Acácia mangium: entenda o que é e para que serve!

De antemão, sabemos que a Acácia mangium é usada para produção de celulose, madeira, combustível, quebra-vento, etc. Essa espécie florestal tem forte viés comercial devido a sua rusticidade, rapidez de crescimento, além de ser nutrificadora. Se quer saber mais sobre essa espécie, neste post vamos falar tudo que você precisa saber.

Venha Comigo!

 

Acácia mangium: entenda o que é e para que serve!

 

Acácia mangium

Primeiramente, a Acácia mangiumwilld é integrante da família mimosaceae e é uma espécie natural da Austrália, Papua Nova Guiné e Indonésia. Usam sua madeira na produção de celulose e móveis.

O poder calorífico da espécie (4.800 kcal/kg) torna-a adequada para a produção de energia. Sendo quatro vezes mais eficiente que o uso de madeira de espécies nativas como o tradicionalmente empregado em olarias e fornos no Amazonas.

A Acácia é utilizada, além disso, como forrageira, árvore ornamental e como corta-fogo e também para a produção de mel e adesivos.

Atualmente, tem sido uma das espécies mais plantadas em países do sudeste asiático. A área de plantio, no Brasil, é estimada em cerca de 10 mil ha, para uso como celulose e energia. Se você ainda não está habituado ao nome de Acácia mangium. Saiba que ela também tem seus apelidos, mais conhecidos, como:

  • Acácia-Australiana;

  • Cássia;

  • Ou, simplesmente, Acácia.

 

 

A Acácia mangium é nativa do norte do Estado de Queensland, na Austrália, além de Papua Nova Guiné e das ilhas de Irian Java e Molucas, na Indonésia. Sua área de distribuição abrange latitudes entre 1° e 19° S, e as principais populações encontram-se a uma altitude que varia desde o nível do mar até os 100 metros, com um limite superior conhecido de 720 metros.

No Brasil, a espécie se desenvolve bem em solos secos, com baixa a média fertilidade, que possuam baixo nível de alumínio, sendo ideal que o solo não contenha alumínio.

Em termos de características, a Acácia mangium é uma árvore de grande porte, podendo atingir até 30 metros de altura. Seu tronco é reto, podendo representar metade da altura total da árvore. A cor do tronco é cinza-pardo e possui casca saliente.

Além disso, seus ramos são finos, horizontais e espaçados, formando uma copa ovalada com folhagem densa. Organizam-se as flores da Acácia mangium em espigas soltas de aproximadamente 10 centímetros de comprimento, podendo ser solitárias ou agrupadas.

Os frutos da espécie são do tipo vagem, geralmente espiralados ou torcidos, de coloração marrom, curtos e com sementes pretas, pequenas, pendentes e lineares. Contudo, é importante observar que a Acácia mangium é uma espécie invasora cujas sementes se propagam com grande facilidade.

Qual o valor das mudas da Acácia mangium ?

As mudas da Acácia mangium crescem 32 centímetros por mês e, quando o plantio é planejado. Ela pode facilmente ser intercalada com outras espécies, como feijão, milho, arroz, soja, etc.

O preço são os mesmos praticados em toda região brasileira, ultrapassando os 500 reais por m³.

 

Características da madeira

A madeira da Acácia mangium apresenta densidade básica que varia de 420 a 500 kg/m³, considerada dura, de cerne marrom-claro e alburno creme-claro. Podendo ser facilmente serrada, aplainada, polida, colada, pregada e receber tratamento preservativo como o CCA para aumentar sua durabilidade em contato com o solo.

Destinam principalmente o aproveitamento da madeira para polpa de celulose. Porém, a espécie possui aptidão para a produção de moirões, construção civil, além de possibilitar a produção de carvão e outros produtos, como MDF, aglomerados e compensados.

Na forma natural, utilizam amplamente a acácia mangium para a produção de madeira serrada e lenha, devido à densidade de sua madeira. Além disso, em plantios silviculturais, diversos estudos indicam o potencial de aproveitamento dessa madeira para movelaria de baixo custo.

As indústrias de base florestal utilizam largamente essa madeira na fabricação de papel e celulose, móveis de excelente qualidade, portas, carvão, madeira-cimento, aglomerados, laminados, tábuas de fibra de madeira e muito mais.

Ademais, as suas folhas são uma excelente fonte de alimentação para o gado, possuindo 41% de proteína. Outro ponto importante é que também se pode aproveitar o mel extraído das folhas e flores, além de produtos como própolis, cera, geleia real e forragem. Portanto, sua madeira é versátil e é utilizada na fabricação de móveis, papel, portas, carvão, MDF, aglomerados, laminados e até em moradias.

