fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Muita gente se questiona se o mercado realmente está de olho na qualificação profissional de seus candidatos. Será que dá para ser contratado ou receber uma promoção sem ter algo para apresentar no curriculum? É realmente importante se qualificar? Neste post vamos falar tudo sobre esse assunto.

Venha comigo!

 

 Qualificação Profissional

 

As notícias e os dados que você provavelmente já conhece sobre o mercado de trabalho não mentem: trata-se de um meio competitivo, onde se destacam aqueles que mais investem em qualificação profissional.

Isso porque as empresas estão em busca de colaboradores que não só consigam desempenhar determinada função, mas que também somem à estratégia da organização com habilidades, visões e planos.

Ficou interessado no assunto? Também acha que precisa ir além para atingir os seus objetivos profissionais? Então, continue a leitura.

 

https://agropos.com.br/

 

O que significa ter qualificação profissional?

A qualificação profissional ocorre quando o indivíduo aperfeiçoa os seus conhecimentos profissionais. É toda a bagagem que ele carrega das experiências no trabalho e nos cursos que participa. A graduação é um bom exemplo disso.

O mais interessante da qualificação profissional é que ela não tem limites, ou seja, quanto mais conhecimento e prática, mais capacitada a pessoa estará para atuar em suas funções. Isso permitirá que o indivíduo trabalhe em nichos mais específicos do mercado.

Assim, ele pode se realizar profissionalmente e exercer papéis que o satisfaçam. Esse é o caso das especializações, como pós-graduação, doutorado e demais títulos. Outros exemplos são os cursos de línguas, informática, libras e algum outro que possa enriquecer o currículo.

Qual é a importância de se qualificar profissionalmente nos dias de hoje?

Muita gente acha que se formar em uma determinada profissão é o suficiente. Todavia, o mercado de trabalho tem sinalizado que a competição está cada vez mais acirrada, e quem para no tempo fica para trás.

Se você ainda não se convenceu de que a qualificação profissional é importante, veja os motivos pelos quais você precisa aprimorar a sua!

 

Atualizar os conhecimentos

No mundo moderno, as informações surgem a toda hora. Novas ideias, equipamentos, técnicas, conceitos, opiniões e desafios aparecem quando menos esperamos e com uma frequência que parece ser impossível de acompanhar.

No entanto, quem está atualizado consegue ficar por dentro tudo e usufruir de todas as facilidades que a tecnologia traz para o trabalho. Assim, é preciso buscar formas de atualização, como cursos, workshops, palestras, feiras, colóquios, simpósios e uma infinidade de outros recursos para adquirir conhecimento.

 

Superar novos desafios

Ficar na zona de conforto nunca é interessante. Ela atrasa a nossa evolução profissional e nos deixa cada vez mais distantes do sucesso. Solucionar problemas e superar os desafios nos fortalecem.

Afinal, isso nos prepara para lidar com diversas condições, principalmente as mais difíceis, e isso é um diferencial no mercado de trabalho.

 

Ser reconhecido

Todo o conhecimento adquirido com os cursos, especializações e eventos é importante para a nossa profissão. No entanto, os diplomas recebidos são fundamentais para sermos reconhecidos.

Em uma entrevista de emprego, promoção de cargo, aumento de salário ou bonificação, as empresas consideram, e muito, a formação acadêmica do profissional, juntamente aos fatores comportamentais e experiência prática. Com isso, quem se atualiza sai na frente e recebe vantagens.

 

Conhecer pessoas novas

Você já ouviu falar de network? E nada mais é do que uma rede de contatos profissionais que pode ajudar a alavancar a carreira. Sabe aquela história de que um conhecido conseguiu uma vaga incrível para outro? Isso é network.

Por meio dele, conseguimos nos conectar a pessoas da nossa área, que podem nos dar oportunidades únicas na vida.

 

Redirecionar sua carreira

A qualificação profissional não é somente uma estratégia para quem deseja manter-se no mercado, subir de cargo ou ter um aumento salarial. Também é uma maneira de mudar os planos profissionais, arriscar outros horizontes ou investir em um hobby para ganhar um dinheiro extra.

Algumas pessoas acham que não vale a pena investir em uma capacitação que não seja especificamente da sua área de formação ou atuação.

Porém, a qualificação profissional sempre desenvolve as suas habilidades, e ter outras visões e campos de conhecimento pode agregar às suas capacidades, sendo mais um ponto positivo para o currículo.

 

Você sabe qual é o perfil de profissional mais procurado pelas empresas?

