fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS

Matrículas Abertas

Início das aulas: Abril/2021

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS

SEJA UM ESPECIALISTA EM MIPD

Pós-grdauação em Manejo Integrado de Pragas

O curso aborda as principais pragas, doenças, plantas daninhas e tecnologias de aplicação. Focamos também na utilização correta das principais técnicas de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD) para mitigar perdas em lavouras e plantações florestais.

Hoje o MIPD é uma alternativa proposta para que os defensivos sejam empregados de acordo com critérios técnicos e econômicos obedecendo a sustentabilidade ambiental e segurança alimentar para a sociedade.

A Pós-graduação em Manejo Integrado de Pragas tem o objetivo de Promover a atualização do conhecimento e a filosofia do manejo integrado sobre as principais doenças, insetos-praga, plantas invasoras e tecnologia de aplicação de defensivos em culturas agrícolas e florestais.

Por Que Fazer Esse Curso? 

Melhoria de Currículo

Todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Z

Professores Renomados

Corpo docente altamente qualificado com Mestrado, Doutorado e Ph.D.

Plataforma Moderna

Aulas ministradas na Blackboard, ambienta virtual especializado no ensino a distância.

 
I

Curso a distância

Aulas ao vivo e online 2 vezes na semana, gravadas na plataforma de ensino para você ver quando quiser.

 

Disciplinas do Curso 

1. Manejo Integrado de Pragas

Identificação dos principais grupos de pragas e seus inimigos naturais, fatores favoráveis ao ataque de pragas, pontos críticos no controle de pragas, sistemas de tomada de decisão de controle de pragas, manipulação do ambiente de cultivo, controle biológico de pragas, resistência de plantas a pragas, controle comportamental, controle químico, programas de manejo integrado de pragas, manejo integrado de pragas em grandes culturas, manejo integrado de pragas de hortaliças, manejo integrado de pragas de fruteiras, manejo de pragas de plantas ornamentais, manejo integrado de pragas em culturas florestais e manejo integrado de pragas em cultivos orgânicos.

2. Planejamento e Gestão de Projetos

Conceitos e Características do planejamento. Níveis de Planejamento e suas características. Orçamentação: conceito, características e tipos. Introdução à Gerência de Projetos. Metodologias de Gestão de Projetos. Ferramental para suporte a gestão de projetos.

3. Princípios Básicos no Manejo Integrado de doenças Agronômicas

Atualizar sobre as doenças das principais culturas agronômicas, olerícolas e fruteiras sua importância econômica e social. Principais agentes causadores de doenças de natureza biótica e abiótica. Diagnose de doenças causadas por fungos, vírus, bactérias e nematoides. Epidemiologia e ciclo de vida das doenças. Fatores que predispõem as plantas a doenças. Manejo integrado filosofia e importância no contexto da sustentabilidade econômica, ecológica e segurança alimentar. Princípios de controle de doenças de plantas: exclusão, erradicação, terapia (termoterapia, quimioterapia, terapias mecânicas), resistência genética de plantas a doenças, proteção química da planta hospedeira, evasão e regulação. Método cultural de controle de doenças. Tomada de decisão sobre o controle químico das doenças. Resistência de fungos a fungicidas sistêmicos.

4. Manejo Integrado de Doenças Em Espécies Florestais

Principais culturas florestais (eucalipto, pinus, seringueira e teca) e sua importância econômica e social. Principais agentes indutores de doenças em árvores. Avanços na detecção e identificação de patógenos florestais. Principais doenças bióticas em viveiro e manejo por meio de práticas culturais e aplicação de fungicidas. Principais doenças bióticas em campo: escape e controle mediante o uso de materiais resistentes. Técnicas de polinização controlada para transferência de genes de resistência a doenças e geração de novos materiais genéticos. Principais problemas e manejo de árvores de arborização urbana.

5. Avanços no Manejo Integrado de doenças Agronômicas

Atualizar sobre as doenças das principais culturas agronômicas, olerícolas e fruteiras sua importância econômica e social. Principais agentes causadores de doenças de natureza biótica e abiótica. Diagnose de doenças causadas por fungos, vírus, bactérias e nematoides. Epidemiologia e ciclo de vida das doenças. Fatores que predispõem as plantas a doenças. Manejo integrado filosofia e importância no contexto da sustentabilidade econômica, ecológica e segurança alimentar. Princípios de controle de doenças de plantas: exclusão, erradicação, terapia (termoterapia, quimioterapia, terapias mecânicas), resistência genética de plantas a doenças, proteção química da planta hospedeira, evasão e regulação. Método cultural de controle de doenças. Tomada de decisão sobre o controle químico das doenças. Resistência de fungos a fungicidas sistêmicos.)

6. Transgenia Aplicada ao Manejo de Pragas

A Entomofauma; Perspectivas e possibilidades do uso de transgenes no manejo de pragas; Plantas transgênicas Bt; Melhoramento vs. Resistência; Principiais Estratégias no Manejo de Resistencia; Piramidação; Monitoramento; Manejo de Variedades Resistentes a Pragas; Transgênicos: Mitos e Verdades; Estudos de Casos.

7. Manejo Integrado de Plantas Daninhas

Plantas daninhas: identificação, ecofisiologia, interferência com as culturas, resistência a herbicidas, controle químico e manejo integrado. Herbicidas: mecanismos de ação e de seletividade, métodos biológicos e químico de análise de resíduos no ambiente e impacto ambiental.

