fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Tanto alqueire, quanto hectare são medidas de área utilizadas na medição de terra em sítios, chácaras e fazendas. Hectare é uma medida padrão, que não muda, 01 hectare sempre serão 10.000m².

Já a medida alqueire, dependendo da região, pode representar diferentes tipos de área. Os mais comuns são o alqueire mineiro e o alqueire paulista. Quer saber mais sobre essas medidas?

Então venha comigo na leitura deste post!

 

hectare

 

Quais são as principais medidas de terra?

As medidas agrárias são utilizadas para medir áreas rurais, no entanto, quando se trata do agronegócio, o hectare é a unidade mais utilizada, uma vez que auxilia os agricultores com a produção.

Outro motivo de ser mais comum se usar a medida de terra em hectare, é que essa medida é baseada no sistema internacional de medidas que é usada pela maioria dos países.

Como não é fácil saber de todos os modelos de medidas que são aplicados em diferentes regiões do país, caso precise especificar, transforme o hectare na unidade necessária.

Calcular a medida exata por meio da unidade hectare permite que o produtor realize a quantidade certa de plantação.

 

Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio

 

Através dessas medidas é que se pode diferenciar uma propriedade quanto a sua extensão, são as principais:

Chácara – Uma área de terra pequena de aproximadamente 05 alqueires.
Sítio – Uma área de terras mais ou menos entre 05 e 40 alqueires.
Fazenda – Uma área de terras superior a 40 alqueires, no Brasil existem fazendas na casa dos milhares de alqueires.

Além das citadas acima, para cada região do Brasil há denominações diferentes, como, por exemplo, rancho, roça, colônia.

Isso varia bastante de acordo com as culturas de cada região e/ou estado, fazendo com que fique característico de cada local do Brasil.

No estado de São Paulo, por exemplo, um rancho é uma área localizada na beiro do rio, onde as pessoas normalmente constroem casas para passar os finais de semana. Já em Minas Gerais, áreas construídas ou não na zona rural, são chamadas simplesmente de roça.

 

divisão de terra em hectare

 

Diferença entre hectare mineiro e paulista

Um assunto que sempre gera dúvidas é o tal do alqueire, ao contrário de hectare que é unidade padrão, o alqueire pode variar de estado para estado. O alqueire é uma unidade de medida de capacidade para secos, equivalente a 4 quartas.

É uma medida variável com o número de litros ou pratos de plantio, geralmente de milho, segundo os costumes locais.

Sendo assim, valor do alqueire pode variar, mesmo se tratando de municípios vizinhos, o que dificulta significativamente o trabalho do agrimensor.

Sendo os mais conhecidos, o alqueire mineiro e o alqueire paulista, vejamos abaixo a diferença entre ambos:

  • Alqueire mineiro: se você possui 1 alqueire mineiro é a mesma coisa de você possuir 48.400 m² de terra.
  • Alqueire paulista: se você possui 1 alqueire paulista é a mesma coisa de você possuir 24.200 m² de terra.

Toda essa confusão porque em São Paulo sempre prevaleceu o entendimento de que a medida agrária deveria representar apenas um dos alqueires originais.

Já em Minas Gerais prevaleceu o entendimento de que deveria representar o indissociável par de alqueires.

Mas existem muitas outras medidas de terra, vamos conferir no próximo tópico!

 

Solos no brasil

 

Outras unidades de medida de terra

Vamos conferir algumas unidades de medidas agrárias que já foram utilizadas e que hoje já não se é tão comum mais, são algumas delas:

Quarta – Unidade agrária que corresponde sempre a 1 quarta parte (¼) do alqueire.

Litro – Unidade de medida de volume, igual ao volume de um quilograma de água.

Prato – Corresponde à área de um terreno com capacidade de plantio de um prato de milho, é adotado como subunidade nos municípios em que o valor do alqueire não é divisível por litro.

Quadra – Termo utilizado para designar qualquer área de terra definida por um quadrado.

Celamim – Unidade derivada de um padrão agrário português.

Data – Unidade que expressa a área de um terreno, ora por metro quadrado, ora por retângulo de dimensões muito variáveis.

Jeira – Unidade agrária portuguesa, introduzida no Brasil.

Lote Colonial – Designa a área de terreno, com dimensões definidas em lei, destinada ao estabelecimento de imigrantes.

Légua – Unidade linear utilizada em Minas Gerais, com o valor de 6.000m.

Tarefa – Compreende a 484m².

 

Checklist agrícola

 

Como medir minha área?

As áreas rurais geralmente são medidas com auxílio de um engenheiro agrimensor, o profissional responsável por medir e dividir determinada extensão. Sendo assim, é ele que auxilia os proprietários a saberem a medida exata de extensão do terreno.

Para isso, o especialista mede e realiza a representação do território a fim de obter informações de um espaço geográfico específico.

Todo o processo é feito por meio do manuseio de teodolitos, estações totais, receptores GNSS, prismas, scanners 3D, rádios, tablets, drones, softwares, entre outros equipamentos.

Na escritura do imóvel rural é apresentado o tamanho real e total da propriedade, que atualmente o mais utilizado é em hectare.

Ter esse mapeamento e precisão nos dados é de suma importância na hora da implantação de cultura, realização de uma construção rural, formar pastos para o gado ou até mesmo para venda do imóvel.

 

hectare - medição de terra com drone

 

Importância da medição da terra na agricultura

Vimos neste post sobre a importância de conhecer as principais unidades de medida de terra e de como são utilizadas.

A medição de áreas para dimensionar os espaços a serem explorados ou preservados é uma atividade fundamental na execução dos empreendimentos rurais e para que se alcance bons resultados na propriedade.

Especificamente para a execução do planejamento das atividades a serem exploradas na agropecuária, torna-se necessário a medição de áreas, superfícies, perímetro e demais distâncias requeridas.

Medir a terra se faz necessário na determinação das amostras de solos, aplicações de corretivos e fertilizantes, semeadura, aplicação de defensivos, construção de cercas, estimativa de produção de culturas.

Além para cálculo e mapeamento da vegetação de preservação e diversas outras medições necessárias para dar suporte ao planejamento das ações programadas.

Desse modo, medir áreas rurais é um dos fatores fundamentais para obter bons resultados na lavoura.

 

Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio

Juliana Medina