Pós-graduação Tecnologia da Produção de Celulose e Papel
O curso aborda o planejamento, execução, controle e avaliação de processos relativos à fabricação de celulose e papel.
Por que fazer essa pós-graduação?
Grupo exclusivo de WhatsApp
Aulas 100% online e ao vivo
Acesso por tempo ilimitado
Professores Renomados
Material didático exclusivo
Curso aprovado pelo MEC
O que você vai aprender nessa pós-graduação?
Disciplinas do curso:
1. Química da Madeira
Ultraestrutura da parede celular. Composição química da madeira. Distribuição dos componentes dentro da parede celular. Biossíntese dos carboidratos e lignina da madeira. Química da celulose, lignina, hemicelulose e extrativos. Constituição química da casca. Aspectos gerais das reações da madeira em meios ácidos, alcalinos e neutros. Uso dos componentes químicos da madeira na indústria.
2. Tecnologia de Polpação
O setor de celulose e papel. Estudar as principais matérias primas fibrosas (eucalipto, pinus, bambu, capim elefante, bagaço de cana-de-açúcar) para a produção de celulose e sua composição e caracterização química. Conhecer os conceitos básicos e os princípios gerais de tecnologia de produção de celulose. Preparação de materiais lignocelulósicos para o processo de polpação. Tecnologia de extração da celulose por processos de desconstrução física, química e combinação desses dois métodos. Recuperação química do processo kraft de polpação. Separação, classificação e lavagem de materiais lignocelulósicos desconstruídos.
3. Biorefinaria e Produtos da Biomassa
Contextualização: Biomassa, biorrefinaria, bioenergia e biocombustíveis. Fontes madeireira e não-madeira. Porque investir em biorrefinarias e a demanda global por fontes energéticas. Fábricas atuais versus biorrefinarias. Biorrefinaria de biomassa lignocelulósica. Biorrefinaria integrada à indústria de celulose: desafios. Conversões termoquímicas, fermentativas e microbioanas. Principais produtos da biorrefinaria: Etanol de celulose, lignosulfonatos, syngas, entre outros. Aplicações.
4. Propriedade do Papel
A história e a indústria do papel. Matérias-primas fibrosas para produção de papel. As ligações interfibras na formação do papel. Estrutura do papel. Propriedades químicas e físico-mecânicas do papel. Aditivos do papel. Tipos de papel e suas aplicações.
5. Qualidade da Madeira
Estrutura macroscópica do tronco, crescimento do tronco, estrutura anatômica da madeira, estrutura da parede celular, composição química, elementar e estrutural da madeira, propriedades físicas da madeira, propriedades mecânicas da madeira, variabilidade da madeira, defeitos da madeira, tratamentos silviculturais, qualidade e uso da madeira e noções de amostragem e análises.
6. Controle Ambiental
Controle Preventivo da Poluição. Produção de Celulose e Papel. Principais Poluentes gerados nos processos de produção de polpa celulósica e papel. Consumo de água e geração de efluentes. Qualidade e tratamento de efluentes. Caracterização de resíduos sólidos gerados na produção de celulose. Gerenciamento dos resíduos sólidos. Principais fontes, caracterização e controle dos poluentes atmosféricos do processo de produção de polpa celulósica.
7. Recuperação Química do Licor
Recuperação química no processo de polpação Kraft, recuperação de reagentes químicos ativos utilizados na etapa de separação das fibras celulósicas dos demais extrativos da madeira, Evaporação e Concentração do licor negro no sistema múltiplo efeito de evaporação Queima do licor negro concentrado na caldeira de recuperação; Caustificação e calcinação.
8. Tecnologia de Branqueamento de Polpa Celulósica
Principais considerações sobre a tecnologia de branqueamento de polpa celulósica. Origem dos grupos cromóforos presentes nas polpas. Branqueamento de polpas mecânicas. Branqueamento de polpas químicas. Principais propriedades das polpas branqueadas. Equipamentos mais importantes utilizados numa planta de branqueamento. Considerações ambientais no processo de branqueamento.
Nossos alunos recomendam:
Ajudamos pessoas a alavancar suas carreiras!
Bruno de Carvalho Gonçalves
Engenheiro Químico, Bauru/SP
“Atuo na maior empresa do mundo em fornecimento de tecnologia, serviços e automação para as indústrias de celulose e papel. Na pós-graduação em Tecnologia da Produção de Celulose e Papel consegui aprofundar e adquirir novos conhecimentos, destaque para o elevado nível técnico e didático dos professores que são referência na área. Minha participação no curso só foi possível devido à versatilidade das aulas online interativas, que são um diferencial.”
José Fredson
Engenheiro de Produção, Três Lagoas/MS
“Exerço a função de operador de painel secagem na Suzano. Ingressei na AgroPós no curso de Tecnologia da Produção de Celulose e Papel, com intuito de aprofundar meus conhecimentos e poder ter um embasamento científico sólido e estar contribuindo mais no meu trabalho. O curso está me agregando uma gama de conhecimentos pois tem professores com um ótimo domínio das disciplinas além de serem dedicados e comprometidos com o aprendizado dos alunos.”
Rodrigo da Cruz
Engenheiro Florestal, Bom Progresso/RS
“Sou engenheiro florestal e a pós-graduação em Inventário Florestal Avançado se destaca pela clareza e objetividade e a equipe AgroPós, a equipe está sempre à disposição para nos auxiliar. Os professores possuem grande conhecimento e experiência prática, pois além de ministrarem os conteúdos, apresentam as tendências de mercado e as evoluções do setor. Recomendo o curso a todos da área de Inventário Florestal.”
