fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Neste artigo preparamos para você quais são as principais técnicas de controle de pragas agrícolas que podem ser utilizadas no campo. Confira!

O ataque de pragas na lavoura, podem trazer enormes prejuízos ao agricultor. E geralmente o produtor rural recorre ao uso de defensivos agrícolas.

Apesar de ser um método de controle eficiente, atualmente existem diversas outras medidas de controle que podem ser utilizadas para o controle das pragas agrícolas.

Métodos de Controle de Pragas

Foto: https://abelha.org.br/

 

O que são Pragas?

Pragas são o conjunto de insetos e outros seres que podem causar danos às plantas, porém só quando há um grande comprometimento da área plantada, é que podem ser considerados pragas. Conforme a espécie e o tamanho da praga, a proporção do prejuízo pode variar. De qualquer forma, é preciso encontrar meios seguros de eliminar esse mal.

Vários insetos podem causar danos às plantas, no entanto, somente quando uma grande parte da área plantada é afetada, é que são considerados pragas.

Por ser um país tropical, o clima do Brasil favorece o surgimento de algumas espécies de pragas agrícolas que podem gerar grandes prejuízos ao produtor.

Dentre as principais pragas agrícolas presentes no Brasil estão a mosca branca, pulgões, lagartas e cigarrinhas.

 

pós-graduação em Avanço no manejo de pragas

 

Nível de dano econômico e nível de controle de pragas

Para o monitoramento e acompanhamento do nível populacional da praga sejam realizados corretamente, é preciso conhecer o nível de dano econômico e o nível de controle.

O nível de dano econômico refere-se à densidade populacional da praga que gera prejuízo na lavoura igual ou maior ao custo necessário para controla-la.

Já o nível de controle indica qual o momento correto para a adoção de medidas controle do alvo, antes que esta cause perda econômicas à cultura.

Conhecer o nível de controle de pragas, ou seja, o nível abaixo daquele que a praga causa dano econômico irá determinar a melhor medida de manejo e quando ela deve ser aplicada.

 

Quais os principais métodos utilizados para o controle de pragas?

A princípio a técnica mais conhecida para o controle de pragas agrícolas é o controle químico.

No entanto, na busca de métodos mais sustentáveis e visando a diminuição da utilização de produtos químicos outros métodos eficientes no controle de pragas têm sido utilizados.

Portanto, além do controle químico temos, o controle biológico, cultural, controle genético e o manejo integrado de pragas (MIP) que engloba mais de um método para controle de pragas.

Agora vamos ver um pouco mais sobre cada um deles!

 

Tecnologias que agregam qualidade à pulverização

 

Controle químico

O controle químico consiste na aplicação de inseticidas visando a eliminação das pragas da lavoura.

Apesar de ser muito eficiente, a utilização destes produtos químicos deve ser utilizados pelo produtor com muita cautela.

Pois o uso desenfreado de inseticidas pode ocasionar o aparecimento de populações de pragas resistentes.

Por tanto, recomenda-se a utilização do controle químico para o manejo de pragas somente quando a população do inseto atingir níveis críticos.

 

Controle químico

 

Controle biológico

O controle biológico tem sido uma alternativa de controle de pragas muito empregada nas lavouras atualmente.

Este método de controle consiste na utilização de inimigos naturais para a redução da população dos insetos pragas.

Os inimigos naturais são organismos irão atuar como agentes de controle biológico através de ralações de parasitismo ou predação.

O papel dos inimigos naturais é manter os insetos pragas em um nível populacional que não seja capaz de causar danos econômicos à lavoura.

No Brasil temos vários casos bem-sucedidos da utilização do controle biológico nas lavouras, como por exemplo a utilização da microvespa (Cotesia flavipes) para controle da broca-da-cana (Diatraea saccharalis).

 

Controle biológico

Microvespa (Cotesia flavipes) parasitando larva da broca-da-cana (Diatraea saccharalis) Foto: Pomip

 

Controle cultural

O controle de pragas agrícolas também pode ser realizado através da utilização de estratégias de manejo cultural.

Como por exemplo podemos citar a rotação de culturas, manejo de plantas daninhas, densidade de plantio, época de semeadura e colheita corretas.

No entanto, as medidas visando o controle cultural das pragas, em sua maioria devem ser pensadas e aplicadas antes da implementação da cultura no campo.

 

Manejo Integrado de Plantas Daninhas

 

Controle genético

Atualmente existem cultivares resistentes as principais pragas agrícolas que causam enormes prejuízos as lavouras.

O uso destas cultivares deve ser sempre que possível priorizado, pois permite a adoção de outras medidas de controle, além de ser mais econômico.

No entanto, o produtor deve sempre alternar o uso de cultivares resistentes com não resistentes visando a durabilidade da resistência no campo.

 

Manejo Integrado de Pragas – MIP

O manejo integrado de pragas (MIP) é uma maneira de manejar pragas agrícolas usando princípios ecológicos e com o mínimo de danos ao meio ambiente e à saúde humana.

O MIP integra o uso de todos os métodos de controle de pragas disponíveis, visando manter o nível da população da praga abaixo do nível de dano de maneira econômica, ambiental e ecologicamente viável.

Dessa maneira, as medidas utilizadas no Manejo Integrado de Pragas contribuem na diminuição da utilização de produtos químicos, devido ao monitoramento constante da lavoura.

No entanto, o MIP não é um método único de controle de pragas, os produtores devem sempre estarem cientes do potencial de infestação de praga para dotarem as medidas cabíveis no tempo certo.

 

Manejo Integrado de Pragas – MIP

 

Conclusão

As pragas agrícolas podem causar grandes perdas de produtividade das lavouras, gerando prejuízos econômicos para o produtor rural.

Portanto, é necessário conhecer os métodos de controle de pragas para combate-las de maneira eficiente, e assim minimizar os danos ocorridos nas lavouras, perdas na produtividade e prejuízos financeiros.

 

pós-graduação em Avanço no manejo de pragas

Pollyane Hermenegildo
Últimos posts por Pollyane Hermenegildo (exibir todos)