(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

Se recolocar no mercado de trabalho, sobretudo em períodos de crise, pode ser uma tarefa desafiadora que acaba gerando frustração e ansiedade em quem busca uma nova oportunidade profissional.

O termo recolocação profissional envolve um processo de análise de carreira. Ele é feito levando em conta a sua qualificação, os seus objetivos e o mercado de trabalho. Geralmente, isso ocorre depois de uma demissão e é importante para dar suporte emocional e a orientação certa no recomeço das atividades.

Recolocação Profissional: 11 passos que vão te ajudar!

 

Seja por problemas pessoais ou para melhorar a qualificação (como uma pós-graduação ou intercâmbio) a verdade é que ninguém quer ter de enfrentar a dificuldade de conseguir um novo emprego, não é mesmo? Por isso, neste artigo, vamos listar 11 passos simples para lhe ajudar a se recolocar no mercado de trabalho sem dificuldade. Vamos lá?

Faça uma autoanálise, busque se conhecer.

Na hora de sair em busca de uma nova oportunidade de trabalho, é fundamental fazer uma autoanálise de sua trajetória profissional, avaliando todas as suas conquistas, pontos fortes e o que precisa ser melhorado para o próximo emprego. Com essa consciência, fica mais fácil se posicionar de forma adequada diante dos concorrentes.

Observe a sua personalidade, habilidades e a experiência profissional que construiu até essa etapa da vida. Quais são os pontos em que você se destaca? Quais os objetivos que já conquistou?

Depois de entender quais são suas competências e prioridades, estabeleça quais são seus objetivos profissionais, destacando quais funções deseja desempenhar e em quais empresas gostaria de trabalhar. Com isso, você pode se preparar melhor e focar apenas no que lhe interessa.

Crie um bom currículo.

Ele é seu cartão de visitas, excelentes profissionais são descartados no processo de recrutamento e seleção por não cuidarem desse aspecto.

Entre as opções que você encontra na internet, escolha um bom modelo de currículo, de design limpo e simples. Fique atento também aos erros de português, pois eles podem comprometer muito a sua imagem e pode te custar a vaga. Outra dica que você pode fazer é utilizar utilizando palavras-chave que atendam a uma vaga específica, assim customizando seu currículo.

Ele deve ser objetivo, com no máximo 2 páginas. Aposte em um modelo intuitivo, em que os dados de maior importância sejam evidentes e ressalte suas competências, habilidades e experiências profissionais e sempre faça um currículo diferente para empresas e vagas diferentes.

Tenha o currículo sempre atualizado e molde-o de acordo com as necessidades do mercado em que você atua ou deseja atuar a partir de agora.

Além disso, é importante que você esteja sempre em dia também com os perfis de suas redes sociais de negócio, como o Linkedin, para que assim os recrutadores tenham conhecimento sobre a sua experiência.

O perfil mais procurado pelas empresas

 

Invista em sua marca pessoal, trabalhe o marketing pessoal.

A forma como você se apresenta passa muitas informações e pode impactar positiva ou negativamente em uma entrevista de emprego. Por isso, aperfeiçoar o seu marketing pessoal é algo necessário.

A sua imagem é um dos pontos de maior importância na hora de se recolocar no mercado de trabalho. Por isso, é fundamental investir para que você seja exatamente a marca que deseja transmitir.

Além de se atentar ao dress code da empresa (ou seja, o tipo de roupa adotada no ambiente de trabalho), é fundamental cuidar da sua imagem nas redes sociais já que é cada vez mais comum que recrutadores visitem os perfis dos candidatos a uma vaga, para identificar seu posicionamento diante de diversos assuntos.

Outra dica é criar perfis em redes sociais e aplicativos profissionais, como o LinkedIn, pois, além de fazer contatos, é possível conseguir novas oportunidades de trabalho no ambiente digital.

 

Mantenha sua rede de relacionamentos e Networking atualizadas.

Manter a rede de relacionamentos ativa, o chamado Networking e um cuidado que todos nós devemos ter, não só quando estamos em busca de recolocação, mas durante toda a nossa vida profissional, então a mantenha atualizada sobre sua situação e aproveite esse círculo de relacionamentos para conseguir indicações para vagas de emprego, parcerias ou mesmo se aproximar oportunidades para se capacitar.

Sendo assim ao buscar um novo emprego, procure entrar em contato com outros profissionais, como com pessoas que você acredita que podem agregar valor à sua carreira e também lhe ajudar a encontrar uma oportunidade de recolocação profissional, pois assim as suas chances de recolocação no mercado aumentam muito.

 

Se informe sobre o mercado de trabalho.

Você deve buscar o máximo de informações possíveis sobre a sua área de atuação, procure saber como está o mercado de trabalho e quais empresas são destaque no segmento e o que elas buscam nos profissionais. Depois dessas informações é possível pensar em formas de voltar à ativa ou mudar para outra área com mais oportunidades.

A recolocação profissional pode assustar no primeiro momento, mas com as estratégias certas, as chances de alcançar uma ótima posição no mercado são muito positivas.