Irivan dos Santos Gonçalves
Engenheiro Agrônomo, Cuiabá/MT
“Sou gerente do viveiro de mudas e do laboratório de cultura de tecidos da empresa Proteca Biotecnologia Florestal. A pós-graduação em Melhoramento Genético de Plantas tem me ajudado muito. As aulas são ao vivo e dinâmicas, com suporte pós-aula de profissionais altamente qualificados com ampla experiência em campo como pesquisadores e docentes nas principais universidades da área florestal.”
Você gostaria de investir em você?
Descubra se a AgroPós é ideal para seu futuro!
Garanta agora sua pós-graduação em
produção de celulose e papel
Valor:
7.500,00
Parcelamos em até:
24x
R$ 312,50
*Consultar condições
Conheça seus professores!
Aprenda com professores que realmente tem teoria e prática para ensinar:
Daniel Moreira Saturnino
- Graduação em Engenharia Química pela UFMG.
- Mestrado em Engenharia Química pela UFMG.
- Trabalhou como pesquisador da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (2004).
- Obteve PhD no Pulp & Paper Centre da Universidade de Toronto (2012).
- Posteriormente trabalhou na área de conversão térmica de biomassa na Lappeenranta University of Technology (LUT – Finlândia) em 2014.
- Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Inorgânicos.
Nilton Louvem da Silva Júnior
- Atual graduando em Engenharia Florestal pela UFRRJ.
- Graduação em Administração pela UFRRJ.
- Diretor-presidente da FLORA JR – Empresa Júnior de Engenharia Florestal, em 2018.
- Parte do Laboratório de Biorrefinaria Lignocelulósica, do Departamento de Produtos Florestais, do Instituto de Florestas, da UFRRJ, com pesquisas na área de produção de Polpa Celulósica Solúvel e Análise Química da Madeira e participação em pesquisa de biorrefinaria e afins.
- Tem experiência na área de Engenharia de Celulose, Polpa Solúvel e Análise Qíimica da Madeira, com ênfase em Biorrefinaria, e na área Sistemática e Taxonomia, com ênfase em Begoniaceae.
Acelino Couto Alfenas
- Graduação em Engenharia Florestal pela UFV.
- Mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela UFV.
- Doutorado em Patologia Florestal pela Universidade de Toronto, Canadá.
- Tem experiência na área de Etiologia, Epidemiologia, Controle de Doenças Florestais e Clonagem de Plantas, especialmente de espécies arbóreas. Ultimamente, dedica seus estudos, sobretudo, a pesquisas sobre Base Genética da Resistência das Interações Patógeno-Hospedeiro, Variabilidade Genética de Populações de Patógenos e seus respectivos hospedeiros.
Ficou com alguma dúvida?
Listamos aqui algumas dúvidas mais comuns. Caso não tenha encontrado a resposta para sua pergunta é só clicar abaixo e enviar sua mensagem para que um dos nossos consultores responda.
1 . Como funciona os cursos?
Os cursos são divididos em 4 (quatro) módulos com duração de 60 dias cada. Em cada modulo você cursa 2 (duas) disciplinas simultâneas. Cada disciplinas tem um total de de 45 horas, divididas em aulas ao vivo e online. No final de todos os módulos do curso o aluno terá uma prova final a ser realizada on-line. O aluno faz duas provas simultâneas por módulo.
2 . Como são as aulas?
Nossas aulas são ao vivo, duas vezes por semana durante o período noturno, via ambiente virtual. A plataforma faz a gravação da aula automaticamente para que o aluno possa acessar o conteúdo sempre que quiser. As aulas possuem “no mínimo” uma hora de duração. Apostilas e conteúdos das aulas, como slides e videoaulas, ficam disponíveis na área reservada ao estudante.
3 . Como são as avaliações?
Avaliamos nossos alunos da seguinte forma: 5 Atividades por disciplina: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 45 pontos); 1 Prova Final por disciplina: prova individual (Valor: 55 pontos) ao final de cada módulo que abordará sobre todo o conteúdo do módulo (duas disciplinas). A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova Final) atinja a nota mínima de 70 pontos.
4 . A pós-graduação da AgroPós é reconhecida pelo MEC?
O certificado entregue aos alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) possui validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. Vale ressaltar que os cursos da AgroPós são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Confira aqui: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MzM2OA==
5. Tem trabalho de conclusão de curso?
O Trabalho de Conclusão de Curso passou a ser uma tarefa opcional para cursos de pós graduação (decretado pelo MEC). Se o aluno optar por fazê-lo, deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso. A partir do 3º e 4º módulos de cada turma, os professores estarão disponíveis para iniciarem as orientações. A banca será composta por três integrantes. O ambiente de orientação de TCC possui carga horária de 90 horas.
6 . Qual duração do curso?
Nossos cursos tem duração de 12 meses. Podendo chegar a 15 meses se o aluno optar por realizar o trabalho de conclusão de curso. O curso possui carga horária de 360 horas, podendo ser de ate 450 horas se o aluno fizer o TCC.
7 . Posso fazer uma Pós-graduação diferente da minha área de graduação?
Sim, você pode escolher qualquer umas das opções oferecidas pela AgroPós, mesmo tendo feito uma graduação que não esteja relacionada a área.
8 . Como posso fazer inscrição?
Para fazer sua matrícula são necessários RG, CPF, comprovante de residência, diploma de ensino superior (ou declaração de colação de grau)
Venha se tornar um profissional procurado pelas empresas!
Deixe seus dados no formulário abaixo e um consultor entrará em contato.