fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Para escolher a semente de milho mais adequada, o agricultor deve estar atento às características de cada cultivar e analisar sua própria realidade e objetivos da produção.

Hoje há uma grande diversidade de sementes de milho, variedades de híbridos, materiais convencionais e transgênicos.

Vamos conferir neste post, mais detalhes importantes, que devem ser considerados na hora da escolha das sementes de milho.

 

semente de milho

 

A importância do conhecimento na escolha de sementes de qualidade

 As mudanças que vêm ocorrendo nos sistemas de produção de milho no Brasil comprovam a profissionalização dos produtores.

Além disso, várias tecnologias ligadas à cultura foram implementadas, ou ainda estão sendo implementadas no setor agrícola brasileiro.

Isso vem garantindo uma boa germinação das sementes de milho e produtividades cada vez maiores das lavouras.

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

 

Dentre elas, podemos destacar a melhoria na qualidade das sementes associada ao tratamento dos grãos, especialmente o tratamento industrial, máquinas e equipamentos de melhor qualidade.

Estes fatores, garantem boa plantabilidade e boa distribuição das plantas emergidas, garantindo assim maior índice de sobrevivência do plantio à colheita.

Em nossas condições, a cultura do milho apresenta ciclo variável entre 110 e 180 dias, período este compreendido entre a semeadura e a colheita.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) classifica como segunda safra, a safrinha propriamente dita, que se refere ao milho de sequeiro, geralmente de janeiro a março ou até, no máximo, meados de abril.

Apesar das condições desfavoráveis de clima, os sistemas de produção da safrinha têm sido aprimorados e adaptados a essas condições, o que tem contribuído para elevar os rendimentos das lavouras também nessa época.

Desse modo, o conhecimento técnico por parte do produtor fará toda a diferença para alcançar altas produtividades.

Mas afinal, o que se deve ser observado para na hora da escolha das sementes de milho?

Dicas de que como escolher as sementes de milho

O agricultor antes de iniciar o planejamento do plantio do milho em sua propriedade, ele deve se atentar as informações disponíveis sobre as sementes e fazer uma escolha adequada à sua realidade.

 

Nutrição Mineral de Plantas: Macronutrientes.

 

Uma vez que essa falta de cuidado, podem gerar maiores riscos de não conseguir resultados satisfatórios com a lavoura.

Vamos conferir juntos essas dicas valiosas?

 

Objetivo do plantio do milho

Se é o plantio para milho verde, grãos e/ou silagem.  Se for silagem, ainda há de se considerar o uso de planta inteira ou de grãos úmidos.

 

Teste de germinação

Para realização do teste de germinação do milho, se faz necessário condições favoráveis para o desenvolvimento da semente e formar a plântula: temperatura, iluminação e água. Seu objetivo é para avaliar o vigor e a viabilidade das sementes.

 

Conhecer as condições de adaptabilidade

Avaliar se a cultivar escolhida é adaptada às condições relacionadas ao solo e ao clima da região.

 

Resistência às principais doenças e pragas

doenças limitam a produtividade, causam perdas na produção. A escolha da semente relaciona-se diretamente com medidas recomendadas para o manejo de doenças, tais como a utilização de cultivares resistentes, com também a utilização de sementes de boa qualidade e tratadas com fungicidas.

 

O nível tecnológico da propriedade

Disponibilidade de insumos e implementos para irrigação, plantio e condução da lavoura e colheita.

 

Época de plantio

Para garantir uma boa germinação das sementes de milho em níveis satisfatórios, se faz necessários o delineamento da sua época de plantio. A produção de milho no Brasil é caracterizada pelo plantio em duas épocas: primeira safra (ou safra de verão) e segunda safra (ou safrinha).

 

Armazenamento da semente de milho

Com o tempo as sementes perdem seu vigor e potencial germinativo. A temperatura amena, umidade adequada, local limpo e livre de pragas são as condições apropriadas de armazenamento, que prologam a viabilidade dessas sementes.

 

Mercado

Deve ser avaliado a aceitação do mercado consumidor com relação ao milho que será plantado, sobretudo no que se refere à cor e à textura do grão, caso seu objetivo seja a comercialização.

 

escolha da semente de milho

 

Condições ideais para a germinação da semente do milho

Para germinação das semente do milho, florescimento e enchimento dos grãos, a cultura tem suas exigências, como, condições de temperatura e umidade do ar adequadas.

A germinação/emergência ocorre 4 a 5 dias após a semeadura, porém, em condições de temperaturas amenas e umidade limitada, a germinação do milho, pode demorar duas semanas ou até mais.

 

Solos no brasil

 

Isso devido aos seguintes exigências da cultura, temperatura diurna – entre 25ºC a 30ºC (ideal), umidade em torno de 70% e temperatura menor que 19º C, reduz crescimento planta e sua produção.

Por isso é importantíssimo seguir cada dica que foi dada anteriormente, para um aproveitamento satisfatório das sementes adquiridas, sempre levando em consideração a viabilidade e vigor das sementes.

Porém, não basta apenas germinar, uma boa semente de milho tem que ter alto vigor para que seja considerada de boa qualidade e consiga alta produtividade para sua lavoura.

 

plantio e germinação do milho

 

Custos e benefícios na escolha da semente de milho

Temos hoje no mercado à disposição dos agricultores variedades de ciclos diferentes (precoces, semiprecoces e tardias).

Plantar milho transgênico implica investimento em tecnologia. Tem que haver planejamento para obtenção do potencial máximo que a tecnologia proporciona.

Por isso, para chegar a um custo e benefícios ideais não se dispensa o manejo adequado da cultura.

Precisa de preparo adequado e correção de solo, adubação, aplicação de defensivos específicos, manejo da irrigação, assistência técnica e época de plantio apropriada.

A redução dos custos operacionais e com insumos possibilita, em preparo de cultivo mínimo do solo, maior produtividade, renda líquida e relação benefício/custo.

Há situações de probabilidade de ganhos positivos de 85% com adoção da semente de milho transgênica em comparação à semente de milho convencional, pois quanto maior a produtividade, maior a renda líquida.

É importante também o contato com os técnicos que prestam assistência (pública e privada) às propriedades, e que pela proximidade com os produtores conhecem o comportamento produtivo das cultivares mais utilizadas na região.

Espero que tenha aproveitado ao máximo estas dicas e que com elas possa elevar ainda a produtividade da sua lavoura!

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

Juliana Medina