(31) 9 8720 -3111 [email protected]

cana-de-açúcar é responsável por 80% do açúcar que é produzido no mundo. Desde a sua introdução no Brasil, iniciada em Pernambuco no século XVI, esse tem sido um dos principais cultivos brasileiros.

Para ter uma lavoura eficiente é muito importante levar em conta a época do plantio mais adequada à sua variedade e região, análise e preparo do solo e a qualidade dos tipos de adubo e defensivos.  Quer aprender como plantar cana e ter bons lucros com sua lavoura?

Venha comigo!

 

Como Plantar Cana

 

cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância para a pecuária brasileira, amplamente cultivada pelos produtores devido ao fácil manejo, simples condução da lavoura e capacidade de produzir grandes quantidades de volumoso por unidade de área.

Se bem manejada, esta cultura pode produzir 150 a 200 toneladas/ha de massa verde em um único corte. A época de plantio deve ser baseada no objetivo da sua produção.

A baixa produtividade obtida por alguns produtores está diretamente ligada à utilização de práticas inadequadas de manejo como: controle de pragas e doenças, combate a plantas daninhas, adubação de cobertura, época de corte, dentre outras.

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

 

O surgimento da cana-de-açúcar

A planta não surgiu no Brasil, como todos pensam, mas sim na ilha de Nova Guiné, localizada no meio do oceano pacífico.

Sua plantação só começou no Brasil em 1520, logo após os portugueses desembarcarem com a planta no país.

Desde sua chegada, a cana-de-açúcar se tornou um dos mais importantes cultivos desenvolvidos do país. Brasil, inclusive, ocupa o primeiro lugar no ranking de produção de açúcar e é o maior exportador de etanol no mundo.

 

cana de açucar

 

Além disso, ela é matéria-prima para a produção de energia limpa, já que o bagaço sobrado da cana possibilita a produção de energia sustentável, e muitas usinas desenvolvem tal atividade, de modo que conseguem obter a certificação de emissões de créditos de carbono pelo MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).

 

Usos da cana-de-açúcar

Mais do que elemento essencial da formação do Brasil, a cana-de-açúcar transformou-se em parte integrante do imaginário do povo brasileiro.

Na cozinha, desdobra-se em utilidades; na indústria, colabora para a produção de alimentos mais saudáveis, de fácil conservação.

Dela vem o álcool combustível, a energia elétrica. Também pode produzir papel, plásticos, produtos químicos.

 

Usos da cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar é versátil, palavra que, aliás, justificaria mais um hífen: cana-de-açúcar-versátil. Se preferirmos, grama-de-açúcar- versátil, pois a cana é uma gramínea, cujo potencial, variado e complexo, ainda pode ser muito explorado.

 

Técnicas de como plantar cana-de-açúcar

A seguir, você encontra técnicas a respeito de correção do solo, tipos de plantio, melhor época para o cultivo entre outras para ter bons resultados com a sua cultura de cana-de-açúcar.

 

Plantio de Cana –de- Açúcar

 

Escolha o sistema de plantio da cana-de-açúcar

O cultivo da cana-de-açúcar pode ser feito o ano todo, porém, considere o sistema que será adotado e as características da região da lavoura para determinar a melhor época. A seguir, você vai conhecer os sistemas em mais detalhes.

 

Cana de ano (12 meses)

Nesse sistema, a área destinada à cana-de-açúcar está sempre ocupada com a cultura. Logo após a colheita, deve se realizar o plantio da nova leva que será colhida no ano seguinte.

O período mais indicado é entre os meses de setembro e novembro, opte por solo com grande fertilidade.

Cana de ano e meio (18 meses) A principal característica desse sistema é que o solo precisa ter vários meses de descanso após a colheita, ou a área é mantida sem nada ou são usadas culturas de rotação como as de amendoim e soja.

 

Cana de ano e meio (18 meses)

Cana de ano e meio quando plantada no final das águas, entre os meses de janeiro e abril, época mais utilizada para o plantio, devido ao período mais longo até o primeiro corte, o que possibilita à cultura maior tempo para o acúmulo de sacarose, tendo como resultado produtividade acima de 120 ton./ ha.

