fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

As florestas brasileiras ocupam aproximadamente 60% do território brasileiro e desempenham importantes funções sociais, econômicas e ambientais.

O Brasil é o segundo país do mundo com mais áreas florestais, ficando atrás somente da Rússia.

Neste artigo vamos falar sobre as florestas brasileiras, plantadas ou nativas, apresentando sua composição e importância.

Confira!

 

Florestas Brasileiras

 

O que é uma floresta?

Comumente é considerado floresta qualquer vegetação que apresente predominância de indivíduos lenhosos, nos quais as copas das árvores se tocam formando um dossel.

Já segundo definição da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), florestas são áreas que medem mais de 0,5 hectares com árvores maiores de 5 metros de altura e cobertura de copa superior a 10% ou árvores capazes de alcançarem estes parâmetros in situ.

Além dessas outras definições, criadas para atender objetivos específicos também podem ser encontradas.

Dentre os milhões de hectares de florestas brasileiras uma grande parte é de floresta nativa, que está dividido em cinco biomas e a outra parte é de floresta plantadas.

 

Pós-graduação em Licenciamento e Gestão

 

Florestas Plantadas.

Em 2019, a área total de florestas plantadas no Brasil chegou a 9 milhões de hectares, principalmente com espécies dos gêneros Eucalyptus e Pinus.

O setor de florestas plantadas no Brasil vem apresentando aumento nos últimos anos e tem sido considerado um importante indicador de desenvolvimento socioeconômico e ambiental

As florestas plantadas oferecem oportunidades de trabalho e renda para a população, além de contribuir com o ecossistema.

 

Florestas Naturais

As florestas brasileiras naturais são distribuídas em 6 biomas:

  1. Amazônia
  2. Caatinga
  3. Cerrado
  4. Mata Atlântica
  5. Pampas
  6. Pantanal

Cada um destes biomas possui características particulares que veremos a seguir!

 

Principais estudos ambientais

 

Amazônia

A Amazônia é um dos biomas mais importantes do mundo, representando aproximadamente 30% das florestas tropicais do mundo.

Sua enorme extensão e biodiversidade fazem a sua importância ser reconhecida nacional e internacionalmente.

É característico da floresta Amazônica grandes árvores, com copas fechadas e de folhas largas, o que limita a entrada de luz solar no interior da floresta.

Este tipo de floresta está presente nos estados brasileiros do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso.

Além do Brasil a floresta Amazônica também está presente na Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

 

Caatinga

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando aproximadamente 10% do território nacional.

Este tipo de floresta está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Piauí, Sergipe e Norte de Minas Gerais.

A vegetação da Caatinga se caracteriza pela presença de arbustos espinhosos e florestas sazonalmente secas, porém nos períodos das águas com vegetações verdes.

 

Florestas Brasileiras: Caatinga

 

Cerrado

O Cerrado consiste no segundo maior bioma Brasileiro, ocupando a porção central do Brasil e se estendendo até o litoral do estado do Maranhão e norte do estado do Paraná.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, o Cerrado Brasileiro é a savana mais rica do planeta, com aproximadamente 12 mil espécies de plantas nativas.

A vegetação que prevalece neste tipo de floresta são os arbustos e arvores com troncos retorcidos e com grande capacidade de armazenar água.

A vegetação do Cerrado é adaptada ao clima muito seco e com constante presença de queimadas.

 

Mata Atlântica

A Mata Atlântica apesar de muito desmatada, ainda preserva grandes áreas com alto nível de preservação.

Ela ocupa aproximadamente 13% do território nacional e se encontra presente em 17 estados brasileiros.

Apesar de muito reduzida e fragmentada, a Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies vegetais, constituindo uma das maiores biodiversidades do planeta.

Ela é composta por diversas formações florestais, como os mangues do Nordeste e as araucárias do Sul. Suas árvores são principalmente de médio e grande porte.

 

Florestas Brasileiras: Mata Atlântica

 

Pampas

Os Pampas ou campos do Sul, é o único bioma brasileiro presente somente em uma unidade federativa do Brasil (Rio Grande do Sul), mas se estende pelo Uruguai e Argentina.

A vegetação dominante é herbácea, e em áreas de transição floresta subtropicais com araucárias.

O desenvolvimento deste bioma vem sendo ameaçado nos últimos anos devido a sua grande utilização para a pecuária no Sul do Brasil.

 

Guia de Carreira: Pós-Graduação na área de Gestão Ambiental

 

Pantanal

O Pantanal ocupa aproximadamente 2% do território brasileiro, caracterizando-se por se por ser uma região de savana estépica alagada.

Suas formações vegetais são bastante variadas e sua paisagem muito heterogênea, formando uma região de grande diversidade de flora.

Este Bioma está presente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul além do Paraguai e da Bolívia.

No último ano o Pantanal Brasileiro sofreu com grandes queimadas, o que comprometeu grande parte da sua flora e fauna.

 

Conclusão

O Brasil possui uma extensa área de florestas, seja naturais ou plantadas, e que desempenham importantes funções sociais, econômicas e ambientais.

A exploração consciente e de forma responsável da Floresta nos traz inúmeros benefícios e melhor qualidade de vida.

Após conhecer melhor cada tipo de floresta presente no Brasil é obrigação nossa zelar pela preservação das mesmas.

 

Pós-Graduação em Licenciamento e Gestão Ambiental

Pollyane Hermenegildo
Últimos posts por Pollyane Hermenegildo (exibir todos)