Por que fazer essa pós-graduação?
Grupo exclusivo de WhatsApp
Aulas 100% online e ao vivo
Acesso por tempo ilimitado
Professores Renomados
Material didático exclusivo
Curso aprovado pelo MEC
O que você vai aprender nessa pós-graduação?
Disciplinas do curso:
1. Manejo da Irrigação
Caracterização e importância da agricultura irrigada. Recursos hídricos e irrigação. Sistemas de Irrigação. Caracterização e Análise da Gestão da Irrigação. Caraterização e análise do monitoramento via solo, clima, planta e sensoriamento remoto. Água no solo. Clima e irrigação. Aspectos básicos das culturas irrigadas. Energia e Irrigação. Eficiência de irrigação. Sistemas informáticos aplicados ao manejo da irrigação. Modelagem da demanda e produtividade das culturas irrigadas. Estudos de caso.
2. Manejo Integrado de Pragas
Identificação dos principais grupos de pragas e seus inimigos naturais, fatores favoráveis ao ataque de pragas, pontos críticos no controle de pragas, sistemas de tomada de decisão de controle de pragas, manipulação do ambiente de cultivo, controle biológico de pragas, resistência de plantas a pragas, controle comportamental, controle químico, programas de manejo integrado de pragas, manejo integrado de pragas em grandes culturas, manejo integrado de pragas de hortaliças, manejo integrado de pragas de fruteiras, manejo de pragas de plantas ornamentais, manejo integrado de pragas em culturas florestais e manejo integrado de pragas em cultivos orgânicos.
3. Princípios Básicos no Manejo Integrado de Doenças Agronômicas
Atualizar sobre as doenças das principais culturas agronômicas, olerícolas e fruteiras sua importância econômica e social. Principais agentes causadores de doenças de natureza biótica e abiótica. Diagnose de doenças causadas por fungos, vírus, bactérias e nematoides. Epidemiologia e ciclo de vida das doenças. Fatores que predispõem as plantas a doenças. Manejo integrado filosofia e importância no contexto da sustentabilidade econômica, ecológica e segurança alimentar. Princípios de controle de doenças de plantas: exclusão, erradicação, terapia (termoterapia, quimioterapia, terapias mecânicas), resistência genética de plantas a doenças, proteção química da planta hospedeira, evasão e regulação. Método cultural de controle de doenças. Tomada de decisão sobre o controle químico das doenças. Resistência de fungos a fungicidas sistêmicos.
4. Transgenia Aplicada ao Manejo de Pragas Agrícolas e Florestais
A Entomofauma; Perspectivas e possibilidades do uso de transgenes no manejo de pragas; Plantas transgênicas Bt; Melhoramento vs. Resistência; Principiais Estratégias no Manejo de Resistencia; Piramidação; Monitoramento; Manejo de Variedades Resistentes a Pragas; Transgênicos: Mitos e Verdades; Estudos de Casos.
5. Manejo Integrado de Doenças em Espécies Florestais
Principais culturas florestais (eucalipto, pinus, seringueira e teca) e sua importância econômica e social. Principais agentes indutores de doenças em árvores. Avanços na detecção e identificação de patógenos florestais. Principais doenças bióticas em viveiro e manejo por meio de práticas culturais e aplicação de fungicidas. Principais doenças bióticas em campo: escape e controle mediante o uso de materiais resistentes. Técnicas de polinização controlada para transferência de genes de resistência a doenças e geração de novos materiais genéticos. Principais problemas e manejo de árvores de arborização urbana.
6. Manejo Integrado de Plantas Daninhas
Plantas daninhas: identificação, ecofisiologia, interferência com as culturas, resistência a herbicidas, controle químico e manejo integrado. Herbicidas: mecanismos de ação e de seletividade, métodos biológicos e químico de análise de resíduos no ambiente e impacto ambiental.
7. Tecnologia de Aplicação de Defensivos
Tecnologia de aplicação em culturas perenes e anuais, adjuvantes de produtos fitossanitários, bicos e pontas de pulverização, características, durabilidade e troca das regulagens e calibração. Seleção e recomendação de pontas de pulverização. Inspeção e avaliação de pulverizadores, segurança na aplicação de produtos fitossanitários. Influência das condições climáticas. Preparo de calda. Verificação e avaliação da qualidade de aplicação.
8. Nutrição Mineral de Plantas
Introdução. Composição mineral das Plantas. O meio nutritivo das plantas. Macronutrientes. Micronutrientes. Elementos benéficos. Elementos tóxicos. Absorção e transporte de nutrientes. Cultivo de plantas em solução.
Nossos alunos recomendam:
Ajudamos pessoas a alavancar suas carreiras!
Franciane Heloisa Andrade
Engenheira Agrônoma, Bom Repouso/MG
“A pós-graduação em Fitossanidade veio no momento certo. As disciplinas foram muito importantes para meu aperfeiçoamento na área e a troca de conhecimento com os professores e colegas contribuíram demais para a lida dia a dia no campo. A pós conta com professores altamente capacitados e com experiência em campo para resolução de problemas, além de ter uma equipe super disposta a sanar as dúvidas.”
Felipe Bolzan
Engenheiro Agrônomo, São Marcos/RS
“A pós-graduação em Fitossanidade, veio em um momento onde após concluir minha formação senti a necessidade de conhecer e buscar mais sobre o assunto. Conheci a AgroPós através da internet, entrado em contato com o pessoal fui super bem atendido. A equipe da Agropós a cada dia vem me surpreendendo cada vez mais, equipe muito qualificada para sanar todas as nossas dúvidas.”
