(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

sustentabilidade ambiental

 

Devido ao aumento da preocupação com questões como as mudanças climáticas, a utilização e a preservação dos recursos naturais e, ainda, o desenvolvimento das tecnologias limpas e de uma cultura de consumo consciente, a sustentabilidade ambiental tem se tornado o assunto da vez. Por isso hoje viemos te falar sobre pós-graduação ambiental para trabalhar com sustentabilidade .

Nesse cenário, cresce também a demanda por profissionais que sejam especialistas no tema, abrindo portas para boas e diversificadas oportunidades de trabalho em diferentes tipos de empresa.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça as possibilidades de carreira no segmento. Listamos os principais cursos de pós-graduação ambiental para quem quer se especializar e garantir um bom diferencial para o currículo. Confira!

 

1. Planejamento e Gestão da Arborização Urbana e do Paisagismo

 

A pós-graduação em Planejamento e Gestão da Arborização Urbana e do Paisagismo tem como objetivo desenvolver uma visão mais estratégica e habilidades que permitam ao profissional gerir um município de forma eficaz e ambientalmente responsável, além de apresentar e implementar propostas com foco na sustentabilidade.

Para isso, as disciplinas apresentam estudos de caso, conteúdos que englobam o conceito de sustentabilidade, sua relação com a sociedade, perspectivas de mercado e mudanças globais, além de oferecer ferramentas que permitem aplicar os conhecimentos adquiridos na gestão das cidades.

 

pós-graduação em arborização e paisagismo

 

2. Licenciamento e Gestão Ambiental

 

A preocupação crescente com os impactos das empresas, no meio ambiente, as leis ambientais cada vez mais rígidas, bem como a evolução da inquietação da sociedade a respeito da responsabilidade ambiental tem potencializado o número de processos de licenciamento ambiental no Brasil.

Atualmente, os procedimentos de licenciamento ambiental estão sendo descentralizados, o Estado e Município têm ingressado nessas atividades, criando forte demanda por profissionais qualificados.

 

pós-graduação em licenciamento ambiental

 

3. Geoprocessamento e Gestão Ambiental

 

A necessidade humana em adquirir informações e conhecimentos sobre a distribuição geográfica dos recursos naturais sempre foi uma constante no desenvolvimento das diversas civilizações.

Com o desenvolvimento tecnológico, normal em todo processo de desenvolvimento, surge o geoprocessamento como importante ferramenta para auxiliar no tratamento das informações geográficas e, assim, favorecer melhores análises e interpretações de dados ambientais que influenciam diretamente as tomadas de decisões em diversas áreas ligadas às ciências naturais e da Terra.

 

Pós-graduação em Geoprocessamento

 

4. Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos

Com foco especificamente voltado à questão hídrica na agronomia, a pós em Irrigação e Gestão de Recursos Hídricos envolve disciplinas como irrigação, gestão de águas urbanas e recursos hídricos, barragens e reservatórios, além de conhecimentos sobre a legislação específica da área.

Dessa forma, os profissionais estarão habilitados a desenvolver projetos ligados à qualidade da água utilizada na irrigação, bem como o uso consciente e o reaproveitamento desse recurso na agroindústria.

 

5. Silvicultura

 

Como o próprio nome indica, a pós-graduação em  Silvicultura tem como objetivo preparar o profissional para atuar no manejo de florestais, além de garantir a sustentabilidade dos ecossistemas florestais.

Para isso, reúne disciplinas que apresentam conteúdos atuais sobre a situação das florestas, a legislação vigente para o segmento, bem como as estratégias para permitir um uso sustentável dos recursos por parte das indústrias.

 

 Silvicultura de precisão

 

6. Construções Sustentáveis e Ecourbanismo

 

Voltada aos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, o curso Construções Sustentáveis e Ecourbanismo tem o objetivo de promover o estudo e o desenvolvimento de projetos de construções sustentáveis — ecovilas, bairros e cidades ecológicas —, levando em consideração os novos contextos ambientais, econômicos e culturais.

Para isso, a grade curricular engloba conhecimentos de gestão de águas urbanas, resíduos e energias renováveis, assim como tecnologias sustentáveis em bioarquitetura e ecourbanismo.

 

7. Gestão Ambiental de Empresas

 

Com foco nos profissionais que atuam na área administrativa em grandes, médias e pequenas organizações, a pós-graduação em Gestão Ambiental de Empresas traz conhecimentos essenciais para o dia a dia dos empresários, como auditoria, certificação, legislação e responsabilidade corporativa.

Assim, é possível capacitar os alunos para ocupar cargos de liderança, implementando e acompanhando projetos de sustentabilidade com sucesso em suas companhias, independentemente de seu segmento de atuação no mercado.

ligamos para você AgroPós