(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Quando você está trabalhando no campo e chega à conclusão de que será necessário realizar algumas mudanças para melhorar sua produtividade, ou quando seus novos clientes exigem algumas modificações para aceitar o seu produto, você chega em um ponto crucial, pois para realiza-las, será necessário elaborar um projeto para efetivar as transformações. Neste artigo vamos abordar como realizar os projetos rurais.

Venha Comigo!

 

Projetos rurais

 

Uma das principais demandas dos produtores rurais no Brasil é a elaboração de projetos rurais, Mesmo que instituições financeiras, onde estão boa parte da verba do Plano Safra, disponibilizem roteiro para elaborar o projeto, a tarefa não é fácil.

A agropecuária é uma das principais atividades da economia brasileira. Os produtos são consumidos internamente e também exportados, o que exige a realização de investimentos nas propriedades e operações executadas.

É aí que entra o crédito rural. Neste artigo, trouxemos um passo a passo com o que você precisa saber para ter sucesso na elaboração do seu projeto de crédito rural.

 

Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio

 

Projetos Rurais

Do início da colonização do Brasil, em meados do século XVI, o país começava a sustentar o que hoje podemos classificar como uma evolução na agricultura.

Desde aquela época, o cultivo de grãos era uma das principais atividades na qual a população conseguia além de se sustentar, tinha a possibilidade de lucrar.

Os anos e as décadas foram passando e junto a eles novas técnicas foram sendo implantadas, com isso, resultados cada vez mais expressivos foram surgindo, a partir daí o conceito de projetos rurais foi tomando forma.

Afinal, o que é projeto?

O projeto é um empreendimento desenvolvido para criar um produto ou serviço. São realizados para alcançar diferentes resultados que a empresa ou até mesmo produtores almeja.

Com o objetivo de alcançar posições estratégicas para obter resultados com algumas metas, ou com um propósito a ser atingido ou um serviço para ser realizado temporariamente porque será necessário.

 

Projetos rurais

 

Quais os benefícios que os projetos podem trazer?

  • Impulsionam mudanças que são necessárias;
  • Permitem a criação de valor do negócio;
  • Uma combinação única de um ou mais serviços que podem trazer os resultados satisfatórios para os interessados;
  • Então, os projetos são essenciais dentro das empresas rurais, independentemente do ramo, e proporcionam várias possibilidades para atender às suas necessidades e trazer resultados satisfatórios a curto e médio prazo para as partes interessadas.

 

Crédito Rural

O mercado financeiro do Brasil possui alguns tipos de crédito que recebem incentivo direto do governo. Esses incentivos proporcionam juros menores para quem solicita. Um exemplo desse tipo de crédito é o Crédito Rural.

O crédito rural Faz parte do Plano Safra e tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social do setor rural, que consiste em uma modalidade que oferece incentivos e melhores condições financeiras aos produtores rurais e cooperativas, tais como taxas de juros menores, maior prazo de carência e de quitação. Essa linha de crédito foi institucionalizada pela Lei 4.829/1965.

 

Como funciona o crédito rural?

Anualmente, o governo disponibiliza um montante para custeio e comercialização por meio do Plano de safra. Esse plano abrange o período de 1 de julho do ano atual até 30 de junho do ano seguinte.

O plano delimita o volume de recursos a ser direcionado para o setor e depende diretamente da disponibilidade orçamentária do governo. Veja abaixo a imagens que irão ilustrar de onde vem; quem opera; e para onde vai.

 

Funcionamento do Credito Rural

(Fonte: Tecnologia no campo, 2020)

 

Programas do Crédito Rural

Existem diversos programas de crédito rural que são classificados de acordo com o porte do produtor e a finalidade do benefício:

  • PRONAMP: destinado para pequeno e médio agricultor familiar;
  • PRONAF: investimento e custeio da propriedade;
  • INOVAGRO: inovação tecnológica;
  • PCA: ampliação, modernização e reforma da capacidade de armazenamento;
  • MODERAGRO: modernização e expansão da produtividade nos setores agropecuários.

 

Checklist agrícola

 

Elaboração de projeto de crédito rural

O ideal é que o projeto seja feito por um técnico especializado, que orientará o produtor sobre todas as especificações técnicas que o documento deve ter para ser aceito e aprovado. Saiba qual é o passo a passo para construí-lo.

 

1º Passo – Procure um agente financeiro

Antes de qualquer coisa, o produtor rural ou cooperativa deve procurar o agente financeiro mais próximo da sua região, para verificar o seu cadastro e o seu limite de crédito.

Para isso, você tem que apresentar os seus documentos pessoais, do seu cônjuge e eventual avalista, mais comprovante de renda e endereço, documentos dos imóveis rurais, entre outros que poderão ser solicitados. Todo esse processo é gratuito.

2º Passo – Contate a Emater

Entre em contato com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), para que o técnico dessa instituição identifique qual é o tipo de crédito que ele necessita e elabore o projeto.

Primeiramente, o órgão vai verificar o enquadramento na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para agricultor familiar ou levantamento patrimonial, para atualizar o cadastro na agência financeira para os demais tipos de agricultores.

 

3º Passo – Aguarde a elaboração do projeto técnico

Após os procedimentos anteriores, o técnico do Emater vai elaborar o seu projeto de crédito rural para enviar ao agente financeiro.

Aqui, há que se apresentar o orçamento dos itens de investimentos que vão ser financiados. O valor a ser cobrado considera o Manual de Crédito Rural (MCR) do Banco Central.

 

Solos no brasil

 

4º Passo – contemplação do crédito

O tempo médio despendido para elaborar um projeto é de até 10 dias úteis, incluindo a visita técnica para levantar as informações e a entrega do documento pronto.

Enquanto o tempo médio para contratar a operação por meio do agente financeiro é de 30 dias, podendo variar conforme o nível de complexidade do projeto. Isso quer dizer que todo o procedimento pode demorar de 1 a 2 meses até o crédito ser concedido.

 

Conclusão

A elaboração de projetos de crédito rural requer muita atenção e conhecimento técnico para que seja feito da melhor forma.

São substancial obter o investimento necessário para complementar a sua estrutura produtiva. Dessa forma, você terá mais facilidade para adquirir os equipamentos e insumos desejados para produzir e lucrar mais.

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

 

Pós-Graduação em Gestão e Economia do Agronegócio

Michelly Moraes