fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Falar em tecnologia na agricultura já não é exatamente uma novidade. Novas soluções têm chegado ao mercado todos os dias, trazendo mais agilidade, eficiência e competitividade para os agricultores. Neste post iremos mostrar as principais tecnologia utilizadas no campo.

Acompanhe!

 

Tecnologia no Campo

 

É evidente que as mudanças, quando pensamos e observamos a presença da tecnologia no campo, trouxeram muito mais facilidade para o empreendedor rural.

Economizando gastos, hoje, ele é capaz de produzir com qualidade e eficiência, garantindo uma produção sem desperdícios.

Hoje, já é possível utilizar nas plantações equipamentos sofisticados como drones, robôs, softwares ou sensores de raios infravermelhos.

Esses recursos auxiliam o agricultor a incrementar a agricultura sustentável, que respeita o meio ambiente e seus recursos naturais. Por isso, neste artigo, reunimos cinco tecnologias para agricultura que podem ser úteis no seu dia a dia.

 

Importância da Tecnologia no campo

A tecnologia no campo é um dos principais fatores para o sucesso de um fazendeiro. Produtores que ainda têm preconceitos com máquinas, computadores e sistemas automatizados perdem espaço facilmente para competidores.

Já se foi a época em que os fazendeiros ficavam à mercê de achismos ou previsões infundadas. Com as ferramentas e as soluções corretas, é possível, por exemplo:

  • monitorar o tempo de manutenção das máquinas;
  • ter mais certeza em relação ao clima;
  • controlar ervas daninhas.

Dessa forma, é essencial adotar medidas inovadoras, que garantem a qualidade da produção e aumentam a segurança do trabalhador. Atualmente, é possível aplicar a tecnologia no campo em todas as etapas, do preparo do solo até a distribuição.

 

Pós-Graduação em Geoprocessamento e Gestão Ambiental

 

Como a tecnologia no campo evoluiu?

A partir da Primeira Revolução Industrial, as máquinas começaram a ganhar cada vez mais espaço nas empresas. Como era necessário ter uma produção em larga escala, elas também foram utilizadas no campo, mecanizando processos.

Com o passar do tempo, tratores, semeadeiras e colheitadeiras foram introduzidas no dia a dia de inúmeras fazendas. Além de melhorar a qualidade dos produtos, a tecnologia no campo foi fundamental para atender às demandas dos consumidores.

Hoje em dia, existem softwares e aplicativos que podem ser utilizados no controle de qualidade de diversas culturas. E não para por aí.

 

Os benefícios da tecnologia no campo

Veja abaixo quais são as principais vantagens do uso da tecnologias no campo:

 

Capacidade de planejamento e antecipação

Em vez de depender do clima para plantar e colher, agora é possível saber a hora certa de plantar, manejar, colher e mesmo vender os produtos obtidos no campo. Assim, os produtores conseguem planejar melhor as safras.

 

Checklist agrícola

 

Acompanhamento em tempo real

Soluções de satélite, drones e softwares permitem que diferentes culturas sejam acompanhadas em tempo real.

Dessa forma, grandes espaços de plantio podem ser visualizados na tela de um celular, tablet ou computador, com uma análise de dados completa de itens como condições de solo, germinação, qualidade das sementes etc.

 

Ganho de produtividade

A agricultura exige manejo que ofereça muita produtividade para garantir a sustentabilidade dos negócios. Com a tecnologia isso é ainda mais possível, já que recursos como automação permitem mais agilidade no plantio e na colheita, por exemplo.

 

Possibilidade de projeções

Com os dados analisados, é possível fazer gráficos para traçar tendências de produção. Dessa forma, os agricultores podem estimar o volume de suas safras na próxima colheita, ou outros prazos, e isso permite o planejamento das finanças e a antecipação de diferentes situações.

 

Agilidade no manejo agrário

Não é mais preciso esperar a época de chuvas para irrigar a plantação, ou aguardar a seca terminar para começar a plantar.

 

Tecnologias de geoprocessamento aplicadas no monitoramento e manejo de plantas

 

Acesso a novidades e tendências

Uma revolução tecnológica está acontecendo e traz diferentes possibilidades para a agricultura.