 

Como conseguir a qualificação profissional: algumas dicas

Veja a seguir as principais dicas para você se tornar o profissional que o mercado tanto procura:

 

1º Dica – Faça uma graduação

O diploma de ensino superior é uma das melhores formas de se preparar para uma carreira de sucesso. E isso vale para todas as profissões.

Apesar de a experiência prática ser importante, é a graduação que dá a base necessária para você se desenvolver. Portanto, esse deve ser o seu primeiro grande passo.

 

2º Dica – Fique ligado no que acontece no mundo

Um bom profissional deve ser atualizado, ou seja, estar sempre em dia com as notícias. Isso porque os principais acontecimentos do país e do mundo afetam diretamente o mercado e o dia a dia das empresas.

 

Ensino a distância: conheça os desafios e avanços nessa modalidade.

 

3º Dica – Invista em outros cursos

Em relação aos estudos, você não deve ficar limitado à graduação. Investir em outros cursos é mais uma parte importante da sua formação profissional.

Veja quais são os temas do seu interesse para buscar opções de curso. Você pode estudar assuntos que aprofundem seus conhecimentos ou que ensinem novas habilidades úteis para a sua carreira.

 

4º Dica – Desenvolva outras competências

O sucesso da maioria dos profissionais não depende apenas de conhecimentos e habilidades técnicas. Existem outras competências importantes para se dar bem na carreira.

Muitas delas estão ligadas ao comportamento, como as chamadas soft skills. Elas têm a ver com a sua capacidade de comunicação, inteligência emocional, trabalho em equipe, empatia e liderança, por exemplo.

 

5º Dica – Estude outro idioma

Um diferencial em sua qualificação profissional é o idioma. Em diferentes áreas, ser fluente em inglês é uma exigência. As maiores empresas estão presentes em vários países e toda a comunicação é feita em inglês.

Por isso, é bom você dominar o idioma para não correr o risco de perder uma boa oportunidade ou passar vergonha em uma reunião importante.

 

6º Dica – Participe de eventos da área

Outra forma de se conseguir a qualificação profissional é por meio da participação em feiras, congressos, palestras, entre outros eventos da sua área.

Você pode aprender muito mais do que imagina nesses espaços. Afinal, eles costumam contar com a presença dos maiores nomes do mercado. É onde você também fica sabendo das novidades do setor.

 

Quais os maiores desafios?

Em momentos de dificuldade e crise financeira como esta que passamos é praticamente impossível conseguir tranquilidade econômica e estabilidade.

Pessoas de todas as idades e classes sociais se veem com problemas de manter o seu emprego atual e o pior, com muita dificuldade em conseguir um novo trabalho em tempo hábil para conseguir manter as contas em dia.

 

 Qualificação Profissional

 

 

Por que por mais que apareçam vagas em outras empresas, elas são tão raras, que um número cada vez maior de profissionais precisa concorrer pelo mesmo espaço. Cada um com seus diferenciais e expectativas.

Com isso, vão se acumulando as dívidas e o dinheiro que antes fora guardado para situações de emergência, aos poucos também vai ficando cada vez mais escasso.

Para aqueles que nem contavam com este aporte e em famílias maiores o problema é ainda mais complicado, já que os custos do cotidiano também são mais elevados.

 

Importância da qualificação profissional em tempos de crise

Em qualquer área, a qualificação profissional é um requisito fundamental para quem quer construir uma carreira de sucesso. E durante os períodos de crise ela se torna ainda mais importante.

Primeiro porque nenhuma crise dura para sempre. O tempo vai passando, a economia começa a se recuperar e, consequentemente, o mercado de trabalho também.

Quando isso acontecer, as pessoas mais qualificadas e que estiverem mais adaptadas ao novo cenário terão chances bem maiores de conseguir as melhores vagas.

Além disso, o medo de ficar desempregado funciona como um alerta para a urgência de apostar na qualificação profissional. Portanto, a melhor saída é começar a se preparar o quanto antes para garantir um bom emprego e conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

 

Conclusão

Portanto, podemos compreendemos que qualificação profissional deve ser considerada um fator determinante para uma boa colocação no mercado de trabalho, mas não é apenas com um diploma de curso superior que se alcança esse objetivo.

Para conquistar esse destaque, assim como boas oportunidades na carreira, é necessário investir também em cursos complementares que aperfeiçoem suas habilidades e expandam seus conhecimentos. Sendo assim estará preparado para encarar o mercado de trabalho.

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

 

https://agropos.com.br/

Michelly Moraes