(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Quando se fala em drenagem de solo já é possível inferir do que esse processo se trata: escoar, ou retirar a água presente no local. Entretanto poucos sabem porque fazer isso é importante e, muitas vezes, essencial na agricultura. Então, veja a seguir mais sobre o que é drenagem do solo, quais os tipos de drenagem existentes.

Acompanhe!

 

drenagem do solo

Figura: www.mundoecologia.com.br

 

Todo produtor agrícola está interessado em obter a melhor produtividade com a maior qualidade possível de seus cultivos. Isso significa que ele deseja plantações fortes, com frutos saudáveis e em grande quantidade visando aumentar o seu retorno financeiro.

Contudo, um dos maiores inimigos contra esse objetivo é o excesso de água no solo em terrenos sem drenagem agrícola.

Esse pode ter como origem na grande concentração de chuvas, irrigação irregular, elevado nível do lençol freático ou proximidade de grandes corpos d’água, como rios, lagoas e oceano. Neste artigo vamos falar tudo sobre a drenagem do solo.

 

https://agropos.com.br/pos-graduacao-solos-e-nutricao-de-plantas/

 

Afinal, o que é drenagem?

Drenagem do solo é caracterizada por ser um processo muito utilizado na agricultura para ajudar na plantação e trazer mais força e resistência ao terreno. Ela tem por foco a remoção do excesso de água da área destinada ao plantio, favorecendo a plantação e o cultivo no logo prazo.

A recomendação é que você faça a drenagem do solo se a capacidade natural do local não possibilite que isso seja feito de forma suficiente para a sobrevivência da plantação que será feita neste local.

A atenção ao estado em que se encontra o solo da sua propriedade é o que vai determinar o êxito desse processo, já que cada um tem o seu aspecto que o define e deve ser considerado no tipo de drenagem que irá ser utilizada em sua propriedade.

 

Drenagem de solo na agricultura

Implantação da drenagem do solo na agricultura foi um marco que trouxe muitos ganhos aos agricultores.

Quando o solo está com a drenagem em dia é muito simples de se ver, pois ele não apresenta alagamentos, a infiltração da água ocorre de forma fácil e sem demora.

 

Drenagem de solo na agricultura

Figura: acientistaagricola.pt

 

Segundo a Embrapa, a técnica da drenagem ajuda na recuperação da produção agrícola de solos como os semiáridos e áridos que fazem o uso de irrigação em suas produções.

 

Solos brasileiros

Antes de você entender o que é a drenagem do solo e os seus benefícios para sua produção, é importante conhecer os tipos de solos existentes no Brasil e as suas características básicas, pois isso interferirá no processo de drenagem de cada solo.

  • Solo argiloso: Tem uma grande capacidade de armazenamento de água e por ter uma consistência mais fina, quando ele recebe uma boa quantidade desse líquido fica com aparência compacta.
  • Solo Arenoso: Por ser um solo com característica porosa é altamente permeável pelas águas, porém o seu aspecto primário é ser um solo seco.
  • E Solo Humoso: Tem uma alta taxa de fertilidade, sendo o mais usado na agricultura. Além de possui muito material orgânico em decomposição.

Agora que você sabe as principais características dos terrenos brasileiros, é o momento de entender como funciona o processo de drenagem do solo.

 

 

Vantagens de fazer uma boa drenagem de solo

Quando feita de maneira adequada, ela é capaz de trazer importantes benefícios que refletem diretamente na produtividade e qualidade das lavouras. Confira os principais:

 

Aumento do potencial de rendimento

Os solos bem drenados maximizam as taxas de crescimento e desenvolvimento da cultura, garantindo que os nutrientes necessários, oxigênio e oligoelementos sejam disponibilizados para a planta através do solo.

 

Melhoria na qualidade do solo

Além dos benefícios acima, a drenagem melhora a qualidade do solo de maneira geral. Outros importantes benefícios podem ser notados no controle da salinidade, recuperação de solos alcalinos ou salinos e redução da perda de nutrientes pelo processo de lixiviação.

