fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Hoje vamos abordar sobre uma das maiores empresas do ramo, a Suzano. Venha conhecer um pouco mais sobre a Suzano Papel e Celulose!

Empresa que acredita que inovação e sustentabilidade caminham juntas.

Quando se fala na indústria de celulose e papel, ela vai muito além do que imaginamos.

Além das folhas dos livros, cadernos, nos documentos importantes, ela está presente na fralda que protege os bebês, no copo de café que não prejudica o meio ambiente e na comodidade de uso de uma embalagem sustentável.

Venha comigo nesse artigo!

 

Suzano Papel e Celulose

Fábrica Suzano Três Lagoas – Fonte: Celulose online

 

Quem é a Suzano Papel e Celulose?

Após a fusão da Suzano Papel e Celulose com a Fibria, movimento que cria a Suzano S/A, a torna como a maior produtora mundial de celulose.

Abaixo vamos destacar suas principais unidades distribuídas pelo Brasil.

A Suzano, unidade em Suzano, fábrica adquirida em 1956 por Leon Feffer da Indústria de Papel Euclides Damiani.

Nesta unidade foi instalada uma planta piloto para a produção de celulose de eucalipto.

Atualmente tem capacidade de produção de 600.000 ton./ano de celulose e 560.000 ton./ano de papéis de imprimir e escrever, couché e cartão.

A unidade localizada em Limeira, SP tem capacidade de produção de celulose de 400.000 ton./ano, e também produz papéis de imprimir e escrever, com capacidade de 390.000 ton./ano.

Já a unidade de Mucuri, BA, a fábrica tem capacidade de produção de 1.800.000 ton./ano de celulose e 250.000 ton./ano de papel de imprimir e escrever.

Recentemente inaugurou uma máquina de produção de papel tissue, com capacidade de 60.000 ton./ano.

 

pós-graduação em Tecnologia de Produção de Celulose

 

Carreira na Suzano Papel e Celulose

Existe um universo de possibilidades de carreira dentro da Suzano.

Um lugar onde você pode descobrir novos desafios, novos horizontes e objetivos.

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais.

Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina que também vem expandindo seu negócio para bens de consumo.

A oportunidade de trabalho na Suzano vai de estágios, trainee, pesquisadores, analistas, técnicos e uma infinidade de possibilidades de crescimento profissional.

Essa demanda se deve a constante expansão e desafios da empresa, a seguir vamos conferir os principais produtos da Suzano, onde absorve grande número de colabores.

 

Pós-graduação em Tecnologia da Produção do Papel

 

Produtos Suzano

Hoje, o trabalho da Suzano Papel e Celulose é voltado para o desenvolvimento de aplicações, visando a escalabilidade da produção e a comercialização futura dos seguintes materiais:

  • Celulose microfibrilada: usados em papéis, tintas, cosméticos e tecidos.
  • Celulose solúvel e açúcares derivados: usados em tecidos e na indústria química em geral.
  • Biocompósitos: aplicação em diversas indústrias, como automotiva, de embalagens e bens de consumo.
  • Bio-óleo: óleo de aquecimento e biopetróleo.
  • Lignina: utilizada nos segmentos de resinas fenólicas, elastômeros e termoplásticos.

 

Suzano Papel e Celulose - Produtos Suzano

Produtos Suzano – Fonte: Suzano

 

Suzano x Inovação

Em 2019, a Suzano Papel e Celulose investiu em novas tecnologias que a permitiu ir além do tradicional segmento de imprimir e escrever.

Foi dada a largada no desenvolvimento aos produtos destinados ao segmento cupstock.  Que pode ser utilizado na confecção de copos, potes de sorvete e embalagens para redes de delivery e fast-food, entre outros produtos.

Na linha Bluecup®, de copos descartáveis, foi lançado o Bluecup Bio® – uma solução biodegradável, compostável e reciclável para uma gama ampla de produtos, incluindo os copos descartáveis.

Na mesma direção veio o Loop®, papel especialmente elaborado para a produção de canudos como alternativa à utilização de plásticos de uso único. E em resposta à crescente demanda de convertedores e consumidores em busca de produtos mais sustentáveis.

 

Pós-Graduação em Tecnologia de Produção de Papel

 

O produto já está presente nas principais redes de fast-food com atuação no Brasil.

Tanto para a linha Bluecup® quanto para o Loop®, foi adotada a tecnologias de ponta visando obter máxima qualidade.

Esse processo exigiu diversos ajustes técnicos nos materiais utilizados na fabricação dos copos e dos canudos, bem como nas máquinas convertedoras.

Sendo assim, consultores externos e pesquisadores da própria Suzano dedicaram-se diretamente aos ajustes finos desses materiais e das máquinas de seus clientes.

Paralelamente ao lançamento de novas tecnologias, foi lançada a plataforma Positive Suas Ideias. Movimento criado pela linha de papel-cartão Suzano para repensar a produção e o consumo através de embalagens criativas.

Presente nas redes sociais, a plataforma apresenta conceitos e produtos com referencial sustentável ao público em geral. E reúne soluções de embalagens por meio de colaborações com parceiros, cocriação, prototipagem e alternativas para o consumidor consciente.

 

Suzano Papel e Celulose - Bluecup Bio

Bluecup Bio – Fonte: Suzano

 

Sustentabilidade no plantio de suas floretas

Nas operações florestais, há também uma série de iniciativas que permitiram estabelecer processos mais bem estruturados. Fomentados por um número considerável de informações advindas das antigas empresas, com efetivos ganhos de produtividade.

 Algumas das iniciativas nessa área são os plantios, os avanços tecnológicos também estão impactando positivamente a produtividade e o manejo sustentável.

Em 2019, foi organizado, em um único sistema, toda a base genética de eucalipto da empresa, certamente uma das maiores do mundo.

 

Qualidade e Uso da Madeira

 

Foi aumentada a variedade de opções para melhor alocação dos materiais genéticos, de acordo com as especificidades de cada região.

Com apoio da área de Digital da Suzano, em breve será otimizado ainda mais o processo de alocação clonal. De forma a aumentar continuamente a produtividade das florestas plantadas, sempre buscando produzir mais com menos recursos naturais.

Atualmente, a Suzano Papel e Celulose possui aproximadamente 900 mil hectares de áreas destinadas à conservação, ou seja, quase 40% de sua área total voltada para esse fim.

As atividades florestais executadas pela Suzano, seguem os Planos de Manejo Florestal (PMFs), que descrevem as operações florestais, os recursos disponíveis, as práticas e os procedimentos adotados para alcançar os objetivos do manejo no curto, médio e longo prazos de forma sustentável.

A conservação e biodiversidade, com o objetivo de definir estratégias integradas, aperfeiçoar e ampliar o intercâmbio de práticas e conhecimento. Além de viabilizar parcerias com ONGs e outras instituições é um compromisso constante da Suzano.

 

Pós-Graduação em Tecnologia de Produção de Celulose

Juliana Medina