fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

A irrigação por pivô é um sistema que vem sendo utilizado massivamente em decorrência das suas vantagens excelentes, que vão desde a fase de implantação até os resultados visíveis nas plantações. Neste Post vamos abordar sobre essas vantagens e os diferentes tipos de pivô.

Confira!                                               

As práticas de agricultura se diversificaram simultaneamente com o progresso no campo da ciência e da tecnologia. Novos caminhos nas práticas agrícolas são desenvolvidos pelas pesquisas que são conduzidas visando o sucesso do cultivo.

A exploração da terra trouxe tipos especiais de terrenos para serem cultivados. As técnicas de irrigação diferem com base no tipo de terra que deve ser cultivada com condições ambientais que possibilita esse manejo, pode-se usar inúmeros sistemas especiais de irrigação como o sistema de irrigação por Pivô.

Pivô de Irrigação

 

O que é Irrigação por Pivô?

A irrigação por Pivô permite aplicar, de maneira precisa, a quantidade necessária de água e fertilizantes em cada cultura, reduzindo os custos operacionais e de mão de obra, e dando resultados excelentes para o produtor.

A irrigação por Pivô é indicada para culturas de grãos (feijão, milho, soja, etc.), tomate industrial, algodão, cana-de-açúcar, batata, cebola, alho, citrus, mamão, banana, mamão, pasto, etc.

 

pós-graduação em Irrigação

 

Irrigação na agricultura

irrigação é um processo fundamental para o desenvolvimento e produtividade da agricultura, pois seu manejo adequado permite melhorar significativamente os resultados da produção.

O sucesso de uma cultura agrícola está relacionado a um eficiente projeto de irrigação, que priorize a sustentabilidade por meio do não desperdício de água, e de uma tecnologia que atinja os resultados desejados com bom custo-benefício.

 

Irrigação na Agricultura

(Fonte: Canal Rural, 2021)

 

Através da irrigação, é possível permitir o desenvolvimento da produção por todo o ano e evitando que a falta de chuva seja um fator limitante para a produção.

Desta maneira, é possível permitir aos agricultores, acostumados tradicionalmente a colher uma safra por ano na época das chuvas, cultivar em diferentes épocas, tendo a possibilidade de colheitas na entressafra.

 

Tecnologias que agregam qualidade à pulverização

 

Objetivo da Irrigação

  • Aumentar a produtividade;
  • Reduzir perdas na produção;
  • Minimizar os riscos climáticos e meteorológicos (seca e estiagem);
  • Auxiliar na aplicação de insumos.
  • Basicamente, há quatro métodos de irrigação disponíveis atualmente: superfície, aspersãolocalizada e suberização. Cada método pode ter um ou mais sistemas, que serão detalhados ao longo deste texto.

A escolha do método ideal deve levar em conta aspectos como clima, topografia, solo, cultura que será irrigada, disponibilidade financeira e tecnológica do produtor.

 

O que é sistema de irrigação pivô central?

O pivô central é um sistema de irrigação no qual uma linha lateral suspensa por torres de sustentação dotadas de rodas e motores gira em torno de um ponto central, que e chamado de pivô. O pivô é a fonte fornecedora de água e de energia elétrica.

 

Irrigação

 

À medida que se desloca, a linha lateral vai aspergindo a água sobre a cultura. O pivô é a fonte fornecedora de água e de energia elétrica. À medida que se desloca, a linha lateral vai aspergindo a água sobre a cultura.

 

Pivô de Irrigação: Vantagens e Desvantagens

 

Vantagens

Os pivôs de irrigação são fáceis de operar, além de economizarem água e energia elétrica. Os modelos de pivô existentes no mercado não exigem muita mão de obra, o que reduz os custos com funcionários.

Da mesma forma, esses equipamentos apresentam capacidade de percorrer longas distâncias com alta eficiência na aplicação de fertilizantes. Outra grande vantagem é a possibilidade de instalação nas mais diferentes propriedades.

 

Desvantagens

Embora o uso de pivôs de irrigação melhore a produtividade da plantação, o investimento inicial é alto. A manutenção preventiva dos equipamentos também requer novos gastos por parte do produtor.

Entretanto, se formos avaliar os prós e contras do uso de pivôs, prevalecem as vantagens, principalmente pelos bons retornos financeiros.

 

Checklist agrícola

 

Tipos de Pivô de irrigação

Existem três modelos de Pivôs de irrigação, confira abaixo quais são:

 

Pivô central rebocável

O pivô central fixo é instalado sobre uma base de concreto estrategicamente posicionada no centro da área de cultivo. Para operar o equipamento, apenas um funcionário basta, o que reduz os custos de produção.

 

Pivô Rebocável

 

Indicados para áreas de cultivo contínuo, aproveitando ao máximo a produtividade do campo irrigado. Sua torre é fixada ao solo irrigando de forma circular uma área pré-determinada.

 

Pivô linear

O pivô linear foi desenvolvido para áreas retangulares, com desníveis mínimos. O equipamento se move, em linha reta, para irrigar toda a área cultivada. Ele apresenta a capacidade de deslocamento a longas distâncias, além de aspergir água e fertilizantes com maior precisão e rapidez.

 

Linear

(Fonte: Produtividade irrigação, 2018)

 

Com os avanços tecnológicos, o produtor pode acionar o equipamento via smartphone ou notebook de forma remota.

Culturas de Indicação

  • É indicado para culturas de grãos e cana-de-açúcar;
  • O sistema linear permite a aplicação, de maneira precisa, da quantidade de água e fertilizantes, reduzindo custos operacionais. A relação custo-benefício é excelente, pois ele pode percorrer grandes distâncias, abrangendo grande área irrigada;
  • É recomendado para áreas planas e sem obstrução;
  • Existe a opção do equipamento linear ser também rebocável.

 

Cultura do Feijão: importância, tipos, fenologia e seus principais manejos.

 

Pivô central fixo

O pivô central fixo é instalado sobre uma base de concreto estrategicamente posicionada no centro da área de cultivo. Para operar o equipamento, apenas um funcionário basta, o que reduz os custos de produção.

 

Fixo

(Fonte: Juntos pela Agua, 2016)

 

Indicação de Culturas

O pivô central Lindsay-Zimmatic pode ser utilizado para variados tipos de solo e topografia. A altura do equipamento é escolhida de acordo com a altura da cultura a ser irrigada.

Vai desde um perfil baixo, que permite um menor investimento e é ideal para culturas como verduras, legumes e gramas, até um perfil alto, de até 6 metros, para irrigação de cana, banana, mamão, etc.

 

Conclusão

A irrigação por Pivô permite aplicar, de maneira precisa, a quantidade necessária de água e fertilizantes em cada cultura, reduzindo os custos operacionais e de mão de obra, e dando resultados excelentes para o produtor.

Em tempos de crise hídrica e energética, e com custos de produção cada vez mais altos, buscar a eficiência dos sistemas pode ser a diferença entre ter lucro ou não. Neste post podemos conhecer as vantagens e os tipos de Pivô, agora basta o agricultor fazer a escolha ideal para sua cultura.

 

pós-graduação em Irrigação

Michelly Moraes