 

Qualidade e Uso da Madeira

 

Principais usos da Acácia mangium

Acácia mangium traz retorno garantido em diversas atividades, vamos conferir algumas: 

 

Proteção contra erosão

O plantio de Acácia mangium atende a reposição florestal exigida por lei, protege as terras contra a erosão e garante a manutenção das nascentes e fontes de água. Além de constituir um patrimônio de fácil e rápida liquidez.

Sua rusticidade e rápido crescimento possibilitam o aproveitamento e a recuperação das terras impróprias para a agricultura, enquanto a sua floresta cresce até 63m 3 /ha.ano, em condições ideais, oferecendo a perspectiva de suprimento contínuo de madeira na fazenda e nas indústrias de base florestal, rendendo divisas e contribuindo para a preservação das florestas naturais.

Sequestro de carbono

O carbono sequestrado pela floresta de Acácia mangium está sendo vendido para empresas poluidoras da América do Norte e Europa, a preços de US$ 20 a US$ 40,00 por tonelada, como ocorre atualmente na bolsa Climática de Chicago (EUA).

Estudos realizados no Vietnã, onde cultivam intensamente a espécie, mostraram que ela fixou 23,3 toneladas de CO2 por hectare/ano, enquanto a maioria das espécies de eucalipto cultivadas no Brasil sequestra de 10 a 12 toneladas.

Neste país, o processo de comercialização de sequestro de carbono nas bolsas de valores de São Paulo e Rio de Janeiro encontram-se parcialmente regulamentado para entrar em operação, brevemente.

Vale lembrar que o Brasil é um país tropical com elevado foto período anual, possui clima favorável ao cultivo de essências florestais, portanto com elevado potencial para a exploração comercial do sequestro de carbono.

Fonte inesgotável de produtos apícolas

A apicultura em áreas de florestas plantadas no Brasil tem mostrando ser uma atividade empresarial lucrativa e atraente.

Em povoamentos de Acácia mangium, a exploração melífera é muito lucrativa por ser uma espécie florestal de rápido crescimento e constituir uma excelente fonte de alimento para as abelhas. Além disso, permite que os apicultores reduzam os custos de produção: por evitar a apicultura itinerante ou migratória e devido ao fato que que não há necessidade de alimentar as abelhas na época seca do ano.

A produção de néctar inicia-se quatro a cinco meses após o plantio das mudas no campo, podendo variar com o clima onde for plantada.

 

Proteína e forragens para animais

Da casca da árvore, pode-se explorar o tanino para diversas indústrias, como a de couro, fabricação de colas e adesivos, branqueamento de açúcar e purificação de água (floculante). Nesse contexto, empresas de curtume, fabricantes de colas, usinas açucareiras e empresas de tratamento de água e esgoto poderão comercializar o tanino, gerando rendas adicionais e benefícios ambientais.

Além disso, as folhas contêm 41% de proteína e são muito apreciadas por bovinos, ovinos e caprinos, tornando-se uma excelente fonte forrageira. Por essa razão, produtores amplamente utilizam as folhas na produção de forragem para alimentação dos animais, especialmente durante o período seco do ano. Contudo, elas só podem ser utilizadas durante as podas dos galhos, os desbastes das árvores ou o corte final da floresta.

 

Casa e móveis de madeira

O uso de casas de madeira pelos brasileiros data da época imperial. Por serem resistentes, duráveis, confortáveis e principalmente, por serem de baixo custo.

A densidade básica da madeira é considerada elevada, permitindo o perfeito uso na fabricação de móveis. Bem como suas fibras são curtas, o que a qualifica como ótima para produção de celulose e papel.

Atualmente, o plantio de Acácia mangium devidamente planejado. Permite a perfeita  inercalação de culturas agrícolas como o feijão, milho, arroz, soja, amendoim etc., nos dois primeiros anos.

 

Plataforma Agropós

 

Conclusão

Em síntese, essa espécie florestal tem um forte viés comercial, devido à sua rusticidade, rapidez de crescimento e por ser nitrificadora. Portanto, o cultivo da Acácia mangium possui grande importância econômica, social e ambiental para a modernidade.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, deixe seu comentário e acompanhe nosso blog para ficar por dentro dos próximos artigos sobre o tema!

Escrito por Michelly Moraes.

 

 

Receba Novidades

Junte-se a mais de 50.000 leitores do agronegócio e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para ter sucesso no campo.