fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSE

Matrículas Abertas

Início das aulas: Abril/2021

TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSE

SEJA UM ESPECIALISTA

pós-graduação em celulose
A Pós-Graduação em Tecnologia de Produção de Celulose visa formar profissionais com conhecimento técnico-cientifico, desenvolvendo a capacidade de gerenciamento, pesquisa, solução de problemas e tomada de decisões, buscando inovação tecnológica.

O profissional especializado na produção de Celulose tem como função planejar, executar, controlar e avaliar processos relativos à fabricação de celulose; realizar estudos, ensaios e experimentos sobre a matéria-prima e a transformação físico-química de materiais destinados a essa fabricação.

Supervisiona as operações de transformação química dos materiais empregados nesse setor produtivo, considerando o controle de resíduos poluentes, o gerenciamento dos custos e a qualidade do processo.

Por Que Fazer Esse Curso? 

Melhoria de Currículo

Todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Z

Professores Renomados

Corpo docente altamente qualificado com Mestrado, Doutorado e Ph.D.

Plataforma Moderna

Aulas ministradas na Blackboard, ambienta virtual especializado no ensino a distância.

 
I

Curso a distância

Aulas ao vivo e online 2 vezes na semana, gravadas na plataforma de ensino para você ver quando quiser.

 

Disciplinas do Curso 

1. Química da Madeira

Ultraestrutura da parede celular. Composição química da madeira. Distribuição dos componentes dentro da parede celular. Biossíntese dos carboidratos e lignina da madeira. Química da celulose, lignina, hemicelulose e extrativos. Constituição química da casca. Aspectos gerais das reações da madeira em meios ácidos, alcalinos e neutros. Uso dos componentes químicos da madeira na indústria.

2. Tecnologia de Polpação

O setor de celulose e papel. Estudar as principais matérias primas fibrosas (eucalipto, pinus, bambu, capim elefante, bagaço de cana-de-açúcar) para a produção de celulose e sua composição e caracterização química. Conhecer os conceitos básicos e os princípios gerais de tecnologia de produção de celulose. Preparação de materiais lignocelulósicos para o processo de polpação. Tecnologia de extração da celulose por processos de desconstrução física, química e combinação desses dois métodos. Recuperação química do processo kraft de polpação. Separação, classificação e lavagem de materiais lignocelulósicos desconstruídos.

3. Biorefinaria e Produtos da Biomassa

Contextualização: Biomassa, biorrefinaria, bioenergia e biocombustíveis. Fontes madeireira e não-madeira. Porque investir em biorrefinarias e a demanda global por fontes energéticas. Fábricas atuais versus biorrefinarias. Biorrefinaria de biomassa lignocelulósica. Biorrefinaria integrada à indústria de celulose: desafios. Conversões termoquímicas, fermentativas e microbioanas. Principais produtos da biorrefinaria: Etanol de celulose, lignosulfonatos, syngas, entre outros. Aplicações.

4. Propriedade do Papel

A história e a indústria do papel. Matérias-primas fibrosas para produção de papel. As ligações interfibras na formação do papel. Estrutura do papel. Propriedades químicas e físico-mecânicas do papel. Aditivos do papel. Tipos de papel e suas aplicações.

5. Qualidade da Madeira

Estrutura macroscópica do tronco, crescimento do tronco, estrutura anatômica da madeira, estrutura da parede celular, composição química, elementar e estrutural da madeira, propriedades físicas da madeira, propriedades mecânicas da madeira, variabilidade da madeira, defeitos da madeira, tratamentos silviculturais, qualidade e uso da madeira e noções de amostragem e análises.

6. Controle Ambiental

Controle Preventivo da Poluição. Produção de Celulose e Papel. Principais Poluentes gerados nos processos de produção de polpa celulósica e papel. Consumo de água e geração de efluentes. Qualidade e tratamento de efluentes. Caracterização de resíduos sólidos gerados na produção de celulose. Gerenciamento dos resíduos sólidos. Principais fontes, caracterização e controle dos poluentes atmosféricos do processo de produção de polpa celulósica.

7. Recuperação Química do Licor

Recuperação química no processo de polpação Kraft, recuperação de reagentes químicos ativos utilizados na etapa de separação das fibras celulósicas dos demais extrativos da madeira, Evaporação e Concentração do licor negro no sistema múltiplo efeito de evaporação Queima do licor negro concentrado na caldeira de recuperação; Caustificação e calcinação.

8. Tecnologia de Branqueamento de Polpa Celulósica

Principais considerações sobre a tecnologia de branqueamento de polpa celulósica. Origem dos grupos cromóforos presentes nas polpas. Branqueamento de polpas mecânicas. Branqueamento de polpas químicas. Principais propriedades das polpas branqueadas. Equipamentos mais importantes utilizados numa planta de branqueamento. Considerações ambientais no processo de branqueamento.

