fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

A madeira de eucalipto tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Por isso preparamos esse artigo, para mostrar quais utilidades tem com a madeira de eucalipto, se quer saber mais sobre esse assunto prossiga com a leitura.

Vamos lá?

 

MADEIRA DE EUCALIPTO

 

O Brasil possui uma flora riquíssima em espécies distribuídas em vários grupos. Entre as árvores encontramos também uma grande diversidade de espécies nativas, que são aproveitadas para a extração de madeira desde a época colonial.

Entretanto, apesar de possuirmos diversas opções de madeira com cores variadas e características singulares, as espécies exóticas também se mostram uma opção interessante para a extração de madeira, assim como o eucalipto.

 

Pós-Graduação em Inventário Florestal

 

Extração de Madeira do eucalipto

Existem diversas espécies que podem ser exploradas para a extração da madeira com o intuito de se fabricar portas, janelas, utensílios, móveis, pisos e outros produtos diversos.

Entre as espécies de madeira utilizadas para esse fim encontramos o eucalipto, muito explorado para construção civil e também em outros setores, ele se mostra uma alternativa ecologicamente correta e sustentável para a extração de madeira.

A madeira extraída do eucalipto é caracterizada pela sua durabilidade e também sua alta densidade, o que a torna resistente a impactos.

Também possui excelente propriedade mecânica e como possui uma tonalidade clara é perfeitamente conciliável com qualquer decoração que se deseja fazer.

 

Qualidade e Uso da Madeira

 

Vantagens do Uso da Madeira de Eucalipto

Os maiores desafios da indústria da madeira passam pela expansão dos mercados para as “madeiras ambientalmente corretas” e a globalização, com a necessidade de aumento na produtividade e padrões de qualidade cada vez mais altos.

Esse cenário abriu espaço para o aumento na exploração da madeira de reflorestamento, como o eucalipto. São várias as razões para que o eucalipto possa ser indicado como a alternativa de oferta de madeira.

 

Eucalipto Tratado- Construção Civil

(Fonte: MR Minuto Rural, 2021)

 

O gênero tem ocupado um lugar preferencial na escolha de espécies para o estabelecimento de florestas plantadas em nosso País. Esse tipo de árvore cresce rápido e é resistente às pragas.

Na indústria é muito utilizado para a produção de mourões de cerca, esticadores, esteios para rancho, quiosques, pergolados, vigas, tábuas e caibros. Também permite produção de painéis e estruturas para a construção de moradias, comércio, escolas, hospitais e hotéis.

 

Espécies que dão origem a essa madeira

As principais espécies que dão origem a essa madeira são: Eucalyptus grandis e Eucalyptus citriodora. A espécie grandis é a mais comum, dando origem a uma madeira de tonalidade mais clara. Já a citriodora é mais pesada, resistente e possui coloração mais escura.

 

Eucalyptus grandis

Eucalyptus grandis é uma espécie do gênero Eucalyptus, base para a indústria de celulose e papel do Brasil. A madeira do eucalipto grandis é de coloração castanha avermelhada clara, textura fina e grã direita, com gosto e cheiro indistintos, sua madeira é de pouca resistência e de limitada duração.

 

Eucalyptus grandis

(Fonte: Potencial Florestal, 2021)

 

No Brasil existem plantações nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Naturalmente ocorre na Nigéria, Zimbábue, Malavi, África do sul, Quênia, Congo, Zaire e Nova Zelândia.

Características da madeira proveniente da Eucalyptus grandis:

  • Cerne castanho-rosado-claro;
  • Alburno bege-rosado;
  • Pouco brilho;
  • Sem gosto nem cheiro;
  • Macia ao corte;
  • Baixa densidade;
  • Textura fina a média;
  • Durabilidade moderada aos cupins e fungos apodrecedores;

Madeira usada na construção civil pesada externa e na leve interna, utilizada ainda na fabricação de mobiliário de utilidade geral, laminados e compensados, embalagens e paletes.

