fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

O custo da implantação do canavial é alto, por isso, começar certo é de extrema importância. E o que é começar certo quando falamos em plantio de cana-de-açúcar? Se quer saber tudo sobre o plantio está no lugar certo. Neste artigo vamos te ajudar a alcançar o sucesso.

Venha Comigo!

 

CANAVIAL

 

A cana-de-açúcar é uma fonte de alimento fresco para os animais com altas produtividades de matéria seca por área. É uma cultura que, se bem conduzida, exigirá reforma ou replantio após 5 a 6 anos de produção.

No entanto, o canavial será produtivo comercialmente durante todo esse tempo com alta produtividade de energia e matéria seca se seguidas as recomendações de correção do solo, adubação, manejo de pragas e plantas daninhas, colheita no período correto.

 

 

Afinal, o que é canavial?

significado de canavial é simples: ele corresponde a grandes áreas rurais onde há uma extensa plantação de cana.

Como dito anteriormente, a cana-de-açúcar possui um grande potencial econômico, sendo utilizada na extração de muitos derivados, como, por exemplo o álcool empregado na produção de combustível para automóveis e na produção do açúcar que utilizamos em casa.

Já o termo canaviais corresponde ao grande número de plantações de cana-de-açúcar. Alguns fatores podem gerar a queda da produção.

Ou seja, quando se observa uma baixa produtividade nos canaviais, algumas das práticas listadas abaixo podem ser o motivo dessa situação:

 

Solos no Brasil

 

Condução do canavial

Com canaviais bem conduzidos é possível obter uma produtividade de 120 a 150 t/ha embora existam variedades com potencial de produção acima de 200 t/ha em um só corte.

 

Canavial- Cana- de- Açúcar

 

Muitas vezes, as piores áreas da propriedade são destinadas ao plantio da cana-de-açúcar e não são seguidas as práticas recomendadas.

Com isso, o canavial terá baixa produtividade, com pouca longevidade e a cultura será percebida como fonte de alimento com baixo teor nutritivo.

Para a implantação de um canavial com alta produtividade e longevidade é necessário seguir várias práticas.

 

Cana-de-açúcar no Brasil

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e o segundo na produção global de etanol. A estimativa para 2020/2021 é que sejam colhidos aproximadamente 642 milhões de toneladas.

 

Plantio de Cana- de- Açúcar

 

A produção da cultura se concentra no estado de São Paulo, mas diversas regiões do país produzem e têm condições de expandir ainda mais o potencial.

Existem muitos fatores que contribuem para o sucesso de um canavial e algumas etapas são essenciais para que isso aconteça.

Vamos conhecer cada uma dessas etapas agora!

 

Etapas de plantio de Cana-de-açúcar

Uma boa qualidade do plantio, é associada a várias etapas para alcançar o sucesso, vamos lá:

 

Sistematização do Terreno

Para que o plantio de cana-de-açúcar atinja os resultados desejados é necessário que exista um bom planejamento todas as etapas desse processo, tendo no plantio apenas uma dessas etapas.

Em um primeiro momento é muito importante que o produtor conheça o ambiente edafoclimático ou ambiente de produção de sua propriedade. Afinal este é um fator que influencia muito no potencial produtivo de cada variedade.

Nos locais de plantio é feito um trabalho de engenharia, conhecido como sistematização do terreno, no qual subdivide-se a área em talhões e aloca-se os carreadores principais e secundários.

 

Amostra de Solo para fins de Fertilidade

Assim que terminar a sistematização do terreno, o produtor deve coletar amostra de solo em cada talhão para análise com vistas às operações de correção do solo e adubação.

É de fundamental importância realizar a análise do solo a ser reformado para identificar sua fertilidade. Nessa análise será possível identificar quais nutrientes estão em nível adequado e quais estão em falta para a plantação de cana-de-açúcar.

 

Nutrição Mineral de Plantas: Macronutrientes.

 

Preparação do Solo

Percebe-se que o preparo do solo deve ser muito bem estabelecido pois é uma atividade que apresenta efeitos a longa data, isto é, de pelo menos 5 anos.

