fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Vamos falar neste post sobre os principais cuidados do plantio do algodão e como aumentar a sua produtividade, incluindo preparo da terra.

Afinal o algodão é responsável por uma das principais cadeias produtivas do Brasil e do mundo.

No entanto para manter esta alta evolução do setor é necessário aprofundar o conhecimento a respeito da cultura do algodão.

Venha Comigo!

 

Plantio de algodão

 

O algodão é uma planta que tem forte representatividade na economia de muitos países, principalmente na economia do Brasil. Que em determinado momento após sua colonização passou a plantar e exportar algodão para a Europa.

O algodoeiro é uma planta como outra qualquer, que necessita de cuidados para poder crescer e se desenvolver até no final florescer e fornecer a fibra do algodão, que é a matéria-prima que veste o mundo que conhecemos.

Plantar algodão é uma arte que requer cuidados excessivos e também paciência e dedicação. Mas, há vários problemas que podem ocorrer ao longo da cultura e reduzir a produção algodoeira.

Por isso, preparamos este texto para falarmos de alguns fatores que podem te auxiliar a melhorar a produtividade na sua fazenda.

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

 

Importância do algodão

O algodão é um produto de extrema importância socioeconômica para o Brasil. Além de ser a mais importante fonte natural de fibras, garante ao país lugar privilegiado no cenário internacional, como um dos cinco maiores produtores mundiais, ao lado de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

 

Cultura de Algodão

 

Até a década de 1980, o cultivo de algodão no Brasil era concentrado principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Sul.

A introdução do bicudo-do-algodoeiro, praga de maior impacto dessa cultura, aliada a outros fatores socioeconômicos e ambientais, devastou as lavouras algodoeiras no período, fazendo com que o Brasil passasse de exportador a importador de algodão.

A partir da década de 1990, a cultura migrou para a região do Cerrado e hoje ocupa uma área superior a um milhão de hectares, concentrada principalmente nos estados de Mato Grosso, Bahia e Goiás.

 

Ciclo do Algodão

O algodoeiro, por ser uma cultura de ciclo indeterminado, possui uma das morfologias de planta mais complexas, apresentando uma grande variação de período de ciclos, com cultivares de 130 dias de ciclo até outras que passam de 170 dias.

 

Ciclo vegetativo do Algodão

 

Seu ciclo dividido em 4 estádios fenológicos totais, sendo que em cada um, há divisões nos períodos evolutivos da planta: Estádio Vegetativo, Estádio de Botões Florais, Estádio de Florescimento e Abertura dos Capulhos.

  • Estádio Vegetativo: Consiste no período em que a planta desenvolve sua estrutura vegetativa, evoluindo de estádio a medida que seja formadas cada folha verdadeira, que por sua vez consiste em uma folha com o comprimento de pelo menos 2,5 cm.
  • O Estádio de Botões Florais: Consiste na etapa de evolução da planta a partir do primeiro botão floral no primeiro ramo reprodutivo.
  • O Estádio de Florescimento: Esta etapa consiste no período em que o primeiro botão floral no primeiro ramo flora até o efetiva observação da abertura do primeiro capulho.
  • E o Estádio de abertura dos capulhos: É a última fase de desenvolvimento do algodoeiro, onde os capulhos se abrem e as fibras passam a ficar visíveis na lavoura.

 

Dicas no plantio de algodão

Primeiramente, é necessário destacar que, embora essa atividade seja muito rentável, para ter sucesso, é fundamental que você se qualifique para executá-la.

Confira as dicas abaixo e veja quais os fatores determinantes para conquistar um incrível plantio de algodão.

 

Preparo do solo

Uma das etapas determinantes para o sucesso da sua plantação é, sem dúvidas o preparo do solo. Portanto, se o seu solo tiver sido utilizado durante muito tempo para uma mesma cultura, será necessário receber aração para que esteja preparado para o início de um novo plantio.

Além disso, se a sua propriedade sofrer com a presença de ervas daninhas, é recomendado a realização de duas arações. Já no quesito profundidade, o adequado é fazer uma aração de 30 centímetros, isso porque as raízes do algodoeiro ficam em uma profundidade média de 20 centímetros.

 

Nutrição Mineral de Plantas: Macronutrientes.