Rafael Tibúrcio
Engenheiro Florestal, Eunápolis/BA
“Sou engenheiro florestal, doutor em engenharia agrícola e atuo na área de Sanidade Florestal da Veracel, uma empresa fabricante de celulose. A pós-graduação em Fitossanidade foi uma grande oportunidade de me atualizar sobre as principais ferramentas utilizadas no manejo de pragas, doenças. As aulas ao vivo são dinâmicas e os professores têm muita experiência, conseguindo correlacionar a teoria com a prática.”
Daniel Cintra
Cuiabá/MT
“A pós-graduação em Fitossanidade superou todas as minhas expectativas, as aulas são excelentes, o material é completo e bem didático. Os professores são referência em sua área de atuação e transmitem o conteúdo e seus conhecimentos de forma bem interessante, compartilhando durante as aulas casos práticos de suas vivências profissionais.”
Você gostaria de investir em você?
Descubra se a AgroPós é ideal para seu futuro!
Garanta agora sua pós-graduação em
FITOSANIDADE
De:
R$ 7.500,00
Por apenas:
20x
R$ 300,00
*Consultar condições
Conheça seus professores!
Aprenda com professores que realmente tem teoria e prática para ensinar:
Acelino Couto Alfenas
- Graduação em Engenharia Forestal pela UFV.
- Mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela UFV.
- Doutorado em Patologia Florestal pela Universidade de Toronto, Canadá.
- Tem experiência na área de Etiologia, Epidemiologia, Controle de Doenças Florestais e Clonagem de Plantas, especialmente de espécies arbóreas. Ultimamente, dedica seus estudos, sobretudo, a pesquisas sobre Base Genética da Resistência das Interações Patógeno-Hospedeiro, Variabilidade Genética de Populações de Patógenos e seus respectivos hospedeiros.
Laércio Zambolim
- Graduação em Agronomia pela UFV.
- Mestrado em Microbiologia Agrícola pela UFV.
- Doutorado em Fitopatologia – University of Florida (1980).
- Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças, café, fitossanidade, manejo integrado e controle.
Marcelo Mendes Haro
- Graduação em Agronomia pela UFLA.
- Mestrado em Entomologia pela UFV.
- Doutorado em Fitotecnia pela UFLA.
- Possui PHD pela Lancaster University, Reino Unido
- Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: inimigos naturais, controle biológico conservativo, ecologia de redes tróficas, ecologia química, comportamento de insetos, agricultura orgânica e manejo integrado de pragas.
Ficou com alguma dúvida?
Listamos aqui algumas dúvidas mais comuns. Caso não tenha encontrado a resposta para sua pergunta é só clicar abaixo e enviar sua mensagem para que um dos nossos consultores responda.
1 . Como funciona os cursos?
Os cursos são divididos em 4 (quatro) módulos com duração de 60 dias cada. Em cada modulo você cursa 2 (duas) disciplinas simultâneas. Cada disciplinas tem um total de de 45 horas, divididas em aulas ao vivo e online. No final de todos os módulos do curso o aluno terá uma prova final a ser realizada on-line. O aluno faz duas provas simultâneas por módulo.
2 . Como são as aulas?
Nossas aulas são ao vivo, duas vezes por semana durante o período noturno, via ambiente virtual. A plataforma faz a gravação da aula automaticamente para que o aluno possa acessar o conteúdo sempre que quiser. As aulas possuem “no mínimo” uma hora de duração. Apostilas e conteúdos das aulas, como slides e videoaulas, ficam disponíveis na área reservada ao estudante.
3 . Como são as avaliações?
Avaliamos nossos alunos da seguinte forma: 5 Atividades por disciplina: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 45 pontos); 1 Prova Final por disciplina: prova individual (Valor: 55 pontos) ao final de cada módulo que abordará sobre todo o conteúdo do módulo (duas disciplinas). A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova Final) atinja a nota mínima de 70 pontos.
4 . A pós-graduação da AgroPós é reconhecida pelo MEC?
O certificado entregue aos alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (opcional) possui validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. Vale ressaltar que os cursos da AgroPós são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Confira aqui: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MzM2OA==
5. Tem trabalho de conclusão de curso?
O Trabalho de Conclusão de Curso passou a ser uma tarefa opcional para cursos de pós graduação (decretado pelo MEC). Se o aluno optar por fazê-lo, deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso. A partir do 3º e 4º módulos de cada turma, os professores estarão disponíveis para iniciarem as orientações. A banca será composta por três integrantes. O ambiente de orientação de TCC possui carga horária de 90 horas.
6 . Qual duração do curso?
Nossos cursos tem duração de 12 meses. Podendo chegar a 15 meses se o aluno optar por realizar o trabalho de conclusão de curso. O curso possui carga horária de 360 horas, podendo ser de ate 450 horas se o aluno fizer o TCC.
7 . Posso fazer uma Pós-graduação diferente da minha área de graduação?
Sim, você pode escolher qualquer umas das opções oferecidas pela AgroPós, mesmo tendo feito uma graduação que não esteja relacionada a área.
8 . Como posso fazer inscrição?
Para fazer sua matrícula são necessários RG, CPF, comprovante de residência, diploma de ensino superior (ou declaração de colação de grau)
Venha se tornar um profissional procurado pelas empresas!
Deixe seus dados no formulário abaixo e um consultor entrará em contato.