TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSE
Matrículas Abertas
Início das aulas: Abril/2021
TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE CELULOSE
SEJA UM ESPECIALISTA

O profissional especializado na produção de Celulose tem como função planejar, executar, controlar e avaliar processos relativos à fabricação de celulose; realizar estudos, ensaios e experimentos sobre a matéria-prima e a transformação físico-química de materiais destinados a essa fabricação.
Supervisiona as operações de transformação química dos materiais empregados nesse setor produtivo, considerando o controle de resíduos poluentes, o gerenciamento dos custos e a qualidade do processo.
Por Que Fazer Esse Curso?
Melhoria de Currículo
Todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).
Professores Renomados
Corpo docente altamente qualificado com Mestrado, Doutorado e Ph.D.
Plataforma Moderna
Aulas ministradas na Blackboard, ambienta virtual especializado no ensino a distância.
Curso a distância
Aulas ao vivo e online 2 vezes na semana, gravadas na plataforma de ensino para você ver quando quiser.
Disciplinas do Curso
1. Química da Madeira
Ultraestrutura da parede celular. Composição química da madeira. Distribuição dos componentes dentro da parede celular. Biossíntese dos carboidratos e lignina da madeira. Química da celulose, lignina, hemicelulose e extrativos. Constituição química da casca. Aspectos gerais das reações da madeira em meios ácidos, alcalinos e neutros. Uso dos componentes químicos da madeira na indústria.
2. Tecnologia de Polpação
O setor de celulose e papel. Estudar as principais matérias primas fibrosas (eucalipto, pinus, bambu, capim elefante, bagaço de cana-de-açúcar) para a produção de celulose e sua composição e caracterização química. Conhecer os conceitos básicos e os princípios gerais de tecnologia de produção de celulose. Preparação de materiais lignocelulósicos para o processo de polpação. Tecnologia de extração da celulose por processos de desconstrução física, química e combinação desses dois métodos. Recuperação química do processo kraft de polpação. Separação, classificação e lavagem de materiais lignocelulósicos desconstruídos.
3. Biorefinaria e Produtos da Biomassa
Contextualização: Biomassa, biorrefinaria, bioenergia e biocombustíveis. Fontes madeireira e não-madeira. Porque investir em biorrefinarias e a demanda global por fontes energéticas. Fábricas atuais versus biorrefinarias. Biorrefinaria de biomassa lignocelulósica. Biorrefinaria integrada à indústria de celulose: desafios. Conversões termoquímicas, fermentativas e microbioanas. Principais produtos da biorrefinaria: Etanol de celulose, lignosulfonatos, syngas, entre outros. Aplicações.
4. Propriedade do Papel
A história e a indústria do papel. Matérias-primas fibrosas para produção de papel. As ligações interfibras na formação do papel. Estrutura do papel. Propriedades químicas e físico-mecânicas do papel. Aditivos do papel. Tipos de papel e suas aplicações.
5. Qualidade da Madeira
Estrutura macroscópica do tronco, crescimento do tronco, estrutura anatômica da madeira, estrutura da parede celular, composição química, elementar e estrutural da madeira, propriedades físicas da madeira, propriedades mecânicas da madeira, variabilidade da madeira, defeitos da madeira, tratamentos silviculturais, qualidade e uso da madeira e noções de amostragem e análises.
6. Controle Ambiental
Controle Preventivo da Poluição. Produção de Celulose e Papel. Principais Poluentes gerados nos processos de produção de polpa celulósica e papel. Consumo de água e geração de efluentes. Qualidade e tratamento de efluentes. Caracterização de resíduos sólidos gerados na produção de celulose. Gerenciamento dos resíduos sólidos. Principais fontes, caracterização e controle dos poluentes atmosféricos do processo de produção de polpa celulósica.
7. Recuperação Química do Licor
Recuperação química no processo de polpação Kraft, recuperação de reagentes químicos ativos utilizados na etapa de separação das fibras celulósicas dos demais extrativos da madeira, Evaporação e Concentração do licor negro no sistema múltiplo efeito de evaporação Queima do licor negro concentrado na caldeira de recuperação; Caustificação e calcinação.
8. Tecnologia de Branqueamento de Polpa Celulósica
Principais considerações sobre a tecnologia de branqueamento de polpa celulósica. Origem dos grupos cromóforos presentes nas polpas. Branqueamento de polpas mecânicas. Branqueamento de polpas químicas. Principais propriedades das polpas branqueadas. Equipamentos mais importantes utilizados numa planta de branqueamento. Considerações ambientais no processo de branqueamento.
Nossos Alunos Recomendam
“Construí minha carreira no setor de celulose e hoje atuo na maior empresa do mundo em fornecimento de tecnologia, serviços e automação para as indústrias de celulose e papel. Na Pós-graduação em Tecnologia da Produção de Celulose da AgroPós consegui aprofundar e adquirir novos conhecimentos, destaque para o elevado nível técnico e didático dos professores que são referência na área. Minha participação no curso só foi possível devido à versatilidade das aulas online interativas, que são um diferencial da AgroPós.”
“Sou Engenheiro de Produção, exerço a função de operador de Painel Secagem na Suzano. Ingressei na AgroPós no curso de Tecnologia da Produção de Celulose, com intuito de aprofundar meus conhecimentos sobre a produção de Celulose e poder ter um embasamento científico sólido e estar contribuindo mais no meu posto de trabalho. O curso está me agregando uma gama de conhecimentos pois tem professores com um ótimo domínio das disciplinas além de serem dedicados e comprometidos com o aprendizado dos alunos.”

Certificado credenciado pelo MEC
AINDA TEM DÚVIDAS?