fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Capacitação profissional significa aprimorar as capacidades técnicas que são adquiridas dentro da sua própria profissão. Ela tem por objetivo maior abastecer o repertório afim de se tornar mais competente e, dessa forma, conseguir desenvolver uma determinada atividade. Neste post vamos abordar tudo que você precisa saber sobre as capacitações profissionais esse assunto.

Venha comigo!

 

capacitação profissional

 

Um dos pilares na construção e reconhecimento de um negócio no mercado é a capacitação profissional dos colaboradores que executam projetos e prestam serviços para uma organização. 

Com o aperfeiçoamento de técnicas e habilidades pessoais, os funcionários geram melhores resultados, tendo maior agilidade e aumentando o retorno financeiro para a empresa.

 Por isso, é fundamental que os gestores busquem meios de incentivar o desenvolvimento constante dos trabalhadores, ampliando ainda, a retenção de talentos.  

Pois, cuidar de um colaborador não é apenas deixá-lo satisfeito e dar boas condições para ele desempenhar determinada função, é também torná-lo um trabalhador melhor. 

 

https://agropos.com.br/

 

O que é capacitação profissional?

Em termos gerais, a capacitação profissional nada mais é do que a preparação de uma pessoa para enfrentar situações de seu cotidiano no ambiente de trabalho.

Trata-se de uma maneira que a organização tem de preparar seus colaboradores para realizar suas atividades com o mínimo possível do auxílio de colegas.

As capacitações profissionais não são focadas somente em conhecimentos técnicos, podendo surgir como uma maneira de desenvolver novas habilidades e auxiliar na melhoria de colaboradores em diversos aspectos, tais como liderança, relacionamento interpessoal e planejamento.

Esse processo tem como objetivo fazer com que o profissional continue desenvolvendo e aprendendo novas competências técnicas e também emocionais, visando diferentes tipos de cenários. Trata-se de uma forma de desenvolver o indivíduo como um todo.

 

Ensino a distância: conheça os desafios e avanços nessa modalidade.

 

Diferença da capacitação profissional para qualificação

A capacitação, diferentemente da qualificação, é uma responsabilidade do gestor de pessoas. Ele deve preparar o seu colaborador para o desenvolvimento de determinada atividade no trabalho.

A capacitação profissional é alcançada por meio de cursos de formação, palestras, workshops, treinamentos complementares, eventos científicos e quaisquer outras modalidades que auxiliam o profissional a desempenhar determinada tarefa.

Já a qualificação representa o conjunto de competências e habilidades que o profissional tem, como nível superior, domínio de idiomas, mestrados, doutorados, etc.

 

A importância da capacitação profissional

É essencial considerar que a maioria dos profissionais de sucesso, ou seja, os que conseguem bons cargos ou realizam projetos grandes dentro à área de atuação (independentemente de qual seja) eles não param de investir em si mesmos.

 

capacitação profissional

     

E esse investimento inclui, principalmente, a capacitação profissional.  Dessa forma, tê-los como exemplo certamente fará grande diferença para que você consiga seguir caminhos semelhantes ou ter dicas que possam ajudar.

Por isso, conseguir estar sempre adquirindo conhecimentos, se especializar na área de atuação que você deseja, fará com que você consiga se tornar, através de certo esforço, autoridade e ganhe maior credibilidade.

 

Benefícios da Capacitação profissional

Quer saber por que você deve investir em sua própria capacitação profissional? Continue a leitura e confira as vantagens dessa iniciativa!

 

Produtividade

Logicamente que uma equipe capacitada tende a ser mais produtiva. É importante ressaltar que o gestor precisa identificar os cursos mais adequados, sob risco de aumentar a qualificação de funcionários em demandas desnecessárias.

 

Diminuição de falhas

As falhas na produção acontecem sob vários aspectos. Investimento inadequado em equipamento, tempo apertado e outras possibilidades afetam o trabalho.

Entre todos os fatores, a falta de capacitação profissional normalmente é o principal problema. A partir desse ajuste, o número de falhas pode ser reduzido ou eliminado por completo.

 

Profissional se sente mais valorizado 

O profissional que passa por um processo de capacitação profissional enxerga que a empresa o vê como especial, a ponto de investir nele. Isso faz com que ele se sinta mais valorizado, o que consequentemente gera uma melhora no trabalho exercido dentro da instituição. 

 

Atualização constante na sua área de atuação

Quanto ao que foi dito anteriormente, a capacitação profissional é indispensável para que uma pessoa consiga se manter ativa no mercado, principalmente se ela atua em uma área que sofre constantes mudanças, como a já citada Contabilidade ou Direito, por exemplo.

 

Uso racional de materiais e recursos

Conforme citamos nesse conteúdo a capacitação profissional não está voltada apenas à vida profissional.

Seu impacto pode ser visto na vida pessoal, tornando colaboradores mais humanos e sensíveis a uma série de questões, dentre elas a racionalidade perante ao uso de materiais e recursos, que de modo automático gera economia e funcionalidade à empresa.

 

Capacidade de enxergar novos rumos

Os cursos de capacitações profissionais também são uma forma de abrir sua mente para novos rumos que você pode seguir profissionalmente. Um analista contábil, por exemplo, que já tenha certa experiência e aspire a um posto de liderança, pode, ao fazer um curso focado em gestão, sentir-se confiante para pleitear cargos de coordenação ou direção.

 

Você sabe qual é o perfil de profissional mais procurado pelas empresas?

Como ser um profissional qualificado?

Atualmente, há mais facilidade em encontrar qualificação profissional gratuita e online. Diferentes plataformas disponibilizam cursos gratuitos, que possibilitam ampliar os conhecimentos sobre um determinado conteúdo. 

Outra possibilidade, mais valorizada no mercado, é investir em uma qualificação reconhecida pelo MEC, como uma pós-graduação.

Esse tipo de formação possui mais peso no mercado, pois são desenvolvidas com o intuito de aprofundar o conhecimento do profissional, além de auxiliar no desenvolvimento das suas habilidades. 

 

Importância da pós-graduação para qualificação e capacitação 

A pós-graduação é um curso que deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação. O profissional escolhe o curso de acordo com a área e especialização profissional. Dessa forma, estará qualificado para desenvolver soluções, lidar com problemas, enfrentar desafios e criar novas oportunidades. 

curso de pós também aumenta o salário. Isso mesmo. De acordo com pesquisas salariais, profissionais com pós-graduação ganham até 118% a mais do que aqueles que não possuem essa formação no currículo.

Apesar dos cursos exigir um investimento financeiro, é possível conseguir desconto nas mensalidades e ter educação de qualidade por um preço que cabe no bolso.

 

Conclusão

Portanto as capacitações profissionais é o conjunto de práticas de uma empresa para preparar o seu pessoal para realizar as atividades com eficiência e autonomia.

Geralmente, essa responsabilidade é dos profissionais de RH, encarregados de proporcionar palestras, cursos, formações complementares e outras formas de aquisição de conhecimento.

Todas essas práticas fazem parte do treinamento e desenvolvimento de pessoal. Esse tem sido o foco das organizações nos últimos anos, devido aos resultados positivos conquistados com a prática.

Depois de tantas observações, fica fácil perceber que existem razões suficientes para investir na própria capacitação profissional, não é mesmo? Estudar sempre e manter-se atualizado são os melhores caminhos para ter sucesso com seu trabalho.

 

https://agropos.com.br/

Michelly Moraes