(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

Pós-graduação em Gestão da Arborização Urbana e do Paisagismo

Com o objetivo de orientar a população sobre a importância da preservação e de se plantar árvores adequadas para áreas urbanas foi lançado na manhã desta terça-feira (3), em Campo Grande, o projeto Cidade das Árvores. Iniciativa da TV Morena, conta com a parceria da prefeitura de Campo Grande, da concessionária de energia elétrica, Energisa, e do Ministério Público Estadual (MP-MS).

No lançamento do programa, na sede da TV Morena nesta manhã, o diretor de Marketing da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), Antonio Alves, destacou que o fato de Campo Grande ser a capital mais arborizada do país.
—–
Pós-graduação lato sensu a distância em Planejamento e Gestão da Arborização Urbana e do Paisagismo | Saiba mais →
—–
“Como veículo de comunicação temos noticiado situações envolvendo árvores, como quedas de árvores de grande porte ou os problemas que o uso de uma espécie inadequada pode trazer. Mas queríamos fazer mais, daí nasceu o Cidade das Árvores. Buscamos a parceria com o Poder Público e como a iniciativa privada, para que por meio de uma campanha educativa, possamos dar luz a iniciativas positivas”, explicou.

Antonio Alves adianta que já a partir deste mês de julho e até dezembro, a TV Morena e o portal de notícias da Globo – G1 – farão coberturas das principais ações do projeto, ressaltando a importância da preservação e do plantio de espécies adequadas de árvores.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) ressaltou que a iniciativa é excelente e que o município não poderia deixar de ser parceiro. Ele reiterou o que disse Alves sobre o orgulho de Campo Grande ser a capital mais arborizada do Brasil e que isso, além de melhorar a qualidade de vida da população e embelezar a cidade traz muita responsabilidade.

Trad lembrou que sozinho o município não consegue atender todas as demandas da população, para, por exemplo, fazer a poda de árvores, que pela localização ou estado sanitário, ameaçam imóveis, rede elétrica e vias públicas. O índice é de 96,4%, ou seja, que de cada 100 edificações particulares, 96 possuem árvores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Temos quatro equipes e cerca de 25 homens trabalhando neste serviço, mas é pouco para atender a demanda da cidade. A partir do momento em que assinamos esse convênio, vamos ter condições de ter uma cidade mais arborizada. A cidade é de todos, ninguém consegue administrar sozinho. A participação de empresas, instituições e órgãos é sempre bem vinda”, ressaltou.

Já o presidente da Energisa-MS, Marcelo Vinhaes, revelou que um dos aspectos do programa que mais chamou a atenção da concessionária e a levou a ser parceria da iniciativa foi a questão educacional. “A assinatura desde projeto possibilitando trabalhar a questão da educação, da conscientização, partindo desde as crianças até os adultos, vai possibilitar estarmos fazendo a orientação sobre qual árvore deve ser plantada embaixo da rede, como deve ser feita a poda e ainda os cuidados que se deve ter com uma árvore para que ela não cause transtornos futuramente, porque se a gente se descuida disso, pode ser prejudicial a sociedade. A cidade arborizada é uma coisa fantástica, mas como outros parceiros do programa disseram, demanda responsabilidade”, destacou.

Por sua vez, o procurador-geral do MP-MS, Paulo Passos, comentou que o papel da instituição na parceria vai ser interagir tanto com a iniciativa privada quanto com o Poder Público, nas questões envolvendo a orientação da população e ainda na fiscalização das ações executadas, para que procedimentos, como o corte e as podas das árvores, por exemplo, obedeçam a legislação do município e da União, de modo a assegurar um meio ambiente seguro e saudável para os moradores.

O programa
De acordo com o diretor de Marketing da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), o programa Cidade das Árvores será implementado por meio de três estratégias:

  • Educação ambiental – Durante todo o desenvolvimento da iniciativa serão realizadas ações de educação ambiental com moradores e/ou proprietários de áreas direta ou indiretamente afetadas pelas intervenções de diagnóstico, plantio, manejo das árvores ou interferências com diversos elementos que compõem uma cidade, destacando a rede de distribuição de energia.
  • Plantio – Orientação e plantio de espécies adequadas nas áreas direta ou indiretamente afetadas pelas intervenções;
  • Manejo – Diagnóstico quanto ao estado fitossanitário e manejo das árvores nas áreas direta ou indiretamente afetadas pelas intervenções.

Ele comenta ainda que será elaborado um plano de ação que detalhará todas as medidas que serão implementadas, os responsáveis, prazos, áreas de intervenção, insumos necessários, metodologia de trabalho, estratégias de acompanhamento, monitoramento e avaliação dos resultados.

Fonte: G1 MS