fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

A escolha da cultivar de soja é uma etapa crucial e muitos critérios devem ser levados em consideração para garantir uma boa colheita.

A soja é uma das principais culturas do agronegócio brasileiro, responsável por um alto volume de exportações e consequentemente a melhoria da economia nacional.

A safra da Soja tem início muito antes do plantio propriamente dito. Ela começa pela escolha correta da cultivar que será plantada.

Ou seja, não podemos errar na hora da escolha da cultivar que será plantada, por isso neste texto vamos te auxiliar a fazer a escolha certa e obter uma boa safra!

Confira!

 

cultivar de soja

 

O que são cultivares de soja?

Cultivar é o nome dado a um conjunto de plantas da mesma espécie, cultivadas, que se diferenciam por algumas características importantes para a agricultura, e que quando se reproduzem mantêm estas características.

Para obter a cultivar de soja com as características desejadas, é necessário um programa de melhoramento genético.

Atualmente existem várias cultivares de soja disponíveis no mercado brasileiro. Sendo que estas podem apresentar diferentes características, como tolerância a seca, resistência a doenças e pragas, habito de crescimento.

Resta ao produtor escolher de maneira correta a cultivar de soja que mais adapta a sua região, para que a lavoura alcance a produtividade desejada.

 

Pós-Graduação em Melhoramento Genético Agronômico

 

Como escolher a cultivar de soja correta?

A escolha da cultivar é um dos primeiros passos do produtor no momento de preparar a safra da soja.

Existem inúmeras opções, no entanto a escolha errada da cultivar de soja pode comprometer a produtividade e consequentemente a lucratividade da lavoura.

É preciso que o produtor avalie as diferentes ofertas de cultivares de soja existentes no mercado, de acordo com seu clima, região, ocorrência de pragas e o desempenho na safra.

O primeiro passo para a escolha da cultivar é verificar se a mesma tem recomendação para a região que será plantada. Pois cada cultivar de soja tem uma faixa limitada de adaptação, devido ao seu grupo de maturação.

Outro fator importante é a época de semeadura, pois muitos produtores pensam no milho em sucessão a soja.

Por isso as empresas indicam as épocas preferenciais de semeadura, assim como a população de plantas, para cada cultivar em determinada região, o que nos permite maior chance de sucesso.

Os fatores fitossanitários também são extremamente importantes no momento da escolha da cultivar de soja. Pois muitas vezes o que limita o potencial da cultivar é o ataque de pragas ou doenças.

Portanto, cultivares de soja resistentes as principais pragas e doenças que ocorrem na região irão proporcionar melhores resultados.

Novas áreas vêm sendo incorporadas ao sistema produtivo da soja, e estas acabam apresentando diferentes níveis de qualidade do solo.

Algumas cultivares apresentam limitações nestas áreas, mas, por outro lado, existem cultivares que se comportam melhor nestes novos ambientes.

 

Como escolher a cultivar de soja correta

 

Influência da Latitude na escolha da cultivar

A soja é uma cultura que apresenta alta sensibilidade ao fotoperíodo, por isso a adaptabilidade de cada cultivar varia com a latitude da região.

Visando facilitar o entendimento do posicionamento de cultivares de soja em relação a latitude foram criados os grupos de maturidade relativa.

Estes grupos indicam a faixa de latitude em que uma cultivar esta adaptada e apresenta maior produtividade.

Os grupos de maturação variam de acordo com a latitude e são classificados de 0 (mais próximo dos pólos) a 10 (mais próximo do Equador).

No Brasil, as cultivares de soja estão distribuídas nos grupos de maturidade de 5, na região sul do país, a 10, na região norte.

O posicionamento errado da cultivar de soja pode levar ao florescimento precoce ou aumentar o estágio vegetativo, e consequentemente reduzir a produção.

Por isso, no momento da escolha da cultivar de soja o produtor deve ficar atento a latitude da região.

 

Influência da Latitude na escolha da cultivar

Distribuição dos grupos de maturidade relativa de cultivares de soja no Brasil, em função da latitude. (Alliprandini et al. (2009)).

 

Cultivares de Soja do Brasil

Atualmente existem mais de 2mil cultivares de soja registradas no Ministério da Agricultura.

Perante tantas opções, a escolha de cada cultivar deve atender às particularidades da sua região. Até porque o local pode influenciar na produtividade da cultivar.

O mercado é extremamente competitivo, e existe uma constante busca por novas cultivares e novas tecnologias.

A seguir veremos as 3 principais tecnologias das cultivares de soja mais plantadas no Brasil atualmente.

 

Dano causado pela ferrugem da soja.

 

1 – Cultivares de soja RR

As Cultivares de soja RR, possuem a tecnologia Roundup Ready e são resistentes ao glifosato.

A tecnologia RR está presente em mais de 96% das cultivares de soja disponíveis no mercado nacional.

Com o progresso dos bancos de germoplasmas, a nova geração de cultivares RR alcançou ciclos mais precoces.

Além disso, melhorou também a carga produtiva e porte de planta, favorecendo o manejo da cultura e tornando-se uma opção altamente competitiva.

 

2 – Cultivares de Soja Intacta

Esta tecnologia representa a combinação de três soluções em um único produto: tolerância ao herbicida glifosato, controle das principais lagartas que atacam a soja e alta produtividade.

A junção da resistência ao glifosato com a facilidade de manejo de um complexo específico de lagartas pragas proporciona diminuição no uso de agroquímicos.

Porém, para garantir a eficiência da tecnologia no campo o produtor deve estar atento as medidas de manejo recomendadas para cultivares com esta tecnologia.

É imprescindível que o produtor plante o refúgio, faça o Manejo integrado de Pragas (MIP) em toda área, faça um bom manejo de plantas daninhas e tenha atenção a tecnologia de aplicação.

A tecnologia intacta engloba uma série de benefícios para o produtor de soja, no entanto, como toda tecnologia tem um valor o preço da semente costuma ser mais alto.

 

Manejo Integrado de Plantas Daninhas

 

3 – Cultivares de soja convencional

Sem modificações, ou seja, livre da tecnologia dos organismos geneticamente modificados, a soja convencional possui um melhoramento genético tradicional.

Com alto potencial produtivo a soja convencional vem recuperando o seu espaço no mercado e se tornando uma opção atraente para o produtor.

Um exemplo é a cultivar BRS 284 da Embrapa, que tem ganhado vários concursos nacionais de produtividade, concorrendo em condições de igualdade com as demais tecnologias disponíveis atualmente.

Além disso, o uso de cultivares convencionais também pode diminuir os custos da lavoura, pelo fato do produtor não precisar pagar royalties.

 

Cultivares de soja convencional

Cultivar de soja convencional BRS 284 (Foto: EMBRAPA Soja)

 

Conclusão

Como vimos, vários fatores devem ser considerados no momento da escolha da cultivar de soja, e se esses aspectos forem desconsiderados, as chances de alcançar produtividades elevadas diminuem consideravelmente.

No entanto, somente a escolha correta da cultivar de soja não é a solução para todos os problemas, pois sabemos que existem vários outros fatores que podem interferir no sucesso da safra.

E lembrem-se a melhor garantia de qualidade nos aspectos fisiológicos, sanitários e genéticos é a aquisição de sementes certificadas.

 

Pós-Graduação em Melhoramento Genético Agronômico

Pollyane Hermenegildo
Últimos posts por Pollyane Hermenegildo (exibir todos)