(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

Sabemos que a atividade agrícola é essencialmente dependente das condições climáticas e, por isso, para produtores e profissionais da área, ter acesso à previsão do tempo é algo primordial. No entanto, durante muito tempo, ter acesso aos dados climáticos no momento oportuno nem sempre era possível. As informações referentes à meteorologia ficavam restritas à divulgação pelos grandes meios de comunicação e nem sempre eram referentes às áreas de interesse do produtor.

Felizmente, a tecnologia avançou muito e, hoje, essa realidade já é diferente. Com maior uso da internet e formas alternativas de comunicação, ter acesso a informações referentes ao clima e à previsão do tempo se tornou muito fácil. Assim, o responsável pela produção pode optar por ter um sistema de monitoramento próprio, baseado nas características de sua propriedade. Ou, então, utilizar programas de computador, ou aplicativos de celular, opção essa que é mais acessível. Inegavelmente, não é de hoje que os aplicativos de celular transformam a rotina das pessoas.

E, no campo, algumas alternativas desenvolvidas especialmente para monitorar o clima são essenciais para o manejo e a tomada de decisões acertadas. Pensando nessa relevância, separamos neste artigo, alguns aplicativos para monitorar o clima que todo profissional que trabalha no campo precisa conhecer. Vamos lá?

  1. INMET Tempo e Clima 

O INMet – Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil é uma das referências quando o assunto é monitoramento do clima e previsão de eventos meteorológicos em todas as cidades, nas cinco regiões do Brasil. Gratuito, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, com este aplicativo você tem acesso a todas as informações essenciais sobre o tempo e o clima. Além disso, também fornece a previsão do tempo para os próximos cinco dias e informações sobre precipitação, temperatura e umidade. Também é possível visualizar as imagens dos satélites meteorológicos, que são atualizadas a cada 15 minutos. Dessa forma, todos os dados contidos nos alertas emitidos pelo instituto são replicados no aplicativo, o que faz da ferramenta confiável e essencial para a tomada de decisão no campo.

Leia também: Por que usar a meteorologia no Agronegócio? Saiba agora mesmo!
Leia também: Tecnologia no agronegócio: 5 tendências que você precisa conhecer
Leia também: Espectroscopia facilita a caracterização química de matrizes do agronegócio brasileiro

  1. Climatempo 

O Climatempo é uma empresa brasileira que oferece serviços meteorológicos há mais de 30 anos. Atualmente, gratuito, em língua portuguesa e disponível para celulares Android e iOS, é um dos aplicativos para monitorar o clima mais baixados pelos brasileiros. Esse aplicativo é uma ótima ferramenta para o campo uma vez que, com ele você pode acompanhar de forma simples e intuitiva, condições atuais do tempo, inclusive na própria tela inicial do celular. Além de oferecer a previsão do tempo por hora, permite fazer a previsão para os próximos 14 dias, em cada período do dia, trazendo informações sobre a quantidade estimada de chuvas e a umidade relativa do ar. Vale lembrar que saber esses dados com antecedência pode ser decisivo para realizar algum procedimento na cultura ou mesmo realizar a colheita com segurança. Para isso, o Climatempo utiliza imagens de satélite localizados em todo Brasil e registram núcleos de tempestades com análises de meteorologias, garantindo a confiabilidade.

  1. AccuWeather

O aplicativo AccuWeather é disponibilizado pela empresa de mesmo nome que, de origem estadunidense, presta serviços de previsão do tempo em todo o mundo. É também gratuito, possui a versão em língua portuguesa e possui exibição da primeira tela do celular de informações como condição e temperatura atual e também a sensação térmica. Nesse aplicativo também é possível encontrar um resumo dos próximos dias com indicação se o tempo será chuvoso ou agradável e informações como umidade, índice UV, velocidade e direção do vento, nebulosidade, ponto do orvalho, pressão e visibilidade. Você pode adicionar a sua cidade como favorita e fazer o monitoramento por hora ou verificar a previsão do tempo para os próximos 15 dias. Outra vantagem desse aplicativo é que, de posse de dados importantes sobre algum evento climático, como uma tempestade, você pode compartilhar com os colegas, alertando sobre os perigos.

Viu só como existem aplicativos para fazer previsão do tempo que são imprescindíveis para o agronegócio? Afinal, ao acompanhar os eventos meteorológicos, você consegue se antecipar, planejar as ações de manejo e obter ainda mais lucro!

Quer ficar por dentro de mais dicas relacionadas ao mundo do agronegócio? Então continue ligado aqui no Blog! Se você tem um amigo que pode gostar dessa informação, compartilhe esse artigo com ele!

Janaina Campos
ligamos para você AgroPós