fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

O GPS foi, por muito tempo, considerado um item de luxo que somente carros de alto padrão ou modernos smartphones tinham. Porém, hoje em dia, esse sistema tem grande importância para o agronegócio mundial, principalmente com o tão falado GPS agrícola. Neste artigos vamos mostrar os benefícios do GPS agrícola e os mais utilizados no setor.

Venha Comigo!

 

GPS AGRICOLA

 

A agricultura tem forte representatividade no Brasil, é responsável por grande parte da pauta de exportação e do saldo da balança comercial. Portanto, é constante a busca por alternativas que proporcionem melhorias no desenvolvimento e na gestão das atividades.

O Uso de GPS na agricultura tem se tornado cada vez mais comum, a tecnologia (Global Positioning System) e os equipamentos desenvolvidos, possibilitam a localização de qualquer indivíduo no planeta, com uma precisão muito grande.

Existem diversas marcas e modelos de receptores no mercado. E mais, são modelos portáteis, que podem ser menores do que um aparelho celular. Então, eles recebem e decodificam os sinais dos satélites, são verdadeiros computadores e apresentam várias funções.

 

Pós-Graduação em Geoprocessamento e Gestão Ambiental

 

O que é o GPS agrícola e como ele funciona?

O GPS é a sigla de Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. Esse sistema fornece ao aparelho receptor em solo (um celular, um tablet, um aparelho de GPS automotivo ou um GPS agrícola), sua posição geográfica e a hora certa na região.

Para funcionar bem, o receptor deve estar no alcance de pelo menos três satélites de posicionamento para que os dados sejam fornecidos. Além do mais, sua precisão aumentará se quatro ou mais satélites puderem ser acessados.

 

GPS agrícola

Esse sistema permite monitorar desde os funcionários até veículos e equipamento. Permite também realizar navegação, medir áreas, determinar pontos (coordenadas), armazenar dados, entre outras funções essenciais, sempre com maior exatidão e eficiência.

GPS Agrícola

 

Toda a coleta dessas informações permite também a criação de arquivos de performance e KPIs (Key Perfomance Indicators). Estes arquivos serão utilizados para a formulação de novos planos de ação ou melhorias, sempre com foco no aumento da eficiência.

 

Como o GPS pode auxiliar na prática da agricultura

Confira a seguir 4 benefícios que podem ser alcançados através da utilização do GPS agrícola:

 

Planejamento agrícola

O uso do GPS Agrícola está relacionada à maior capacidade de planejamento da atividade agrícola. Ao utilizar os dados do aparelho, relativos às características do solo e da lavoura, o agricultor pode planejar a atividade agrícola de modo a obter os melhores resultados.

 

Tecnologias de geoprocessamento aplicadas no monitoramento e manejo de plantas

 

Os dados coletados servem também de base para o planejamento de como e quando determinada operação será realizada, tornando todas as atividades mais baratas e precisas.

Dessa forma, é possível reduzir perdas na safra, garantir a colheita e evitar o amassamento da cultura nessa e em outras operações. Permite também que sejam levantados dados de forma contínua sobre a produtividade de toda a lavoura, detectando pontos que podem ser melhorados.

 

Rastreamento

A função básica do GPS é mostrar a localização de uma pessoa ou equipamento em qualquer lugar no mundo. Portanto o primeiro benefício que esta tecnologia permite é o rastreamento de máquinas ou funcionários.

Através do GPS agrícola é possível monitorar todos os funcionários, verificando se estão realizando as suas tarefas corretamente. Ele permite também rastrear veículos e equipamentos praticamente impossibilitando roubos ou furtos no negócio e diminuindo o tempo de procura por máquinas na plantação.

Um detalhe importante desta tecnologia é que por meio dela pode-se acompanhar a máquina ou funcionário ao desempenhar as suas atividades.

 

Precisão na amostragem do Solo

A utilização do GPS Agrícola permite que o agricultor possa coletar os melhores dados com grande precisão. Com isso, será possível determinar a variabilidade do solo e estudar se determinado talhão é o mais recomendado para a plantação de uma cultura.

 

Checklist agrícola

 

Uso do GPS em máquinas agrícola

Em máquinas agrícolas, o benefício mais claro do sistema é a possibilidade de elaborar mapas mais detalhados da lavoura, com base em amostras do solo georreferenciadas e outras informações relevantes, como locais que já registraram ocorrência de pragas. O uso de GPS em máquinas agrícolas permite:

  • Reduzir a redundância do trajeto das máquinas na lavoura
  • Localização das Máquinas Agrícolas
  • Pulverizações aplicadas de forma específica

 

GPS Agrícola

O AgriBus-NAVI é um aplicativo de orientação GPS/GNSS instalado em máquinas e veículos agrícolas, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores automotores, para ajudar a manter seu trabalho direto no campo.

 

AgriBus- Navi

 

Consultando a tela enquanto trabalha, você pode garantir que o trabalho agrícola seja reto e com espaçamento uniforme em um campo grande.

AgriBus-AutoSteer: Opções de direção automática que podem ser adaptadas.

 

GPS agrícola Farmpro

Com o GPS Agrícola Farmpro você reduz, e muito, os gastos com insumos, principalmente quando usado com um pulverizador, pois o GPS pinta na tela os locais onde os insumos foram aplicados, evitando pulverizar a mesma área duas vezes ou deixar alguma área sem aplicar.

GPS agrícola Farmpro

(Fonte:  Farmpro, 2021)

 

Você apenas informa o tamanho do seu implemento e o GPS pinta na tela com a largura informada. Lembrando que existem várias marcas, modelos e produtos no mercado além desses. Para escolher você deve determinar qual é o melhor para sua necessidade e propriedade rural.

 

GPS agrícola Seggna

Empresa brasileira que investiu em GPS nacional para auxiliar na agricultura de precisão. Hoje, os aparelhos estão a partir de R$ 4.800.  Esse GPS atende grandes e pequenos produtores.

GPS agrícola Seggna

(Fonte: Seggna, 2021)

 

Importância da capacitação dos produtores rurais

Conforme observamos, a utilização do GPS na agricultura de precisão proporciona diversas vantagens.

No entanto, para melhor uso da ferramenta pelos agricultores e profissionais da área é imprescindível a busca constante por treinamento e capacitação. A exatidão do sistema vai depender de vários fatores, dentre eles:

  • Configuração do sistema durante o posicionamento para uso
  • Frequência do sinal recebido pelo GPS
  • A configuração do receptor
  • Funcionário bem treinado

Conclusão

Como vimos, o GPS é considerado uma das ferramentas mais adotadas na atualidade, pois permite que agricultores consigam obter bons resultados para o aumento da produtividade agrícola.

O monitoramento agrícola realizado por meio desse tipo de sistema possibilita ao produtor utilizar informações mais detalhadas sobre determinada área que o farão tomar as decisões mais assertivas para a plantação e um melhor gerenciamento do negócio.

 

Pós-Graduação em Geoprocessamento e Gestão Ambiental

Michelly Moraes