 

Maior eficiência na aplicação de sementes e insumos

As aplicações de sementes, fertilizantes e outros insumos representam uma proporção substancial dos custos totais gerais de crescimento da maioria dos sistemas de cultivo convencionais modernos.

Para funcionar bem, esses insumos precisam de solos e cobertura vegetal consistentes e estáveis ​​para maximizar seus benefícios. Ou seja, o solo precisa estar bem drenado e sem excesso de água para não comprometer a eficácia das sementes e produtos.

 

Prevenção da erosão

Ao direcionar o excesso de chuva e escoamento da irrigação para valas e canais de drenagem alinhados e estabilizados, é possível limitar a erosão do solo. Como a combinação de erosão eólica e hídrica favorece a perda do solo, é essencial limitar essa perda o máximo possível.

A erosão faz mais do que apenas remover o volume de solo. Também desestabiliza estradas, encostas e margens de lagoas e canais de irrigação. Portanto, a drenagem do solo também é uma alternativa para evitar que esses problemas aconteçam.

 

Facilidade no uso de maquinários

Os solos úmidos se tornam inacessíveis para máquinas agrícolas porque o equipamento pode acabar ficando preso no solo.

Ter solos bem drenados permite que os equipamentos agrícolas operem de maneira eficiente e, portanto, reduz o consumo de diesel e a probabilidade de operações de resgate caras para recuperar o maquinário.

 

Solos no Brasil

 

Otimização de operações

Solos bem drenados permitem que os campos sequem mais rapidamente após períodos de chuvas excessivas ou prolongadas.

A aplicação de fertilizantes, bem como operações de perfuração e colheita, precisam acontecer dentro de uma janela de trabalho muito pequena, a fim de maximizar o potencial da colheita. A drenagem de terras agrícolas facilita que isso aconteça.

 

Tipos de drenagem de solo

Para que você saiba a melhor forma de realizar esse trabalho em sua propriedade, é necessário que seja feito um acompanhamento com um profissional da área como um agrônomo. Existe na agricultura dois tipos de drenagem do solo. Vamos conferir cada um?

 

Drenagem superficial

Consiste no escoamento das águas que se acumulam à superfície do terreno. Para tal o terreno deve ser regularizado (criando-se para tal um declive constante).

 

Drenagem superficial

Figura: www.sptubos.com.br

Devem ser criadas valas para o escoamento da água acumulada, aumentar a secção de pontes e aquedutos e limpar, alargar e aprofundar as linhas de água.

 

Drenagem Subterrânea

Enquanto a drenagem subterrânea é recomendada quando o produtor rural precisa fazer um controle da quantidade de água presente no lençol freático sem prejudicar a plantação.

 

Drenagem Subterrânea

Figura: www.techduto.com.br

 

Dentre os dois tipos mais utilizados de drenagem, a técnica mais utilizada é a implementação do geotêxtil e do tubo dreno corrugado de pead.

 

Como fazer a drenagem do solo?

Depois de entender os tipos de drenagem que você pode executar em sua propriedade, é preciso compreender a forma que são feitas para que possa observar esse processo com a ajuda do profissional que te acompanha.

A drenagem superficial do solo é feita a partir da abertura de valas ou de canais para que o excesso de água seja retirado. Esse excesso de água pode ser causado por diversos fatores como chuvas intensas, baixo nível de infiltração do solo, dentre outros.

 

Drenagem do solo1

Figura: ampeng.com.br

 

A drenagem subterrânea exige tubos de drenagem para que seja controlado o fluxo de líquido para as valas principais.

No momento em que você for fazer o processo de drenagem no solo da sua propriedade é preciso levar em consideração qual o tipo de terreno da sua propriedade e o nível de água que ele possui.

 

Conclusão

Neste artigo falamos tudo sobre a drenagem do solo e a sua importância na agricultura. A drenagem do solo é um processo capaz de aumentar a capacidade de produção de sua terra e é muito utilizado na agricultura para a aumentar a saúde da cultura e dos alimentos.

Por ser complexo é preciso que você não se esqueça de ser acompanhado por um profissional experiente para conduzir toda a drenagem.

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

  Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

Michelly Moraes