Embora mais produtiva, a cana plantada nessa época requer maior atenção quanto a necessidade ou não de irrigação em períodos de baixa pluviosidade;

 

 

Cana de inverno

Trata-se do sistema de cultivo em que a cana é plantada nos meses de inverno, entre os meses de junho e agosto.

Os produtores devem ter bastante atenção com esse tipo de plantio, porque a seca do inverno pode afetar os resultados. Uma dica é usar a torta de filtro de sulco que tem entre 70% e 80% de umidade.

 

Escolha o tipo de plantio

Vamos conhecer quais são os principais métodos de plantio, são eles:

 

Plantio manual

Considerado semi- mecanizado por envolver operações manuais e mecanizadas em suas etapas. O processo compreende a sulcação, distribuição de mudas nos sulcos, alinhamento das mudas dentro do sulco e fechamento dos sulcos.

 

Plantio mecanizado

 As mudas que alimentam a plantadora devem estar picadas, por isso, são colhidas mecanicamente com colhedoras.

A plantadora abre os sulcos, distribui as mudas e realiza o fechamento do sulcos, otimizando muito mais o tempo, se comparado com o plantio manual. Atualmente, não é notável diferenças quanto à brotação dos talhões plantados manual ou mecanicamente.

No entanto, existem avaliações mostrando que o sistema de plantio manual (convencional) apresenta uma melhor uniformidade de distribuição dos colmos nos sulcos.

 

Plantio com Mudas Pré-brotadas (MPB)

Essa muda é originada a partir de gemas individualizadas da cana-de-açúcar. Nesse sistema, a produção também passa a ser usada como muda.

 

Análise de solo e a fertilidade da área para o plantio da cana

Para iniciar um plantio de cana é necessário realizar a análise de solo da área, para determinar qual a fertilidade do solo.

Normalmente é realizado análise do solo de 0-25 e de 25-50 cm de profundidade, mas podem existir algumas variações nesses valores. É importante realizar a análise de solo 3 meses antes do plantio, para dar tempo de corrigir o solo, caso necessário.

 

Analise de solo- Plantio de Cana –de- Açúcar

 

Com o resultado da análise de solo em mãos é possível verificar se é necessário utilizar calcário e gesso e quais os nutrientes devem ser utilizados no plantio, ou seja, realizar essas operações de forma eficiente.

Lembre-se, o plantio não é igual para todas as áreas, isso depende de uma série de fatores e o mesmo acontece com a fertilidade do solo, por isso, é extremamente importante realizar a análise de solo e interpretar de forma correta.

 

 

Escolha da variedade para o plantio de cana de açúcar e espaçamento

Escolher a variedade adequada para a época de plantio, colheita e tipo de solo é essencial para ter um bom retorno em TCH e ATR. Ter uma variedade errada pode te custar 5 anos de prejuízo na área.

Existem variedades que são mais produtivas em uma determinada região e isso deve ser levado em conta no momento da escolha.

 

Variedade de Cana

 

Há muitas variedades disponíveis de cana-de-açúcar, por isso, verifique quais as características de cada variedade (índice de doenças, perfilhamento, tipo de solo) e o custo deste material, para então definir qual variedade se enquadra para cada área de plantio da sua fazenda.

 

Como fazer o controle de pragas?

Entre cupins, brocas de cana, brocas gigantes, besouros e formigas, os métodos para controle variam, sendo que os mais viáveis são o controle químico e o varietal.

O controle varietal é feito por meio do uso de variedades resistentes ou tolerantes às pragas. Contudo, como a cana é rica em açúcar, a aplicação desse método se mostra um pouco mais complicada, uma vez que a planta atrai muitos insetos naturalmente.

O controle químico, por sua vez, consiste na aplicação de produtos no solo e no momento do plantio. Eles chegam a eliminar 90% dos parasitas da área, mas exigem uma aplicação correta e técnica.

 

Conclusão

É indiscutível que a cultura da cana-de-açúcar tem grande importância econômica para o Brasil. Mas para ter assertividade em qualquer atividade é preciso começar certo e isso não é diferente para o plantio da cana-de-açúcar.

Por isso, neste texto falamos de algumas técnicas sobre o plantio da cana-de-açúcar para que você obtenha lucro na sua propriedade.

Gostou de saber mais sobre o como plantar cana?  Deixe seu comentário e acompanhe nosso blog e fique por dentro dos próximos artigo.

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

Michelly Moraes