fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

As folhas de eucalipto possuem um aroma inconfundível e ele é uma árvore bastante conhecida. Mas afinal, você sabe a importância dessas folhas para o ser humano?  Se quer saber tudo sobre esse assunto venha comigo.

Acompanhe!

 

FOLHA DE EUCALIPTO

 

Não são poucos os benefícios do eucalipto para a saúde. A árvore, principalmente em suas folhas, possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo.

Se você achava que o Eucalipto era apenas mais uma árvore de crescimento rápido utilizada na indústria de base florestal, hoje vai descobrir como a espécie pode beneficiar sua saúde e melhorar sua qualidade de vida.

A folha de eucalipto possui um aroma inconfundível, sendo excelente no tratamento de doenças respiratórias, incluindo casos de gripes, resfriados, asmas, bronquites, entre outras inúmeras indicações.

 

Pós-Graduação em Inventário Florestal

 

Mas afinal, o que é o eucalipto?

Eucalipto é um nome genérico que faz referência a algumas espécies de árvores pertencentes à família Myrtaceae. As árvores de eucalipto são nativas da Austrália, sendo importantes na composição da floresta tropical da região e essencial para a conservação dos coalas.

No Brasil, o eucalipto é uma árvore exótica introduzida por iniciativa do político Joaquim Francisco de Assis Brasil.

 

Plantação de eucalipto

(Fonte: Forbes, 2021)

 

Apesar de ser nociva para os biomas brasileiros por demandar quantidade exorbitante de água dos solos, há grandes áreas de monocultura de eucalipto para atender a demanda econômica pela produção de celulose utilizada na fabricação de papel, carvão e madeira.

Mas como dito acima o eucalipto possuem outros benefícios, como por exemplo para saúde humana. Abaixo vamos abordar mais sobre.

 

Característica da arvore de eucalipto

Já a aparência e a espessura da casca dependem do tipo de eucalipto. Mas em alguns é muito espesso e liso, em outros, ao contrário, é fibroso.

Para o eucalipto, é importante que incida muita luz sobre ele, de preferência luz solar direta. Além disso, a árvore:

  • Tem uma folhagem em forma de bola,
  • A planta cresce para cima,
  • Atinge até 50 metros de altura,
  • Absorve uma grande quantidade de água,
  • A folhagem do eucalipto depende de há quanto tempo a árvore está crescendo.

Se a árvore foi plantada recentemente, a folha se parecerá com um coração, as folhas plantadas posteriormente são de cor verde escuro.

O Eucalipto tem um cheiro muito forte. Começa a florescer apenas quando tem cerca de 5 anos. Cresce principalmente na Austrália.

Apesar da árvore ter uma copa muito grande, quase não projeta sombras. Mas isso se deve ao fato de todas as folhas estarem sempre posicionadas lateralmente ao sol.

 

As principais doenças bióticas da eucaliptocultura no Brasil

 

Principais ativos encontrados no eucalipto

Os principais ativos presentes no eucalipto são o terpeno, canfeno, pineno, fencheno, limoneno, mirtenol, borneol, pinocarveol, flavonoides, além de cetonas, aldeídos, taninos e seu óleo essencial composto, principalmente, por eucaliptol e eudesmol.

Pelo fato de seus compostos serem voláteis, quando o óleo essencial é liberado através de decocções, o eucalipto pode ser empregado no auxílio ao tratamento de gripes, resfriados, tosses, bronquites, asmas, sinusites, rinites, febres, catarros, entre outros problemas que podem comprometer as vias respiratórias.

 

Folha de eucalipto1

 

Essas substâncias podem ser absorvidas pelo organismo através de inalações do vapor formado ao preparar as folhas do eucalipto em forma de decocção, ou seja, quando se cozinham as folhas do eucalipto.

 

Uso da folha de eucalipto

A parte mais utilizada do eucalipto é a folha triturada e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá. Veja abaixo:

 

Chás de eucalipto

A folha de eucalipto pode ser usada no preparo de chás e ajudam a melhorar diversos problemas de saúde.

 A planta combate principalmente os sintomas de gripes e resfriados, como febre e tosse com muco, pois é expectorante. Também ameniza outros problemas respiratórios, como bronquite, rinite e sinusite.

Por ter ação antisséptica, o eucalipto combate a amidalite e problemas no aparelho urinário, como cistite, uretrite e infecção urinária.

 

Chá de eucalipto

(Fonte: Feliz Melhor Idade, 2021)

 

O chá de eucalipto ainda alivia dores, como as do reumatismo, e auxilia no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Ele também melhora a digestão e a circulação sanguínea.

 

Compressas para cicatrização de feridas

Essa planta é usada em compressas, funciona como cicatrizante de feridas, alivia inflamações da pele e contusões, pois possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Ao tomar o Chá de Eucalipto também se cura irritações da pele e picadas de insetos.

 

Qualidade e Uso da Madeira

 

Banhos com ramos do eucalipto

Segundo os terapeutas o banho de eucalipto é uma maneira agradável de fazer uma boa limpeza energética e combater o desânimo.

 

Banho com Folhas de eucalipto

(Fonte: Casa Vougue, 2018)

Pessoas que possuem pele seca, caspa ou doenças de pele como dermatite e psoríase geralmente apresentam níveis mais baixos de ceramidas (um tipo de ácido graxo responsável por manter a barreira e reter sua umidade da pele).

Cientistas estão pesquisando a ação do eucalipto no aumento da produção de ceramidas pela pele. Por isso muitos produtos para cabelo e pele contêm folhas de eucalipto.

 

Inalação de eucalipto

Folhas do eucalipto têm propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas e também podem ser usadas para fazer inalação.

As folhas dessa árvore perfumada servem de alívio para quem sofre de problemas respiratórios, como asma e bronquite. A inalação dos vapores da planta interfere nos vasos das mucosas do nariz, melhorando a respiração.

 

Inalação dos Vapores

 

As folhas de eucalipto também podem ser encontradas em combinação com outras plantas medicinais em formato de sachês para infusão ou remédios caseiros em lojas de produtos naturais.

Conclusão

Portanto o eucalipto é uma planta medicinal capaz de combater uma série de problemas de saúde. Em busca de tratamentos alternativos e naturais, muitas pessoas têm utilizado a folha dessa planta para aliviar alguns sintomas de gripes e resfriados, como febre e tosse com muco, pois é expectorante. A folha do eucalipto oferece outros benefícios como na cicatrização de feridas.

 Neste artigo podemos ver alguns benefícios no uso das folhas do eucalipto. Gostou de saber mais sobre o assunto?  Deixe seu comentário e acompanhe nosso blog e fique por dentro dos próximos artigo.

Michelly Moraes