fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Uma das características mais marcantes do clima na Terra é a existência das Estações climáticas sendo elas: Verão, Outono, Primavera e Inverno. são períodos do ano, basicamente, definidos pelas diferenças de temperatura ambiente. Neste artigo vamos abordar sobre cada uma delas e explicar o motivo desse fenômeno.

Acompanhe!

 

Estações Climáticas

 

Estação climáticas

Estações do ano designam quatro períodos ao longo de um ano, cada um com características distintas, baseadas em padrões ou variações climáticas. As estações do ano são: outono, inverno, primavera e verão.

As estações do ano possuem características bem definidas e específicas, diferenciando-se nos Hemisférios Sul e Norte de acordo com a inclinação do eixo da Terra e com os movimentos de rotação e translação. Abaixo vamos explicar melhor, venha comigo!

 

Pós-graduação em Licenciamento e Gestão

 

Como surgem as estações do ano?

À medida que a Terra se aproxima do Sol as temperaturas ficam mais elevadas, e a incidência de raios solares é maior.

E consequentemente, no movimento oposto, à medida que ela se afasta as temperaturas são mais baixas e a iluminação menor. Entenda as Quatro Estações do ano.

 

Surgimento das Estações do ano

Surgimento das Estações do ano

(Fonte: Saber Pragmático, 2019)

 

Conforme o movimento de rotação aliado ao de translação, obviamente as estações ficarão invertidas em cada hemisfério.

Os nomes científico para cada ponto do movimento de Translação em que ocorrem as mudanças de estação são os Equinócios e os Solstícios.

 

Solstício

É um fenômeno astronômico que significa o início do verão e do inverno. Nessa época, o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios.

Quando isso acontece é chamado de solstício de verão. Consequentemente o outro hemisfério estará no solstício de inverno.

 

Equinócio

equinócio também é um fenômeno astronômico. Ele acontece duas vezes por ano (primavera e outono) e é quando os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz, pois a incidência solar se torna perpendicular à linha do Equador. Nesse caso, os dias e as noites têm durações iguais.

 

Principais estudos ambientais

 

Estações do ano e suas características

As estações do ano possuem características bem definidas e específicas, diferenciando-se nos Hemisférios Sul e Norte de acordo com a inclinação do eixo da Terra e com os movimentos de rotação e translação. Veja abaixo as principais características das estações do ano:

 

Verão

O verão começa logo após a primavera (em 21 de dezembro no hemisfério sul e 21 de junho no norte).

O verão acontece depois da primavera e é a estação com as maiores temperaturas do ano e com maior período de luz do dia.

 

Estação do ano- Verão

 

Isso significa que, além de muito calor, os dias são mais longos, clareando mais cedo e escurecendo mais tarde.

Outra característica é o aumento das chuvas Isso ocorre em virtude do aumento das temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas de trovoadas.

 

Outono

O outono começa logo após o verão (21/22 de março no hemisfério sul e 22/23 de setembro no norte). É a estação de transição entre verão e inverno. Nela, os dias deixam de ter maior duração que as noites.

 

Estação do ano- Outono

 

Gradativamente as temperaturas diminuem o geral, várias folhas das árvores caem, e muitas flores se transformam em frutos, servindo de alimento para a fauna da região. É conhecida por ser a estação das frutas.

 

Inverno

O inverno começa logo após o outono (21 de junho no hemisfério sul e 21 de dezembro no norte). Caracteriza-se pela queda das temperaturas e, em alguns lugares do Hemisfério Sul, pela ocorrência de geadas e nevascas.

 

Estações do ano- Inverno

 

Apresenta dias mais curtos e noite mais longas em decorrência da menor incidência solar. Como a temperatura cai nessa fase, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!

Nesse período, ocorrem migrações de diversas espécies de animais para áreas com temperaturas mais elevadas.

 

Primavera

A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão (por volta de 21/22 de março no hemisfério norte e 22/23 de setembro no hemisfério sul).

A primavera vem logo após o inverno e é quando as temperaturas começam a subir, mas ainda se mantêm amenas e agradáveis.

 

Estações do ano - Primavera

 

É considerada uma estação muito bonita, pois as árvores e flores costumam florescer. Nela, também, há o aumento gradual das chuvas.

 

Estações no hemisfério norte e sul

Como vimos, as estações do ano não ocorrem nem ao mesmo tempo e nem da mesma maneira em todo o mundo.

 

Estações do ano no Hemisfério Sul

Graças às observações astronômicas, os cientistas puderam traçar um calendário de início e fim das quatro estações nos dois hemisférios.

Essa definição de datas acontece de forma oficial, mas não de forma prática, pois alguns países não possuem as estações bem definidas, como o Brasil. No Hemisfério Norte, as datas de início e fim das estações do ano são as seguintes:

  • Inverno: 22 de dezembro a 20 de março;
  • Primavera: 20 de março a 21 de junho;
  • Verão: 21 de junho a 23 de setembro;
  • Outono: 22/23 de setembro a 22 de dezembro.

 

Guia de Carreira: Pós-Graduação na área de Gestão Ambiental

 

Estações do ano no Hemisfério Norte

No Hemisfério Norte, as datas de início e fim das estações do ano são as seguintes:

  • Verão: de 21 de junho a 23 de setembro;
  • Outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro;
  • Inverno: de 22 de dezembro a 20 de março;
  • Primavera: de 20 de março a 21 de junho.

 

Como trabalhar as estações climáticas na educação infantil?

O interesse pelas estações climáticas é muito interessante para as crianças, uma vez que está diretamente ligado ao conhecimento da natureza, tanto de plantas quanto de animais, e também de climas (que deve facilitar as discussões sobre a importância de se agasalhar nos dias mais frios).

Outro benefício indireto desse interesse é o aprendizado da maneira cíclica com que alguns eventos ocorrem. Este não é um conceito simples de ser apresentado mas, felizmente, existem muitos exemplos ao nosso redor para explicá-lo.

 

Como abordar o tema?

Para abordar esse assunto, uma sugestão é apresentar as estações do ano para os pequenos de forma lúdica e acessível, como por exemplo, com músicas, livros infantis e desenhos animados!

 

Educação Infantil- Estações do ano

 

Dessa forma a criança irá assimilar melhor, pois associar o dia-dia no aprendizado na linguagem em que ela entende e sempre o melhor caminho.

 

Conclusão

Como vimos, as estações do ano são períodos que dividem o ano de acordo com as características climáticas. Elas são definidas conforme a posição da Terra em relação ao Sol durante a translação.

Verão, outono, inverno e primavera são as 4 estações do ano no ocidente, adotadas por diversos países. E vale ressaltar que ensinar esse assunto na educação infantil é de suma importante, uma vez que está diretamente ligada a natureza.

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

 

Licenciamento e Gestão Ambiental

Michelly Moraes