GESTÃO E ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO
Matrículas Abertas
Início das aulas: Abril/2021
GESTÃO E ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO
SEJA UM ESPECIALISTA
A Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio possibilita a qualificação profissional na área agrária, desenvolve um olhar crítico sobre os mercados agrícolas e base teórica para entender e atuar no processo de definição de preços dos produtos e serviços.
O agronegócio é o setor que mais cresce no país, há uma crescente demanda por profissionais qualificados. Focados em um conhecimento amplo sobre as diversas etapas do agronegócio, além de ser responsável pela integração de diversos setores da economia brasileira.
Por esses motivos a criação de um curso de Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio se torna essencial para melhorar a gestão das empresas e dos profissionais do setor agrícola.
Por Que Fazer Esse Curso?
Melhoria de Currículo
Todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).
Professores Renomados
Corpo docente altamente qualificado com Mestrado, Doutorado e Ph.D.
Plataforma Moderna
Aulas ministradas na Blackboard, ambienta virtual especializado no ensino a distância.
Curso a distância
Aulas ao vivo e online 2 vezes na semana, gravadas na plataforma de ensino para você ver quando quiser.
Disciplinas do Curso
1. Gestão Financeira
Administração de capital de giro. Variações do CCL, Administração do ativo e do passivo circulante. Alavancagem operacional e financeira. Fluxo de caixa: balanços consecutivos, restrito e amplo, efetivo, operacional e incremental. Fontes de recursos. Políticas de financiamentos. Políticas de investimentos. Políticas de dividendos.
2. Planejamento e Gestão de Projetos
Conceitos e Características do planejamento. Níveis de Planejamento e suas características. Orçamentação: conceito, características e tipos. Introdução à Gerência de Projetos. Metodologias de Gestão de Projetos. Ferramental para suporte a gestão de projetos.
3. Sustentabilidade Socioambiental do Agronegócio
Preocupações socioambientais e o surgimento de programas de sustentabilidade no agronegócio. O papel das Organizações Não Governamentais, de representantes do setor econômico e outras partes interessadas. As pressões sobre a cadeia de alimentos e agroenergia. Ações para responder as pressões socioambientais e a criação do Iseal Alliance. A Diretiva Europeia para Energia Renovável. A legislação socioambiental e os principais temas econômico, social e ambiental que envolvem os programas de sustentabilidade no agronegócio. Os programas já estruturados para demonstrar sustentabilidade socioambiental no agronegócio. Os principais requisitos de rastreabilidade e controles de cadeia de custódia para programas de sustentabilidade no agronegócio.
4. Marketing do Agronegócio
Conceito e evolução do marketing. Marketing e comercialização no agronegócio. Filosofia de marketing e comercialização. Funções, utilidades e instituições de marketing. Mercados e segmentos. Marketing estratégico e marketing operacional.
5. Economia do Agronegócio
O agronegócio no mundo; O agronegócio brasileiro: dimensões, características e tendências; A produção brasileira de alimentos e fibras; Teoria econômica aplicada ao agronegócio – parte I – Microeconomia; Teoria econômica aplicada ao agronegócio – parte II – Macroeconomia; Teoria econômica aplicada ao agronegócio – parte III – Equilíbrio nos mercados agroindustriais; Teoria econômica aplicada ao agronegócio – parte IV – Equilíbrio nos mercados agroindustriais; Aplicações e exemplos.
6. Cadeia Produtiva do Agronegócio
Introdução ao agronegócio e cadeias produtivas. Tendências atuais do agronegócio. Especificidades do setor agropecuário: implicações para a dinâmica das cadeias produtivas agroindustriais. Estruturas de mercado ao longo das cadeias agroindustriais. Metodologia de avaliação da competitividade de cadeias produtivas do agronegócio – estudos de caso.
7. Gestão Estratégica do Agronegócio
Ambiente dos negócios e a administração estratégica; Iniciação e organização para o planejamento estratégico; Pensamento estratégico e orientação estratégica no agronegócio; Análise ambiental; Diagnóstico interno da empresa; Definição da política empresarial; Formulação das estratégias; Implementação do plano estratégico.
8. Mercado Internacional de Produtos Agroindustriais
Conceitos básicos nas relações comerciais internacionais; Aspectos teóricos do comércio internacional; Fluxos de comércio entre as nações e o papel das instituições internacionais; Proteção ou liberalização: o papel dos Acordos Regionais de Comércio e Agricultura; Dimensões quantitativas do comércio internacional; Competitividade internacional – Parte I – Introdução e limites de análise; Competitividade internacional – Parte II – Indicadores de competitividade; Problemas contemporâneos do comércio internacional.
Nossos Alunos Recomendam
“Sou Administradora de Empresas e Consultora de Negócios na seguradora Brasilseg, da BB Seguros. Através da Pós Graduação de Gestão e Economia do Agronegócio consigo enxergar o mercado Agro como um todo e diagnosticar as falhas e oportunidades dos Seguros Rurais no planejamento do Produtor e Pecuarista. O curso conta com professores prestativos, de extrema capacitação didática e conhecimento. Sem dúvidas, foi uma excelente escolha para compor minha experiência e aprendizado.”
“Sou engenheiro Agrônomo, atuo na área de assistência técnica em uma empresa de comercialização de produtos e máquinas agrícolas. A pós graduação em avanços no Manejo Integrado de pragas e doenças, veio em um momento onde após concluir minha formação senti a necessidade de conhecer e buscar mais sobre o assunto, pois hoje a minha região sente falta de profissionais qualificados nesta área. Conheci a AgroPós através da internet, entrado em contato com o pessoal fui bem atendido. A equipe da AgroPós é muito qualificada e está pronta para nos atender.”
Certificado credenciado pelo MEC