(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

Trator de esteira, que também pode ser chamado de trator de lâmina sobre esteiras. É um maquinário que possui grande aderência ao solo e promove a distribuição de carga de forma mais equilibrada, medida que evita atolamento durante o trabalho. Neste post vamos abordar tudo sobre.

Acompanhe!

 

Trator de esteira: tudo sobre esse maquinário!

 

Trator esteira

Trator de esteira é uma máquina pesada muito utilizada em obras de grande porte de diversos setores da economia. Como construção civil, agricultura e mineração.

Esse equipamento, que também pode ser chamado de trator de lâmina sobre esteiras e máquina de esteira. Se diferencia principalmente por sua aderência ao solo e capacidade de se movimentar por diferentes tipos de terreno.

 Além disso, devido a sua versatilidade e potência, essa máquina pode ser utilizada em diversas situações.

Porém, para saber se ela realmente atende as necessidades da sua obra, é importante entender como funciona. Para que serve e quais são as vantagens do trator de esteira. Confira todas essas informações abaixo.

 

Pós-graduação Gestão e Economia do Agronegócio

 

Para o que serve o trator de esteira?

Como apresenta as esteiras no lugar dos tradicionais pneus, esse tipo de trator é indicado para a realização de trabalhos pesados em terrenos alagados, pantanosos ou com terra solta. Logo, ele pode ser utilizado nos locais em que o trator de tração não conseguiria acessar ou trabalhar com facilidade e eficiência.

Nesses locais, o trator de esteira pode ser utilizado para diversas finalidades, tais como:

  • Terraplanagem: técnica que consiste no nivelamento de terrenos irregulares, deixando-os prontos para as próximas etapas da construção;
  • Escavação: retirada de diferentes volumes de terra do terreno para a construção de estruturas ou armazenamento de materiais e insumos;
  • Empilhamento: esse tipo de trator pode ser utilizado para empilhar materiais como carvão, madeiras, blocos, resíduos, entre outros itens para deixar o canteiro de obras organizado;
  • Limpeza do terreno: além de empilhar, o trator esteira também pode empurrar materiais e resíduos distribuídos no terreno. Assim, fica mais fácil manter o canteiro limpo e preparado para as próximas etapas da obra;
  • Reboque de outras máquinas e cargas pesadas: por conta de sua potência e facilidade de entrar em locais de difícil acesso, o trator de esteira também pode ser utilizado para rebocar outras máquinas e cargas pesadas;
  • Outras funções: aragem de terra, trabalhos em aterros sanitários, construção de rampa em talude, formar aterro, corte de solo em linha reta e derrubada de vegetação.

Por isso, essa máquina pode ser utilizada tanto em obras de grande porte relacionadas à construção de rodovias e edifícios, agricultura, mineração, aterro sanitário, entre outros setores.

 

Vantagens do trator esteira

O trator de esteira se diferencia dos demais tipos de tratores por apresentar as seguintes características:

  • Deslocamento por esteira ao invés de rodas;
  • Apresenta melhor distribuição de peso;
  • Facilidade para se movimentar em diversos tipos de terreno, incluindo acidentados e alagados, evitando riscos de atolamento;
  • Maior aderência ao solo;
  • Versatilidade, já que pode ser utilizada em diversas situações;
  • Alta potência;
  • Permite a troca de lâminas de acordo com as necessidades da obra;
  • Compatível com lâmina ancinho, KG e U;
  • Fácil manuseio.

 

Qual a diferença da transmissão mecânica e transmissão hidrostática no trator de esteira?

Para avaliar como os tratores de esteira podem ajudar a melhorar o rendimento do trabalho que envolve máquinas pesadas na sua empresa, é importante que você conheça o sistema de transmissão e quais as diferenças entre eles.

 

Sistema de transmissão hidrostática

Nesse tipo de transmissão, a máquina apresenta duas bombas com fluxo variável que ativam os motores hidráulicos e atuam com o funcionamento das esteiras.

Dessa forma, o sistema permite que a máquina faça curvas com as duas esteiras e realize a contra rotação, um giro feito em volta do próprio eixo.

A associação da transmissão hidrostática com o controle eletrônico e a direção hidráulica proporciona aos tratores de esteira facilidade maior na operação, precisão e movimentos suaves.

 

Sistema de transmissão mecânica

As máquinas que apresentam transmissão mecânica contam com diversos mecanismos acoplados, como conversor de torque e embreagem.

Isso resulta em um custo operacional e de manutenção maior do que as máquinas que apresentam a transmissão hidrostática.

Por isso, os modelos com esse tipo de transmissão não conseguem atuar com máxima potência. Nem fazer as curvas e contra rotação que máquinas com transmissão hidrostática conseguem quando estão trabalhando em um canteiro de obras, por exemplo.

 

Por que as lâminas para trator de esteira são as principais aliadas no trabalho?

Como esses equipamentos são muito versáteis e podem atuar em vários tipos de projetos, a lâmina é considerada sua grande aliada.

Você pode trocá-la de acordo com o tipo de trabalho que será realizado. Veja a funcionalidade de cada uma delas:

 

Lâmina U

Esse tipo de lâmina é ideal para o manejo de carvão mineral, bagaço de cana e qualquer tipo de material solto.

 

Checklist agrícola

 

Lâmina Ancinho

Ela é conhecida também como rastelo, sendo considerada a mais comum nesses tipos de tratores.

A lâmina desse tipo é utilizada pelo trator de esteira para empilhamento de insumos e a sua área medial fechada possibilita a proteção do radiador.

 

Lâmina KG

Essa lâmina contribui para o corte e retirada de tocos que são encontrados e visíveis no solo.

Esse trabalho ocorre com o toco sendo rachado ao meio e o corte com deslizamento lateral por meio dos comandos de giro da esteira.

 

Por que vale a pena alugar um trator de esteira?

A locação de máquinas pesadas é considerada uma opção mais vantajosa por ser mais barata e oferecer um ótimo custo-benefício.

Afinal, a compra de um trator de esteira exige um alto investimento que, muitas vezes, se torna inviável para quem vai fazer apenas alguns trabalhos pontuais ou por curtos períodos.

Além do valor da máquina, quem compra o trator de esteira ainda precisa custear a manutenção desse equipamento. Na VRental realizamos a substituição do equipamento com 5 mil horas, com isso o cliente tem sempre máquinas com a tecnologia mais avançada.

 

Plataforma Agropós

 

Conclusão

Como dito acima o trator de esteira é uma das máquinas que se locomovem com material rodante. E é um tipo de trator único com diversas funções. Com isso, se torna um maquinário indispensável na agricultura em obras e etc…

Gostou de saber sobre esse assunto? Espero ter ajudado, se querem saber mais sobre nossos conteúdos fiquem ligadinhos em nosso blog.

Até mais!

Escrito por Michelly Moraes.

Pós-graduação Gestão e Economia do Agronegócio