Esteja atento a novos modelos de contratação, como o trabalho temporário, isso vai ampliar suas chances de empregabilidade.

Recolocação Profissional

 

Defina novas metas e objetivos profissionais.

Durante o processo de recolocação no mercado de trabalho, tenha muito claro qual é seu objetivo profissional e concentre esforços em oportunidades da sua especialidade, ou seja, mantenha o foco no que realmente importa.

Para isso, é importante que você leve em conta seu aprendizado, experiências, pontos positivos e negativos, pontos de melhoria, entre outros fatores. Depois disso você precisa estabelecer objetivos e metas profissionais, que servirão para colocá-lo no novo caminho que você deseja seguir profissionalmente.

Em cada jornada em uma empresa adquirimos novas informações e experiências que nos tornam profissionais melhores do que quando éramos no início.

 

Mantenha-se motivado e calmo, não se vitimize.

É difícil recomeçar a sua jornada de trabalho, ainda mais se você estiver passando por problemas financeiros. Mesmo assim, desistir só vai aumentar os obstáculos e lhe impedir de crescer. Por esse motivo manter-se motivado é um passo essencial e necessário nesse momento.

Por mais que este seja um momento difícil, onde os desafios são maiores e precisam ser enfrentados diariamente, é importante que você se mantenha motivado e não se vitimize. Vitimizar pela situação não vai lhe ajudar a encontrar um novo emprego e muito menos a dar um novo rumo à sua carreira profissional.

Ao invés disso, aproveite esta situação para fazer uma autoanálise para identificar onde você errou e procurar melhorar para não os cometer novamente.

Nestas situações é importante manter a calma, respirar fundo e controlar a ansiedade, o que pode acabar prejudicando seus planos. O que você deve fazer é ter em mente que a oportunidade, tanto pode surgir de imediato, quanto pode demorar um tempo para acontecer.

Assim, durante esse período, é fundamental que você consiga manter o equilíbrio saudável do físico, do intelectual e do emocional, pois quando a vaga de os sonhos aparecer, você estará pronto para ocupá-la.

https://materiais.agropos.com.br/ebook-ensino-a-distancia-conheca-os-desafios-e-avancos-dessa-modalidade

 

Participe de eventos da sua área

Uma forma de conseguir contatos profissionais e até oportunidades de trabalho é frequentar eventos de sua área de atuação. Nesses ambientes, além de você poder ter contato com especialistas, você pode ter acesso a novidades e informações relevantes para a recolocação no mercado de trabalho.

 

Faça trabalhos freelancer

A busca por um novo emprego pode ser angustiante devido à ansiedade e até mesmo a falta de recursos financeiros. Uma forma de conseguir dinheiro para se manter e poder ir às entrevistas e ainda fazer contatos profissionais é desenvolver trabalhos freelancer.

Se sua área permite esse tipo de trabalho ou você tem alguma habilidade relevante para oferecer, oportunidades esporádicas podem ser uma ótima opção para retornar ao mercado de trabalho.

Organize sua vida financeira.

É  muito importante que neste momento de recolocação você revise seus gastos e corte aquilo que for considerado supérfluo, para que assim você não enfrente dificuldades no futuro e seja obrigado a aceitar um emprego que talvez esteja aquém de suas expectativas, afinal você pode passar um período desempregado.

Sendo assim manter a vida financeira organizada nesta situação é fundamental, principalmente se você não tem alguma reserva ou um fundo de emergência e nem tem acesso a nenhum tipo de benefício financeiro. É extremamente necessário estar preparado.

 

https://agropos.com.br/

 

E principalmente procure por novas qualificações, aposte na capacitação profissional.

Agora que você está em busca de recolocação profissional é a hora de ver quais competências precisa melhorar.

Faça cursos de qualificação, mantenha-se atualizado profissionalmente, por meio da realização de cursos, eventos e palestras da sua área de atuação e se possível, se inscreva em uma pós-graduação ou graduação. Ler livros, jornais, artigos, entre muitos outros conteúdos, estejam eles relacionados à sua carreira ou não, também são ótimas opções, uma vez que tudo isso fará com que você esteja altamente preparado e torne-se um forte candidato a assumir a vaga que deseja.

Estude um novo idioma, isso pode ser um atrativo para o seu currículo e gera visibilidade no mercado de trabalho.

Com o tempo livre, enquanto busca uma recolocação, você deve aproveitar para crescer e mostrar evolução para o futuro recrutador.

Fazer cursos de especialização ou de pós-graduação é, sem dúvidas, um grande diferencial na hora de concorrer por uma vaga. Isso porque, durante a graduação, nem sempre o profissional vê todo conteúdo relevante para a profissão de forma aprofundada. Também é útil para pessoas que desejam mudar o foco da carreira, apostando em outras funções.

Além disso, alguns setores, sobretudo ciência e tecnologia mudam constantemente, fazendo-se necessário cursos para a atualização profissional.

Com esses passos, se recolocar no mercado de trabalho será mais simples e rápido. Então não perca tempo e comece a se preparar agora mesmo!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado de alguma maneira. Abraços!

https://agropos.com.br/metodologia/

ligamos para você AgroPós