fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

O trator é uma máquina automóvel que desenvolve inúmeras atividades agrícolas. Assumindo-se, deste modo, como um meio de facilitar e rentabilizar a atividade agrícola para quem a executa. Neste post vamos mostrar os principais tipos de tratores agrícolas e algumas considerações na hora da compra.

Acompanhe!

 

trator-agrícola

 

O que é um Trator Agrícola?

A palavra “trator” vem do latim “trahere”, cujo significado é “puxar”. Os tratores modernos são empregados para puxar, transportar e rebocar objetos de difícil movimentação, muito pesados.

De modo geral, podemos definir os tratores agrícolas como um veículo utilizado em diversas atividades como guincho, arado, nivelamento de terrenos, carretas e obras.

Diante disso, esse tipo de veículo é construído com chassis muito robustos e equipamentos com motores potentes a fim de proporcionar uma performance elevada e um alto desempenho em tarefas pesadas.

Sobre sua importância para o setor agronegócio, podemos citar, como um dos seus maiores benefícios, o aumento da produtividade aliado à maior eficiência das atividades agrícolas, tornando-as menos árduas e fáceis de executar.

 

Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio

 

Quais as funções básicas do trator agrícola?

Os tratores são utilizados para executar atividades como:

  • Transporte de carga por meio de reboque;
  • Acionamento de máquinas estacionárias;
  • Acionamento e tração de máquinas móveis;
  • Tração de implementos (3 pontos, arrasto, frontais ou laterais);
  • Entre outras.

 

Benefício do Trator Agrícola

Para fazendas e tarefas mais complexas, é necessário adquirir um trator utilitário. Conheça algumas vantagens dos tratores:

 

Versatilidade

Essas máquinas estão sendo fabricadas para que se tornem versáteis, isto é, para que uma máquina possa desempenhar várias tarefas sozinha. Como mencionado acima, um trator compacto pode desempenhar vários papeis, seja na jardinagem ou na agricultura simples. Ainda é possível adicionar ferramentas a esses tratores que executarão uma variedade ainda maior de tarefas.

 

Potência e durabilidade

Os tipos de tratores industriais são também tipicamente desenvolvidos para operar em terrenos acidentados e puxar cargas extremamente pesadas. O motor gera uma grande quantidade de força, tornando o equipamento eficaz. Os tratores modernos também vêm com eixos de ferro fundido que conferem mais força extra e durabilidade.

 

Facilidade de transmissão e operação

Você pode achar uma transmissão manual em um trator difícil de usar, mas as características de tratores modernos, tais como a transmissão Powershift e transmissão hidrostática tornam a operação muito mais fácil. Transmissão Powershift facilita o movimento mais suave, através de oito marchas na faixa baixa e oito em engrenagens de alta faixa, enquanto a transmissão hidrostática permite mudanças sem esforço na direção.

 

Checklist agrícola

 

Como os tratores são classificados?

Os tratores agrícolas podem ser classificados de acordo com cinco critérios básicos: sistema de locomoção, tipo de chassi, tipo de tração:

 

Sistema de locomoção

São de dois tipos: os de pneus (rodas) e os de esteira. Os de pneus podem ser divididos ainda em tratores de rabiças, motocultivador, cultivador motorizado ou “mula mecânica”.

São usados para tracionar arados, carretas, plantadeiras e a maioria dos implementos ou alfaias agrícolas. Já os de esteira podem ser utilizados na construção de estradas na propriedade, devido à menor compactação do solo pelas esteiras.

 

Tipo de chassi

O chassi atribui características ao trator com relação ao peso e à potência, distribuição dos esforços e localização do centro de gravidade. São classificados como articulados ou rígidos. Podem ser de 2, 3 e 4 rodas.

São transportadores de implementos e formam conjuntos combinados. A decisão sobre quantas rodas escolher varia de acordo com o porte da propriedade, pois um trator de 4 rodas, por exemplo, é mais potente.

 

Tipo de tração

Tração em duas rodas, tração nas quatro rodas e tração dianteira auxiliar.

  • Os tratores que possuem tração em duas rodas (4×2), devem ser usados em solos de textura média e em regiões onde não haja muita chuva, para não comprometer a aderência do pneu ao solo. São usados para realizar cultivos em linha de transporte.
  • Já os que possuem tração nas quatro rodas (4×4), são mais adaptáveis a solos pesados e garantem mais segurança em terrenos mais inclinados, não sendo recomendados para operações de cultivo, devido ao tamanho dos seus pneus.
  • Os que possuem tração dianteira auxiliar (4×2 aux.) se apresentam como uma alternativa intermediária às duas configurações. São geralmente mais baratos que os com tração nas quatro rodas. As duas rodas da frente são menores, sendo possível controlar melhor a direção, e ainda assim permitem maior capacidade de tração ao acionar a tração auxiliar.

 

Trator Agrícola: Tipos existentes no mercado e como escolher 

Nessa categoria, os tratores que merecem meu destaque são:

 

1 – Massey Ferguson

A Massey Ferguson é uma marca que existe desde 1953, e é muito conhecida no setor agrícola, por conta da qualidade de seus produtos.

