(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

Existem várias razões para fazer alguém mudar de profissão, podem estar em busca de uma remuneração melhor, mais qualidade de vida, mais satisfação com o trabalho, entre outras. E você? Está em busca dessa mudança?

Muitas vezes é preciso tempo e experiência para descobrir o que você gosta e onde as suas habilidades se encaixam, não é mesmo?

Quero mudar de profissão e agora, o que devo fazer?

Mas dar o passo inicial nesta nova jornada profissional pode ser desafiador e muitos sentem dificuldade em saber o momento certo para isso, principalmente se você já possui um currículo com histórico profissional bem rico e extenso. Sendo assim, largar tudo e entrar de cabeça em uma nova carreira pode ser uma tarefa difícil. Por esse motivo preparamos esse artigo com algumas dicas que julgamos importantes para você na hora de mudar de profissão.

 

TENHA EM MENTE ALGUNS PONTOS:

 

Separamos 10 passos para você se organizar antes de tomar essa decisão e acredite elas serão super importantes para você, veja:

Uma boa estratégia

Um plano de transição bem formulado é a base fundamental para uma mudança bem sucedida.
Por isso, antes de iniciar qualquer etapa do seu plano de mudança de carreira, tenha clareza do que você gostaria de obter com a mudança. Que tipo de trabalho gostaria de ter, quanto gostaria de ganhar, onde deseja morar. A partir desses objetivos, defina metas atingíveis, com prazos para realização.

https://materiais.agropos.com.br/perfil-profissional

A perseverança

Dificilmente a mudança acontecerá da noite para o dia. Você precisa estar preparado para continuar caminhando mesmo quando a frustração e o desânimo aparecerem.

O conhecimento

Não é segredo algum que as organizações andam mais exigentes com relação aos profissionais que querem contratar. Elas querem colaboradores que estão sempre em busca de aprendizado e atualização, para acrescentar a equipe ainda mais. Nesse sentido, lembre-se de que uma mudança de carreira envolve necessariamente o aprendizado e o domínio de uma junção de conhecimentos teóricos e competências técnicas e práticas, além de que a concorrência está cada vez mais qualificada, mantendo alto o nível de competitividade no mercado de trabalho.
A especialização surge, então, como uma forma de se preparar para atender às demandas das empresas com eficiência.

https://materiais.agropos.com.br/ebook-ensino-a-distancia-conheca-os-desafios-e-avancos-dessa-modalidade

 

Conheça suas motivações

Entenda a posição que você está atualmente na empresa, quais são seus objetivos e o que você tem paixão e te mantem motivado, depois disso é importante analisar as possibilidades de crescimento na empresa em que está, se já acabaram ou não. A motivação de pessoas no ambiente de trabalho é muito importante, pois é através dela que os colaboradores trabalham felizes, se sentem importantes, e consequentemente produzem melhores resultados.

Atenção ao cenário econômico

Antes de concretizar a mudança de emprego, saber como está a situação econômica do país e pesquisar sobre o mercado são passos fundamentais.
Procure saber como estão as perspectivas de crescimento para sua área de atuação nos próximos anos, o que é preciso fazer para se destacar entre os demais profissionais do ramo e se o momento econômico favorece essa mudança.

Faça uma análise dos seus pontos fracos e vantagens

Conhecendo os requisitos da área, agora é hora de realizar uma autoanálise para entender quais são suas forças e fraquezas.

Ter um planejamento financeiro

Se planejar financeiramente é um dos passos mais importantes para a mudança de emprego, devemos considerar que voltar ao mercado pode acontecer rapidamente ou pode demorar um pouco. É recomendável que você se prepare financeiramente para a mudança de carreira.

Para não sofrer com a mudança, tente reduzir suas despesas fixas e economizar para se manter tranquilo enquanto busca recolocação, se não puder fazer isso ainda empregado, ou para complementar o salário inicial da nova carreira. Ou você pode começar a juntar uma boa quantia para essas despesas para se planejar para a fase de transição, você evita passar por apertos e até mesmo ter que fazer dívidas

Análise salário e benefícios

Salário e benefícios, claro, também têm seu peso nessa decisão. Leve em conta o que você tem no momento e qual é seu objetivo financeiramente, e avalie as possibilidades e propostas nessa mudança.

Ampliar contatos

Mudar de profissão é um processo menos complicado quando se pratica o Networking. Contando com uma rede sólida de contatos profissionais atualizada sobre sua situação é mais fácil que nesse círculo de relacionamentos você consiga indicações para vagas de emprego, parcerias ou mesmo se aproximar oportunidades para se capacitar.
A rede de contatos deve ser trabalhada sempre, mesmo quando se está empregado.

Superar o medo de mudanças

Muitas pessoas até querem mudar de profissão, mas se forçam a permanecer no mesmo trabalho até o momento de aposentar porque têm medo de falhar. Por isso, preferem não se arriscar ou perder alguns fatores como o financeiro por exemplo. É preciso ter em mente que embora o medo de mudanças seja algo comum ele não deve impedi-lo de seguir com os seus objetivos.

https://agropos.com.br/

 

CONCLUSÃO

 

Ter uma vida profissional próspera e saudável é que sempre desejamos para nossas carreiras. Em primeiro lugar, perceber o ambiente de trabalho, sua cultura, valores e o quanto está alinhado com as suas expectativas é fundamental. Trocar de área faz sentido se estiver alinhado com seu propósito de vida. Isso exige uma alta dose de autoconhecimento.

Tome cuidado para não fazer um movimento impulsivo. Muitos profissionais tomam decisões apressadas que são fundamentadas em dificuldades pessoais, modismo ou num salário mais atraente. É muito fácil se frustrar nesses casos. O talento é tão importante quanto o desejo. Portanto, análise com cuidado quais são suas habilidades e seu estilo de vida, e se esses fatores estão em sintonia com a opção em mente.

É importante construir uma boa rede de contatos, alguns eventos são ótimos para isso. Avalie a demanda do mercado e definas seus objetivos e metas. Uma transição de carreira gera custos que devem ser considerados, leve em consideração seus recursos.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado de alguma maneira. Abraços!

https://agropos.com.br/metodologia/

ligamos para você AgroPós