 

Preparação do Solo- Canavial

 

Em cana-de-açúcar os preparos de solo podem ser convencionais, cultivo mínimo e plantio direto. A escolha do modo de preparo deve ser feita baseada nas condições globais existentes em sua propriedade como por exemplo:

  • O Sistema Convencional: O Sistema Convencional de preparo do solo envolve operações de subsolagem e aração, combinadas por gradagens para a eliminação das soqueiras e incorporação de corretivos de solo.
  • O Sistema de Cultivo Mínimo: Esta técnica destaca-se por substituir as operações convencionais de preparo do solo em área total por um preparo concentrado na linha de plantio, que consiste mais frequentemente em uma subsolagem, que pode ser complementada por uma desagregação mais intensa do solo por meio de enxada rotativa em uma faixa estreita vizinha à linha de subsolagem.
  • E o Sistema de Plantio Direto: O Sistema de Plantio Direto é uma técnica de manejo do solo em que palhiço e restos vegetais (folhas, colmos, raízes) são deixados na superfície do solo. O solo é revolvido apenas no sulco onde são depositadas as mudas e fertilizantes e as plantas infestantes são controladas por herbicidas, evitando assim cultivos mecânicos que provocam a compactação.

 

Defina muito bem qual será o espaçamento e profundidade

O espaçamento do plantio deve variar de acordo com a fertilidade do terreno e as características da variedade recomendada.

  • Para solos arenosos, espaçamentos mais estreitos como 1 metro ou 1,20 metro são mais indicados.

Com esses espaçamentos, o fechamento da entrelinha tende a ocorrer mais rápida, facilitando o controle do mato.

Se a colheita for mecanizada representando a grande maioria das lavouras – o espaçamento deve ser de ao menos 1,5 metro. Com isso é evitado o pisoteamento e a compactação das linhas de cana pelas rodas das máquinas.

  • Em solos férteis, o espaçamento mais comum é de 1,5 metro;
  • Espaçamento uniforme: quando a distância entre os sulcos de plantio é constante em toda a área plantada;
  • Espaçamento combinado: quando num mesmo talhão combinam-se faixas de espaçamento uniforme com faixas de espaçamento alternado, a fim de propiciar condições para o controle do tráfego.

 

Plantio da cana-de-açúcar

Existem três períodos em que a cana pode ser cultivada e seu plantio varia de acordo com o objetivo da produção. Eles devem ser feitos de acordo com o planejamento anual do agricultor, podendo ser: cana de ano, cana de ano e meio e cana de inverno.

 

Cana de ano

É muito comum ser utilizado na pecuária com a finalidade de produzir alimentos para os animais. Seu plantio acontece em outubro, paralisa seu desenvolvimento de março a abril e depois inicia a maturação.

Nesses casos, é importante se atentar a solos sujeitos à erosão, já que ele ficará exposto a períodos de chuva.

 

Cana de ano e meio

Comumente utilizado por usinas e destilarias, esse método prevê que o plantio demore de 15 a 18 meses para se desenvolver. Ela é plantada no começo do ano, entre janeiro e março. Neste período, a planta tem condições de umidade e temperatura ideais para se desenvolver.

Durante o inverno, o desenvolvimento continua a acontecer e, então, de outubro a abril se paralisa. Para, então, iniciar seu processo de maturação. Assim, completa o tempo de 15 a 18 meses.

 

Cana de Inverno

Geralmente utilizado em plantações em que há a possibilidade de irrigação. Esse sistema é realizado durante o período mais seco do ano. Nele, já no primeiro ano a plantação apresenta uma grande produtividade.

 

Realizar o correto manejo e a conservação do solo

Nesta etapa é preciso realizar a sistematização do local, tais como: nivelamento do terreno, acabamento dos terraços, definição de carreadores, comprimento e largura dos talhões, tiro de colheita, planejamento da sulcação etc.,

Também é importante adotar medidas estratégicas que minimizam o número de manobras do maquinário sobre as soqueiras durante a colheita mecanizada.

 

Conclusão

O sucesso do canavial inicia-se no planejamento e plantio correto da cultura. Não é novidade que se o plantio for realizado de maneira inadequada, você terá que conviver com o canavial por aproximadamente cinco anos ou mais.

E será pouco eficiente, uma vez que o plantio e a condução do canavial são fatores essenciais para o sucesso e aumento dos lucros no campo. A formação do canavial envolve atividades desde o preparo de solo, plantio e tratos culturais.

Gostou de saber mais sobre o assunto?  Deixe seu comentário e acompanhe nosso blog e fique por dentro dos próximos artigo sobre o tema!

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

Michelly Moraes