Nossos Alunos Recomendam 

“Construí minha carreira no setor de celulose e hoje atuo na maior empresa do mundo em fornecimento de tecnologia, serviços e automação para as indústrias de celulose e papel. Na Pós-graduação em Tecnologia da Produção de Celulose da AgroPós consegui aprofundar e adquirir novos conhecimentos, destaque para o elevado nível técnico e didático dos professores que são referência na área. Minha participação no curso só foi possível devido à versatilidade das aulas online interativas, que são um diferencial da AgroPós.”

Bruno de Carvalho Gonçalves

Engenheiro Químico, Bauru/SP

“Sou Engenheiro de Produção, exerço a função de operador de Painel Secagem na Suzano. Ingressei na AgroPós no curso de Tecnologia da Produção de Celulose, com intuito de aprofundar meus conhecimentos sobre a produção de Celulose e poder ter um embasamento científico sólido e estar contribuindo mais no meu posto de trabalho. O curso está me agregando uma gama de conhecimentos pois tem professores com um ótimo domínio das disciplinas além de serem dedicados e comprometidos com o aprendizado dos alunos.”

José Fredson

Engenheiro de Produção, Três Lagoas/MS

Alunos Têm Vantagens Exclusivas! 
Z

Grupo exclusivo de WhatsApp
Z

Aulas 100% ao vivo
Z

Acesso por tempo Ilimitado
Z

Mais de 65 horas de aulas ao vivo
Z

Material didático e slides para os alunos 
Z

Certificado credenciado pelo MEC


AINDA TEM DÚVIDAS?

Confira se está aqui:

1. Qual a Validade do Certificado EaD?

O certificado entregue aos alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) possui validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. Vale ressaltar que os cursos da AgroPós são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

2. Como são as Avaliações?

Avaliamos nossos alunos da seguinte forma: 5 Atividades por disciplina: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 45 pontos); 1 Prova Final por disciplina: prova presencial individual ao final de cada módulo que abordará sobre todo o conteúdo do módulo (duas disciplinas). O aluno poderá escolher um dos polos UNIS para realizar a prova. (Valor: 55 pontos). A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova Final) atinja a nota mínima de 70 pontos.

3. O Trabalho de Conclusão de Curso é Obrigatório?

O Trabalho de Conclusão de Curso passou a ser uma tarefa opcional para cursos de pós graduação (decretado pelo MEC). Se o aluno optar por fazê-lo, deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso. A partir do 3º e 4º módulos de cada turma, os professores estarão disponíveis para iniciarem as orientações. A banca será composta por três integrantes. O ambiente de orientação de TCC possui carga horária de 90 horas.  

4. Como Funcionam os Cursos?

Os cursos são divididos em 4 (quatro) módulos compostos por 2 (duas) disciplinas cada um. As disciplinas são de 45 horas no total. Cada módulo possui a duração de 60 dias. No final de todos os módulos do curso o aluno terá uma prova final a ser realizada presencialmente em um dos nossos polos. O aluno faz duas provas , sendo uma referente a cada disciplina.

5. Como são as Aulas?

Nossas aulas são ao vivo, duas vezes por semana durante o período noturno, via ambiente virtual Plataforma Blackboard. A plataforma faz a gravação da aula automaticamente para que o aluno possa acessar o conteúdo sempre que quiser. As aulas possuem uma hora de duração. Apostilas e conteúdos das aulas, como slides e videoaulas, ficam disponíveis na área reservada ao estudante.

6. Qual Duração do Curso?

Nossos cursos tem duração de 12 meses. Podendo chegar a  15 meses se o aluno optar por realizar o trabalho de conclusão de curso. O curso possui carga horária de 360 horas, podendo ser de ate 450 horas se o aluno fizer o TCC.

7. Posso Cancelar a Qualquer Momento?

Em nossos cursos o aluno pode efetuar o cancelamento a qualquer momento, sem pagar nenhuma multa ou ter qualquer ônus. Mas ele só precisa estar em dia com suas mensalidades, caso alguma esteja atrasada ele precisa quitar para efetivar a confirmação do cancelamento.

8. Se eu quiser trocar de Curso Posso?

Em nossos cursos  aluno pode efetuar a troca quando quiser. Mas ele precisa estar ciente de que o valor pago não sera reembolsado ou aproveitado para o novo curso. Caso haja disciplinas que podem ser aproveitaveis, fazemos esse ajuste no valor total do seu curso.

9. É seguro entrar na lista de espera?

Sim é totalmente seguro. Antes de iniciarmos o curso entraremos em contato para confirmar sua matricula e lhe passar os dados para efetivar sua inscrição.
ligamos para você AgroPós