 

Trator-Agrícola-Massey-Ferguson

Trator Agricola- Massey Ferguson (Fonte: Broto, 2021)

 

O trator que mais se destaca em todas as categorias oferecidas pela marca é o 4707 (75CV), pois uma de suas características é a possibilidade de comprar um cabinado ou não.

Além disso, ele se destaca por ser eficiente no consumo de combustível, ter grande capacidade de potência em função dos três cilindros e atingir o nível máximo no sistema hidráulico.

 

2 – Valtra

A Valtra tem uma máquina que ganhou o prêmio de trator do ano em 2019: o modelo A94. Ele é de pequeno porte e, em seu sistema hidráulico, há um controle remoto para acionamento.

Além disso, tem caixas de transmissão com reversão mecânica que garantem alto rendimento e eficiência. Existem muitos outros modelos, de modo que vale a pena conferir o que está mais de acordo com a sua necessidade.

 

Trator-Agrícola-Valtra

 

Afinal, uma escolha errada pode influenciar na produtividade do seu negócio. Lembre-se de avaliar o preço e até mesmo analisar a possibilidade de adquirir tratores usados, já que ele podem ter um ótimo custo-benefício.

 

3 – New Holland

A marca New Holland também tem como característica a durabilidade, com rolamentos lubrificados e blindados. Além disso, por ter chassi único, não precisa de mecanismos mais difíceis para alinhar as correias.

 

Trator-Agrícola-New Holland

 

Esta empresa tem um modelo de trator de esteira que tem grande potência de tração: o T9.700 Smarttrax. Esse tipo de máquina garante menor compactação e tração, pois usa o novo conceito de rodado, que funciona muito bem até em terrenos irregulares.

Se você precisa de um bom rendimento operacional em uma grande área, pode investir nesses tratores, que farão um bom serviço em sua fazenda. Aliás, a tecnologia também é um diferencial da marca.

 

4 – John Deere

Os tratores da Jon Deere são divididos em pequenos e compactos, médios e grandes articulados. Abaixo explicamos cada um deles e suas subdivisões.

 

Médios

Existem duas séries de tratores médios na John Deere: 6M e 6J. Os que pertencem ao grupo 6M têm características que os diferem dos outros modelos, como desempenho, especificações e conectividade melhores.

Além disso, todos têm transmissão automatizada, qualidade da cabine superior à de outros modelos e tecnologia intuitiva. Já os tratores da série 6J trabalham com tecnologia e confiabilidade, fatores necessários para bons resultados no campo.

 

Grandes

A categoria de tratores grandes abrange três séries diferentes, incluindo também os tratores articulados, com ótimo desempenho em áreas maiores.

A primeira desta categoria é a 7J. Os tratores desta série são feitos para funcionar por longos períodos, em sua capacidade máxima de exigência necessária para o trabalho.

A segunda série é a de tratores 8R, que apresentam a melhor tecnologia para máquinas do setor agrícola.

Isso resulta em um bom desempenho, por conta da integração de todos os recursos de uma agricultura de precisão que engloba o acompanhamento de desempenho

 

Tecnologias que agregam qualidade à pulverização

 

Critérios para escolha do seu Trator

Um dos desafios dos produtores agropecuários é identificar o trator correto para a sua produção. Veja abaixo algumas dicas a considerar;

  • Tamanho da propriedade;
  • Velocidade de operação;
  • Quais tecnologias são importantes para suas atividades;
  • Qual máquina proporcionará maior conforto e facilidade de operação;
  • Quanto usará de combustível;
  • Qual a garantia do equipamento;
  • Como funcionam os serviços de pós-vendas;
  • Dureza do solo;
  • Velocidade de aplicação de insumos.

 

Comprar ou alugar máquinas agrícolas?

Para te ajudar a tomar uma decisão que mais se encaixa nas suas necessidades, vamos apresentar alguns fatores:

  • Pense nas necessidades da sua lavoura: É só levando em conta a cultura e as condições da sua plantação que você poderá tomar a melhor decisão para o seu negócio.
  • Faça uma análise financeira: As perspectivas futuras são positivas? Você possui o dinheiro necessário para fazer uma compra de grande valor? Existe a possibilidade de adquirir uma linha de crédito para comprar máquinas agrícolas.
  • Frequência de uso das máquinas agrícolas: Em alguns setores onde o maquinário será utilizado por menos tempo durante o ano. Dessa forma, o aluguel é mais vantajoso. Isso porque, assim, é possível destinar o capital para outras áreas da lavoura, como aumentar o plantio ou arrendar mais terra.
  • Custos operacionais das máquinas: Aliás, um fator importante é o cálculo dos custos operacionais das máquinas. Ele é feito obtendo o somatório do custo de aquisição e de todos os custos de operação da máquina, divididos entre custos fixos e custos variáveis.

 

Conclusão

O trator tem extrema importância para o setor agronegócio, podemos citar como um dos seus maiores benefícios o aumento da produtividade aliado à maior eficiência das atividades agrícolas, tornando-as menos árduas e fáceis de executar.

Enfim, o trator agrícola é um elemento essencial para adquirir bons resultados na lavoura. Então, agora que você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa máquina, acredito que esteja preparado para fazer a sua escolha.

Então, o que você achou do nosso artigo? Se você gostou, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a se informar sobre esse assunto

 

Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio

Michelly Moraes