 

Plantio na época certa

Assim como na maior parte das plantações, as condições climáticas influenciam no desempenho do cultivo de algodão. Portanto, é preciso destacar a importância de experimentar a cultura para identificar como as condições do espaço afetam a lavoura.

Além disso, o período do processo de semeação tem grande influência na quantidade de pragas na sua plantação.

Por isso, é de suma importância estudar e pesquisar a respeito das possíveis pestes que podem atingir o plantio do algodão. De acordo com a região para encontrar os momentos mais adequados para o cultivo, levando em conta a utilização de inseticidas para o solo e sistêmicos.

 

Espaçamento das Sementes

Em termos de espaçamento a lógica que rege uma plantação de algodão diz que quanto menor for o desenvolvimento do cultivar mais fechado deverá ser o espaçamento e vice-versa.

Sendo assim é necessário que o agricultor tenha uma ideia a respeito do desenvolvimento das suas plantas. De acordo com as expectativas normais de maneira a se aproximar o máximo possível do ideal em termos de espaço.

 

Adubação Correta

Durante a adubação, é preciso conhecer as características do solo e considerar o desempenho desejado para o plantio do algodão. Para isso, uma análise do solo será importante para ajudar a garantir micro e macro nutrientes necessários antes mesmo da fase de semeadura, que ocorre no sulco.

 

Cultura de Algodão- Adubação

(Fonte: Badalo, 2021)

 

Já em relação ao uso de nitrogênio, o produtor precisa calcular de acordo com o desempenho que deseja para a produção.

 

Realização do desbaste

O processo que pode ser chamado ainda de relação consiste em arrancar algumas plantas que são entendidas como sobra para que se tenha uma linha com uma quantidade razoável de plantas. De maneira que todos possam crescer e se desenvolver com saúde.

O ideal é realizar esse processo num período entre 20 e 30 dias após a planta ter sido semeada. Deixe uma média de 5 plantas de algodão em cada metro de linha.

 

Principais desafios no plantio de algodão

Entre os grandes desafios na produção de algodão hoje estão:

 

Pragas

Após o plantio e início de desenvolvimento da planta, assim como todo o processo de produção de uma cultura agrícola, o algodão também é alvo de algumas pragas que devem ser combatidas.

Um exemplo é a lagarta Helicoverpa armígera, um grande desafio descoberto há apenas alguns anos no Brasil, mas que é muito comum em lavouras por toda a Ásia, Oceania, África e parte da Europa.

Para combater essa praga, são adotadas práticas comuns, como manejo integrado, inseticidas biológicos e químicos, cultivares geneticamente modificados, entre outros.

 

Manejo Integrado de Plantas Daninhas

 

Ervas Daninhas

As ervas daninhas também prejudicam produção da lavoura, pois as plântulas do algodão não possuem muita resistência caso tenham que dividir espaço com o mato.

O plantio em uma área limpa ajuda a evitar esse tipo de situação, principalmente durante a fase de crescimento.

Durante os primeiros 80 dias, é preciso ter atenção redobrada para que plantas e ervas daninhas não comprometam o desenvolvimento das plumas.

 

Colheita do algodão

A colheita de algodão deve ocorrer cerca de 6 meses após o plantio se tal plantio tenha sido promovido da forma correta. Nesse período as cápsulas do algodão já estarão abertas e as fibras expostas.

A ideia de colheita manual do algodão deve ser feita em dias ensolarados. Pois assim a luz solar e os raios ultravioletas irão nutrir as fibras e as mesmas serão mais resistentes e também mais maleáveis.

 

Colheita do algodão

 

Evite a colheita em dias chuvosos, pois a água diminui consideravelmente a fibra de algodão em tamanho e qualidade.

Por isso é importante colher todo o algodão sadio e uniforme e após a colheita feita. Utilizar maturadores para influenciar o processo de crescimento do plantio restante até o próximo plantio.

 

Conclusão

O algodão está entre as principais culturas do Brasil e do mundo, com expectativa de aumento na produção mundial pelos próximos anos.

Neste artigo podemos observa algumas dicas importante durante o plantio do algodão. Além dos desafios enfrentados com as pragas e daninhas nas culturas.

É importante ter em mente que em caso de duvidas durante o planejamento o ideal é consultar um especialista da área.

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

Michelly Moraes