Assim, com essa tecnologia e conectividade, um número cada vez maior de pessoas pode conhecer práticas e tendências que estão mudando realidades no Brasil e no mundo.

 

Principais Tecnologias utilizadas no campo

Novas tecnologias estão sendo apresentadas a todo momento para o mundo do agronegócio, dentro e fora do campo, acompanhando as tendências de consumo e produção. Conheça essas tecnologias:

 

Drones

O uso de drones é uma ajuda que vem do céu para o agricultor literalmente. Esse equipamento tem uma câmera acoplada e sobrevoa a plantação para captar imagens e gerar informações. Dessa forma, é possível ter um controle melhor do nível de irrigação e a incidência de pragas.

 

Tecnologias no campo - Drones na Agricultura

 

Os drones podem sobrevoar a propriedade mais de uma vez ao dia por meio de um controle remoto. Com a integração a um software, o agricultor recebe essas imagens e pode tomar as melhores decisões para a sua lavoura.

O controle de focos de incêndio e a demarcação das áreas férteis também são benefícios dessa tecnologia.

 

GPS Agrícola

O GPS agrícola não só facilita o trabalho do agricultor, mas também faz com que esse esforço seja mais preciso e com que os resultados sejam melhores.

 

Tecnologias no campo - GPS na Agricultura

 

Essa tecnologia de satélite, pioneira para a agricultura de precisão, permite com que o produtor ligue seu trator e comece a trabalhar literalmente a qualquer momento.

Vale lembrar que o GPS, que significa Sistema de Posicionamento Global, já não é a tecnologia mais avançada no que diz respeito à localização.

 

Tratores, adubadoras, colhedoras de café ou pulverizadores

Guiados por geolocalização e controlados remotamente por meio de software para agricultura de precisão.

 

Sensores na Agricultura

O sensoriamento remoto (SR) é caracterizado como sendo uma técnica para obtenção de informações de um objeto ou uma área sem a necessidade de contato físico com o mesmo, com essa coleta de informações sendo indireta e ocorrendo muitas vezes à longas distâncias.

 

Tecnologias no campo - Sensoriamento Remoto

 

Realizam o diagnóstico de variabilidade do solo (identifica porções com manchas, compactação, fluxo de pragas, diferenças climáticas e até erro no manejo de insumos).

 

Robótica na Agricultura

A robótica na agricultura é um ramo que lida com a fabricação e utilização robôs no campo obtendo precisão nos resultados, maior rapidez na produção, aumento de rendimento operacional, eficiência e baixo custo de mão de obra.

 

Tecnologias no campo - Robótica na Agricultura

 

Big Data

O Big Data é frequentemente visto como uma combinação de tecnologia e análise que pode coletar e compilar novos dados e processá-los de uma maneira mais útil e oportuna para ajudar na tomada de decisões.

A mineração de dados é o processo de computação de descoberta de padrões em grandes conjuntos de dados, envolvendo métodos na junção de inteligência artificial, estatísticas de Machine Learning e sistema de banco de dados.

 

Internet das Coisas – IoT

Toda essa tecnologia em equipamentos, dispositivos e aplicativos é permeada com um elemento-chave: a conectividade.

A internet gera uma rede de informações úteis para o produtor, que consegue integrá-las e analisá-las em tempo real.

Dados como situação do solo e das pastagens, localização geográfica, previsões meteorológicas, atividade das máquinas agrícolas etc. são controlados na palma da mão do produtor, que também consegue agir estrategicamente com mais rapidez.

 

Conclusão

Podemos dizer que a tecnologia assume um papel primordial para a evolução da agricultura brasileira. Vivemos em um mundo em plena transformação. Os avanços da tecnologia no campo nas últimas décadas impulsionaram mudanças profundas.

Hoje em dia, para garantir produtividade e qualidade em seus serviços, é preciso estar sempre antenado às novidades e usá-las adequadamente.

Pensar nas possibilidades cada vez mais práticas de se trabalhar com agricultura, considerando a tecnologia no campo como uma aliada.

 

Pós-Graduação em Geoprocessamento e Gestão Ambiental

Michelly Moraes