 

Eucalyptus citriodora

O eucalipto citriodora tratado faz com que ela traga bastante benefícios em seu uso, garantindo maior durabilidade e qualidade.

madeira de eucalipto citriodora tratado pode ser utilizada para fabricar diversos tipos de móveis, postes, armações; podendo ser utilizada na área rural, de construção civil ou na produção de chapas, papel e celulose, resinas, tintas, alcatrão e muito mais. Esse tipo de madeira protege o solo, conserva a fauna e a flora e traz bastante produtividade em outras funções.

 

As principais doenças bióticas da eucaliptocultura no Brasil

 

Como é feito esse tratamento e quais são os seus benefícios?

madeira de eucalipto citriodora tratado satura esse material com diversas substâncias, que fazem como que a madeira fique bastante resistente a agentes externos, como umidade, cupins e diversos outros elementos que podem deteriorá-la.

A química utilizada para esse procedimento consiste em cobre, arsênio e cobre, onde cada um atua em diferentes funções.

Todo o processo da madeira de eucalipto citriodora tratado é realizado na autoclave, que consiste em um cilindro feito de aço, que possui a responsabilidade de sustentar altas pressões.

 

Eucalipto citriodora

 

Esse procedimento é bastante simples e deve ser realizado por profissionais de alta capacidade no segmento, garantindo excelência em seus resultados. Esse material fornece uma infinidade de matéria-prima nas indústrias, sendo uma ótima alternativa para o ramo de produtos florestais no geral.

Eucalipto Tratado

Eucalipto tratado ou autoclavado é a madeira de eucalipto que passa pelo processo de tratamento que irá garantir maior durabilidade e resistência ao sol, chuva, umidade e ataque de fungos, insetos, brocas, e principalmente cupins.

A principal praga é o cupim. O processo de tratamento pode ser feito de duas maneiras: manual ou com a autoclave.

 

Vantagens do eucalipto tratado

Sabemos que não só o preço do eucalipto tratado que importa. É fundamental sabermos mais informações sobre ele, principalmente as vantagens que temos ao escolher esse tipo de madeira. Alguns benefícios são:

  • Madeira seca e limpa
  • Madeira livre de odores e de óleo
  • Não afeta os outros componentes utilizados em suas aplicações
  • Madeira tratada com qualidade
  • Durabilidade e resistência similares as madeiras nobres
  • Excelente relação custo x benefício
  • Opção construtiva sustentável
  • Permite conforto e beleza.

 

Usos Da Madeira

Essa madeira possibilita diferentes aplicações, especialmente na construção civil. Confira seus principais usos:

 

Construção civil

  • Leve interna / estrutural: ripas e partes secundárias de estruturas;
  • Leve interna / utilidade geral: cordões, guarnições, rodapés e forros.
  • Uso temporário em obras: andaimes e pontaletes.

 

Assoalhos

  • Parquetes;
  • Tacos;
  • Tábuas.

 

Móveis

  • Mobiliário estândar;
  • Móveis decorativos;
  • Partes internas de móveis.

 

Outras aplicações

  • Embalagens;
  • Lâminas decorativas;
  • Chapas compensadas.

 

Conclusão

Como já falamos, o eucalipto é cultivada para os mais diversos fins, tais como papel, celulose, lenha, carvão, aglomerado, serraria, óleos essenciais para indústrias farmacêuticas, produção de mel, ornamentação e quebra-vento, entre outros.

Para utilização como madeira, seu uso é útil para muitas aplicações. Isso devido à sua resistência, durabilidade, qualidade e variabilidade na cor, densidade, forma, dureza, dentre outros.

A madeira serrada é utilizada para confecção de pisos, fabricação de moveis, dentre outros. Na indústria, é utilizado como fonte de celulose, sendo Brasil, o segundo maior produtor mundial.

 

Michelly Moraes