fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Saber quanto dura o ciclo da soja é algo indispensável para o planejamento da safra, assim como estar ciente dos principais fatores que podem atrasar seu ciclo. Neste post vamos abordar tudo que precisa saber.

Acompanhe!

 

ciclo da soja em dias

 

O Brasil é um país com elevado potencial produtivo de soja, fruto das pesquisas realizadas no passado que levaram à adaptação da cultura a condições favoráveis para a sua produção.

Isso faz com que a soja tenha a maior área plantada entre os grãos e o Brasil seja o maior produtor da leguminosa atualmente.

Embora possua sistema de produção já estabelecido para soja no país, o produtor deve estar atento a todas as etapas de condução da lavoura para obter elevadas produtividades. Neste post vamos abordar tudo sobre o ciclo de soja em dias.

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

 

O que é o ciclo da soja?

ciclo da soja envolve tudo o que acontece com a planta desde o momento em que é plantada até a sua maturação plena. O modelo de ciclo mais utilizado hoje em dia foi proposto por dois pesquisadores, Fehr e Caviness, em 1977.

Esse modelo propõe a divisão do ciclo da soja em dois estádios: vegetativo e reprodutivo, sobre os quais falaremos mais adiante neste artigo. Cada um desses estádios tem as suas subdivisões.

Para que uma lavoura seja classificada em um desses estádios, é preciso que pelo menos 50% das plantas estejam na mesma fase. Esse padrão foi determinado porque pode ocorrer variação na velocidade de crescimento das plantas dentro de uma mesma área.

 

Importância da Soja no Brasil

A soja é o grão mais produzido no país e vem ganhando cada vez mais espaço devido sua rentabilidade, sendo uma commodity agrícola de grande importância para o Brasil.

 

Cultura de Soja

 

Na safra 2020/21 área com soja foi de 38,5 milhões de hectares e com produção recorde de 135,4 milhões de toneladas, representando incremento de 8,5% em comparação à safra passada, segundo a Conab.

Isso mostra o quanto esse grão é importante para a agricultura do país e é no plantio que se inicia o processo para se ter sucesso na colheita de soja.

Melhorar o processo de plantio pode alavancar a produtividade. Para te ajudar com a plantação de soja, conheça sobre a planta e o ciclo da cultura.

 

Etapas de desenvolvimento

O modelo de ciclo da soja mais utilizado hoje em dia propõe que esse ciclo ocorra em duas etapas de desenvolvimento: vegetativa e reprodutiva. É importante dizer que, para que uma lavoura esteja classificada em uma das etapas mencionadas, no mínimo 50% das plantas devem estar na mesma fase.

 

Dano causado pela ferrugem da soja.

 

Etapa Vegetativa

Na fase vegetativa, podemos dividir o desenvolvimento da soja em estágios chamados VEVCV1V2V3 e Vn. Em VE e VC, dizemos que a planta está em estado de emergência e de cotilédone, isso significa que os cotilédones estão acima do solo, formando um ângulo de pelo menos 90º com seus hipocótilos.

VC representa a fase em que esses cotilédones já estão abertos e expandidos. Assim, partimos para as fases numeradas a partir do desenvolvimento das folhas nos nós superiores.

Usa-se o V seguido de um número, que vai representar a quantidade de nós. É chamado de Vn o último estágio dessa fase, e a letra “n” representa o número do último nó.

 

Fase Vegetativa da Soja

 (Fonte: Dekalb, 2021).

 

Etapa Reprodutiva

Passando para a fase reprodutiva, veremos o período de florescimento e maturação da planta. Aqui, usamos a letra R para denominar as subdivisões, indo de R1 a R8.

 Em R1 e R2, a planta começa florescer. Já em R3 e R4, acompanhamos o desenvolvimento da vagem. R5 e R6 representam o desenvolvimento do grão, e em R7 e R8 temos a maturação da planta.

 

Quanto tempo dura o ciclo da soja em dias?

O ciclo da soja em dias vai variar de acordo com a região. Existe uma estimativa que define esse período entre 100 e 160 dias, mas é importante ter em mente que esses números não são uma regra.

Graças à grande variedade de cultivares, não é possível prever com certeza. Por isso, não se preocupe se o ciclo da sua plantação durar mais ou menos que a estimativa.

O importante é compreender todo o processo e tomar os devidos cuidados para garantir o sucesso de sua safra.

 

Fatores que afetam o ciclo

O ciclo da soja em questões de duração é importante ser pontuado que tal característica é resultante do balanço da interação genótipo-ambiente.

Mas de modo geral a soja se desenvolver bem em ambientes de temperaturas mais elevadas, na faixa de 20ºC a 30ºC, sendo o ideal mais próximo de 30ºC.

Apresenta uma exigência hídrica que pode variar de 450 a 800 mm/ciclo. Onde condições de falta de água compromete severamente a produção, principalmente se ocorrer no momento do enchimento dos grãos.

 

Ciclo da Soja

 

Ou fator ambiental importante para a cultura da soja se desenvolver bem são dias de períodos de luz mais curtos.

Onde cada material genético de soja vai apresentar um fotoperíodo crítico, que acima desse limite o florescimento da será planta atrasado.

Assim como temperaturas fora da faixa ideal, ≤ 10ºC ou > 40ºC, faz com que a planta atrase o florescimento e também comprometer a qualidade dos grãos.

 

 

Etapas do cultivo da soja

A primeira etapa do cultivo da soja é a preparação do solo. Escolha um local espaçoso, com solo rico em nutrientes e lembre-se de eliminar resquícios de plantações anteriores. Depois, partimos para a adubação, que deverá fortalecer sua plantação.

Depois de cuidar do solo, você deverá fazer a semeadura dos grãos. O ideal é manter um espaçamento de 60cm entre os canteiros, e 45cm nos cultivares precoces. Além disso, você pode preencher cada cova com até 3 sementes.

 

Plantação de soja

(Fonte: Giometti, 2019)

 

Uma etapa fundamental é a manutenção. Preocupe-se em acompanhar sua plantação diariamente, se atentando principalmente a possíveis infestações de pragas e outros problemas que podem afetar o plantio. Invista também na irrigação da área, já que não podemos contar apenas com as chuvas para isso.

Depois de todo esse processo, você pode enfim realizar sua colheita. Tenha em mente que o momento ideal para a colheita de soja é quando os grãos apresentam um teor de 15% a 16% de água.

 

Conclusão

cultura da soja certamente está entre a produção de grãos mais promissora que temos atualmente no país. Não é por menos que o Brasil tem sido o maior produtor mundial de soja há alguns anos.

Saber quanto dura o ciclo da soja é algo indispensável para o planejamento da safra, assim como estar ciente dos principais fatores que podem atrasar seu ciclo.

Espero que após a leitura desse artigo ficou mais esclarecido que para saber e entender o ciclo da soja vai depender da soma de vários fatores.

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

Michelly Moraes
Últimos posts por Michelly Moraes (exibir todos)