fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Quando elaboramos um currículo geralmente temos a preocupação em colocar nosso objetivo profissional, mas não nos atentamos às qualificações profissionais. Esse item é essencial e é o que geralmente mais chama a atenção em um processo de seleção. Neste post vamos abordar tudo que você precisa saber sobre esse tópico.

Venha Comigo!

 

qualificações para currículo

 

Trabalhar na área de seu interesse é o grande objetivo de quem faz graduação, concorda? A possibilidade de colocar em prática os aprendizados de sala de aula e os obtidos por outros materiais é única.

Mas, afinal, como conseguir aquela vaga que tem o seu perfil e atende às suas expectativas profissionais? As qualificações no currículo podem ser uma resposta.

Neste artigo vamos abordar sobre isso. Entenda o que são as qualificações no currículo, veja como inseri-las da melhor forma e saiba como desenvolver as principais competências para potencializar a sua carreira!

 

https://agropos.com.br/

 

O que é Qualificação profissional?

Qualificação profissional é o conjunto de propriedades e atributos que uma pessoa acumula para se posicionar e conseguir o seu lugar no mercado de trabalho.

Através do processo de qualificação, o indivíduo se torna um profissional apto a disputar uma vaga de emprego, ocupar essa vaga e executar o trabalho com qualidade e eficiência.

 

qualificações para currículo

     

O processo de qualificação profissional é um aprimoramento de habilidades, composto por especializações em áreas de trabalho específicas que irão permitir ao candidato destacar-se no mercado por poder executar suas funções profissionais com maior desenvoltura.

Em se tratando de um mundo cada vez mais globalizado, no qual as relações profissionais são cada vez mais interpessoais e virtuais, a qualificação profissional deixa de ser um privilégio de poucos e passa a ser um requisito básico para quem deseja se destacar no mercado.

 

A Importância da Qualificação Profissional 

Com o atual nível de competitividade do mercado de trabalho ter uma qualificação profissional é indispensável para conquistar uma vaga em diferentes áreas de atuação.

Se você observar, para a maioria das oportunidades de trabalho é exigido, como pré-requisito, cursos técnicos, cursos de especialização, curso superior, dentre tantos outros.

Além de ser fundamental para sua entrada no mercado de trabalho e para exercer funções específicas, o seu nível de qualificação profissional é um diferencial para a sua carreira, frente a outros profissionais.

Ter uma qualificação é também estar atualizado sobre o mercado e preparado para diversas situações.

 

Você sabe qual é o perfil de profissional mais procurado pelas empresas?

 

Quais são as principais qualificações para o mercado de trabalho?

Entre as dicas de qualificações para o currículo, podemos listar:

  • Domínio de técnicas essenciais ao cargo pretendido;
  • Afinidade com temas relacionados, não necessariamente próprios do cargo;
  • Experiência prática em outros cargos ou oportunidades do mercado;
  • Conhecimento de idiomas, para uma atuação completa, sobretudo em empresas multinacionais e que lidam com clientes estrangeiros.

Há também a qualificação profissional que se expressa na forma de soft skills, ou seja, as habilidades de comportamento que as empresas tanto valorizam.

Alguns exemplos são a inteligência emocional, o trabalho em equipe, a proatividade, a adaptabilidade, a resolução de problemas complexos e a visão analítica.

Além de adquirir a qualificação profissional, outro grande desafio está em como demonstrar competências e habilidades no mercado.

Concorda que você pode ter todas essas que mencionamos, mas que o recrutador, a princípio, não sabe disso? Mais uma vez, reforçamos a importância de investir no currículo.

 

Como desenvolver as principais qualificações profissionais?

Antes de irmos às dicas práticas, vale a atenção aos seus objetivos profissionais. Eles serão os melhores guias na busca pelas competências mais importantes para a sua profissão.

Pense de novo no exemplo do bacharel em Direito. Para exercer a advocacia, ele precisará de certas competências.

Já para se tornar um juiz, outras serão necessárias posteriormente. Veja algumas oportunidades de desenvolver as qualificações profissionais para o currículo.

 

Graduação

A escolha de uma instituição de qualidade faz toda a diferença na formação profissional. Muito além dos conteúdos da grade curricular, o estudante precisa aprender com a prática.

É importante buscar uma faculdade que ofereça oportunidades de aprendizado complementara os seus alunos. Em atividades extracurriculares, por exemplo, você consegue qualificações profissionais por meio da aproximação com professores e colegas, engajamento em causas e assim por diante.

Pós Graduação

Uma pós-graduação no currículo faz toda a diferença na hora de concorrer a uma vaga, pois possibilita que o candidato possa se destacar diante dos demais candidatos.

Além disso, o curso também traz diversos benefícios para a carreira. Conseguir o diploma de pós-graduação significa que o profissional será um especialista em uma determinada área. As empresas buscam profissionais qualificados, com conhecimentos que possam lhe auxiliar a alcançar os resultados esperados.

 

qualificações para currículo

     

É muito comum a dificuldade de tempo para cursar um pós presencial. Com as modalidades (EAD) O aluno a distância tem essa flexibilidade para estudar de casa, no intervalo do trabalho, e fazer os próprios horários. Por isso, muitas pessoas que já trabalham optam pela modalidade.

 

Estágio

O estágio é a grande preparação do estudante para o que encontrará no mercado de trabalho. Para os processos seletivos, é essencial ter essa experiência prévia, verdadeiramente enriquecedora.

Ela garante o contato com as principais técnicas, abordagens, metodologias e tendências da área que serão bem aproveitadas no resumo de qualificações no currículo.

De fato, é um desafio estudar, trabalhar e fazer estágio. Mas é possível repensar o planejamento e adotar medidas para alcançar esse objetivo, como:

  • Apostar no ensino a distância e otimizar as técnicas de estudo (por meio de vídeos, podcasts etc.);
  • Trabalhar em empresas com horários flexíveis;
  • Atuar como autônomo na conquista de renda principal;
  • Procurar estágios com menor carga horária.

 

Networking

Estar em contato com profissionais da sua área é uma grande motivação. Eles podem compartilhar vivências interessantes para o seu crescimento, que darão ideias sobre o que priorizar na sua aquisição de competências.

 

Ensino a distância: conheça os desafios e avanços nessa modalidade.

 

Aprendizado constante

Além da graduação, das atividades extracurriculares e do estágio, é bom apostar em cursos livres relacionados com a área.

Tecnologia e Marketing são conhecimentos que agregam valor a qualquer currículo, dando destaque à sua atuação profissionalVocê pode conquistar oportunidades em segmentos novos da sua profissão por conta desse aprendizado.

O importante é não se acomodar. Um bom currículo é aquele que se adapta às diferentes vagas as quais você se candidata.

Por isso, trabalhe constantemente para conseguir essas qualificações diferenciais. O esforço será recompensado em pouco tempo, refletido nas oportunidades no mercado.

 

Conclusão

Colocar as qualificações no currículo é uma excelente estratégia para ser notado pelos recrutadores e provar seu valor no mercado.

Mas para alcançar esse benefício, é preciso correr atrás dessas experiências: quanto mais delas você tiver, melhor preparado estará para lidar com os desafios da sua área de atuação.

Depois de tantas observações, fica fácil perceber que existem razões suficientes para investir na própria qualificação profissional, não é mesmo? Estudar sempre e manter-se atualizado são os melhores caminhos para ter sucesso com seu trabalho.

 

https://agropos.com.br/

Michelly Moraes