8. Tecnologia de Aplicação de Defensivos

Tecnologia de aplicação em culturas perenes e anuais, adjuvantes de produtos fitossanitários, bicos e pontas de pulverização, características, durabilidade e troca das regulagens e calibração. Seleção e recomendação de pontas de pulverização. Inspeção e avaliação de pulverizadores, segurança na aplicação de produtos fitossanitários. Influência das condições climáticas. Preparo de calda. Verificação e avaliação da qualidade de aplicação.

Nossos Alunos Recomendam 

“Sou Engenheiro Florestal, Doutor em Engenharia Agrícola e atuo na área de Sanidade Florestal da Veracel, uma empresa fabricante de celulose. A Pós-graduação em Avanços no Manejo Integrado de Pragas foi uma grande oportunidade de relembrar os conceitos e me atualizar sobre as principais ferramentas utilizadas no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas. As aulas ao vivo são dinâmicas e os professores têm muita experiência, conseguindo correlacionar a teoria com a prática.”

Rafael Tibúrcio

Engenheiro Florestal, Eunápolis/BA

“Sou engenheiro Agrônomo, atuo na área de assistência técnica em uma empresa de comercialização de produtos e máquinas agrícolas.  A Pós graduação em Avanços no Manejo Integrado de Pragas e doenças, veio em um momento onde após concluir minha formação senti a necessidade de conhecer e buscar mais sobre o assunto, pois hoje a minha região sente falta de profissionais qualificados nesta área. Conheci a AgroPós através da internet, entrado em contato com o pessoal fui bem atendido. A equipe da AgroPós é muito qualificada.”

Felipe Bolzan

Engenheiro Agronômo, São Marcos/RS

Alunos Têm Vantagens Exclusivas! 
Z

Grupo exclusivo de WhatsApp
Z

Aulas 100% ao vivo
Z

Acesso por tempo Ilimitado
Z

Mais de 65 horas de aulas ao vivo
Z

Material didático e slides para os alunos 
Z

Certificado credenciado pelo MEC


AINDA TEM DÚVIDAS?
Confira se está aqui:

1. Qual a Validade do Certificado EaD?

O certificado entregue aos alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) possui validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. Vale ressaltar que os cursos da AgroPós são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

2. Como são as Avaliações?

Avaliamos nossos alunos da seguinte forma: 5 Atividades por disciplina: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 45 pontos); 1 Prova Final por disciplina: prova presencial individual ao final de cada módulo que abordará sobre todo o conteúdo do módulo (duas disciplinas). O aluno poderá escolher um dos polos UNIS para realizar a prova. (Valor: 55 pontos). A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova Final) atinja a nota mínima de 70 pontos.

3. O Trabalho de Conclusão de Curso é Obrigatório?

O Trabalho de Conclusão de Curso passou a ser uma tarefa opcional para cursos de pós graduação (decretado pelo MEC). Se o aluno optar por fazê-lo, deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso. A partir do 3º e 4º módulos de cada turma, os professores estarão disponíveis para iniciarem as orientações. A banca será composta por três integrantes. O ambiente de orientação de TCC possui carga horária de 90 horas.  

4. Como Funcionam os Cursos?

Os cursos são divididos em 4 (quatro) módulos compostos por 2 (duas) disciplinas cada um. As disciplinas são de 45 horas no total. Cada módulo possui a duração de 60 dias. No final de todos os módulos do curso o aluno terá uma prova final a ser realizada presencialmente em um dos nossos polos. O aluno faz duas provas , sendo uma referente a cada disciplina.

5. Como são as Aulas?

Nossas aulas são ao vivo, duas vezes por semana durante o período noturno, via ambiente virtual Plataforma Blackboard. A plataforma faz a gravação da aula automaticamente para que o aluno possa acessar o conteúdo sempre que quiser. As aulas possuem uma hora de duração. Apostilas e conteúdos das aulas, como slides e videoaulas, ficam disponíveis na área reservada ao estudante.

6. Qual Duração do Curso?

Nossos cursos tem duração de 12 meses. Podendo chegar a  15 meses se o aluno optar por realizar o trabalho de conclusão de curso. O curso possui carga horária de 360 horas, podendo ser de ate 450 horas se o aluno fizer o TCC.

7. Posso Cancelar a Qualquer Momento?

Em nossos cursos o aluno pode efetuar o cancelamento a qualquer momento, sem pagar nenhuma multa ou ter qualquer ônus. Mas ele só precisa estar em dia com suas mensalidades, caso alguma esteja atrasada ele precisa quitar para efetivar a confirmação do cancelamento.

8. Se eu quiser trocar de Curso Posso?

Em nossos cursos  aluno pode efetuar a troca quando quiser. Mas ele precisa estar ciente de que o valor pago não sera reembolsado ou aproveitado para o novo curso. Caso haja disciplinas que podem ser aproveitaveis, fazemos esse ajuste no valor total do seu curso.

9. É seguro entrar na lista de espera?

Sim é totalmente seguro. Antes de iniciarmos o curso entraremos em contato para confirmar sua matricula e lhe passar os dados para efetivar sua inscrição.
ligamos para você AgroPós