois hoje a minha região sente falta de profissionais qualificados nesta área. Conheci a AgroPós através da internet, entrado em contato com o pessoal fui bem atendido. A equipe da AgroPós é muito qualificada.”

Felipe Bolzan

Engenheiro Agronômo, São Marcos/RS

Alunos Têm Vantagens Exclusivas! 
Z

Grupo exclusivo de WhatsApp
Z

Aulas 100% ao vivo
Z

Acesso por tempo Ilimitado
Z

Mais de 65 horas de aulas ao vivo
Z

Material didático e slides para os alunos 
Z

Certificado credenciado pelo MEC


AINDA TEM DÚVIDAS?
Confira se está aqui:

1. Qual a Validade do Certificado EaD?

O certificado entregue aos alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) possui validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. Vale ressaltar que os cursos da AgroPós são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

2. Como são as Avaliações?

Avaliamos nossos alunos da seguinte forma: 5 Atividades por disciplina: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 45 pontos); 1 Prova Final por disciplina: prova presencial individual ao final de cada módulo que abordará sobre todo o conteúdo do módulo (duas disciplinas). O aluno poderá escolher um dos polos UNIS para realizar a prova. (Valor: 55 pontos). A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova Final) atinja a nota mínima de 70 pontos.

3. O Trabalho de Conclusão de Curso é Obrigatório?

O Trabalho de Conclusão de Curso passou a ser uma tarefa opcional para cursos de pós graduação (decretado pelo MEC). Se o aluno optar por fazê-lo, deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso. A partir do 3º e 4º módulos de cada turma, os professores estarão disponíveis para iniciarem as orientações. A banca será composta por três integrantes. O ambiente de orientação de TCC possui carga horária de 90 horas.  

4. Como Funcionam os Cursos?

Os cursos são divididos em 4 (quatro) módulos compostos por 2 (duas) disciplinas cada um. As disciplinas são de 45 horas no total. Cada módulo possui a duração de 60 dias. No final de todos os módulos do curso o aluno terá uma prova final a ser realizada presencialmente em um dos nossos polos. O aluno faz duas provas , sendo uma referente a cada disciplina.

5. Como são as Aulas?

Nossas aulas são ao vivo, duas vezes por semana durante o período noturno, via ambiente virtual Plataforma Blackboard. A plataforma faz a gravação da aula automaticamente para que o aluno possa acessar o conteúdo sempre que quiser. As aulas possuem uma hora de duração. Apostilas e conteúdos das aulas, como slides e videoaulas, ficam disponíveis na área reservada ao estudante.

6. Qual Duração do Curso?

Nossos cursos tem duração de 12 meses. Podendo chegar a  15 meses se o aluno optar por realizar o trabalho de conclusão de curso. O curso possui carga horária de 360 horas, podendo ser de ate 450 horas se o aluno fizer o TCC.

7. Posso Cancelar a Qualquer Momento?

Em nossos cursos o aluno pode efetuar o cancelamento a qualquer momento, sem pagar nenhuma multa ou ter qualquer ônus. Mas ele só precisa estar em dia com suas mensalidades, caso alguma esteja atrasada ele precisa quitar para efetivar a confirmação do cancelamento.

8. Se eu quiser trocar de Curso Posso?

Em nossos cursos  aluno pode efetuar a troca quando quiser. Mas ele precisa estar ciente de que o valor pago não sera reembolsado ou aproveitado para o novo curso. Caso haja disciplinas que podem ser aproveitaveis, fazemos esse ajuste no valor total do seu curso.

9. É seguro entrar se Matricular?

Sim é totalmente seguro. Antes de iniciarmos o curso entraremos em contato para confirmar sua matricula e lhe passar os dados para efetivar sua inscrição.

ligamos para você AgroPós