A cana-de-açúcar é responsável por 80% do açúcar que é produzido no mundo. Desde a sua introdução no Brasil, iniciada em Pernambuco no século XVI, esse tem sido um dos principais cultivos brasileiros.
Para ter uma lavoura eficiente é muito importante levar em conta a época do plantio mais adequada à sua variedade e região, análise e preparo do solo e a qualidade dos tipos de adubo e defensivos. Quer aprender como plantar cana e ter bons lucros com sua lavoura?
Venha comigo!
A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância para a pecuária brasileira, amplamente cultivada pelos produtores devido ao fácil manejo, simples condução da lavoura e capacidade de produzir grandes quantidades de volumoso por unidade de área.
Se bem manejada, esta cultura pode produzir 150 a 200 toneladas/ha de massa verde em um único corte. A época de plantio deve ser baseada no objetivo da sua produção.
A baixa produtividade obtida por alguns produtores está diretamente ligada à utilização de práticas inadequadas de manejo como: controle de pragas e doenças, combate a plantas daninhas, adubação de cobertura, época de corte, dentre outras.
O surgimento da cana-de-açúcar
A planta não surgiu no Brasil, como todos pensam, mas sim na ilha de Nova Guiné, localizada no meio do oceano pacífico.
Sua plantação só começou no Brasil em 1520, logo após os portugueses desembarcarem com a planta no país.
Desde sua chegada, a cana-de-açúcar se tornou um dos mais importantes cultivos desenvolvidos do país. Brasil, inclusive, ocupa o primeiro lugar no ranking de produção de açúcar e é o maior exportador de etanol no mundo.
Além disso, o bagaço da cana permite a geração de energia sustentável, tornando-se matéria-prima para a produção de energia limpa. Muitas usinas realizam essa atividade e conseguem a certificação de emissões de créditos de carbono pelo MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).
Usos da cana-de-açúcar
Mais do que elemento essencial da formação do Brasil, a cana-de-açúcar transformou-se em parte integrante do imaginário do povo brasileiro.
Na cozinha, desdobra-se em utilidades; na indústria, colabora para a produção de alimentos mais saudáveis, de fácil conservação.
Dela vem o álcool combustível, a energia elétrica. Também pode produzir papel, plásticos, produtos químicos.
A cana-de-açúcar é versátil, palavra que, aliás, justificaria mais um hífen: cana-de-açúcar-versátil. Se preferirmos, grama-de-açúcar- versátil, pois a cana é uma gramínea, cujo potencial, variado e complexo, ainda pode ser muito explorado.
Técnicas de como plantar cana-de-açúcar
Técnicas para o Cultivo da Cana-de-Açúcar
A seguir, confira estratégias para correção do solo, tipos de plantio e melhor época para o cultivo, garantindo bons resultados na lavoura de cana-de-açúcar.
Escolha do Sistema de Plantio
O cultivo da cana-de-açúcar pode ocorrer o ano todo. No entanto, a escolha do sistema ideal depende das características da região e da lavoura. Confira os principais sistemas a seguir.
Cana de Ano (12 meses)
Esse sistema mantém a cana-de-açúcar na área de forma contínua. Logo após a colheita, deve-se realizar o plantio da nova leva para a colheita no ano seguinte.
A melhor época para o plantio ocorre entre setembro e novembro, priorizando solos férteis.
Cana de Ano e Meio (18 meses)
Esse sistema exige um período de descanso do solo após a colheita. Durante esse tempo, a área pode permanecer sem cultivo ou ser utilizada para rotação com culturas como amendoim e soja.
Cana de ano e meio (18 meses)
Cana de ano e meio quando plantada no final das águas, entre os meses de janeiro e abril, época mais utilizada para o plantio, devido ao período mais longo até o primeiro corte, o que possibilita à cultura maior tempo para o acúmulo de sacarose, tendo como resultado produtividade acima de 120 ton./ ha.
Embora mais produtiva, a cana plantada nessa época requer maior atenção quanto a necessidade ou não de irrigação em períodos de baixa pluviosidade;
Cana de inverno
Trata-se do sistema de cultivo em que a cana é plantada nos meses de inverno, entre os meses de junho e agosto.
Os produtores devem ter bastante atenção com esse tipo de plantio, porque a seca do inverno pode afetar os resultados. Uma dica é usar a torta de filtro de sulco que tem entre 70% e 80% de umidade.
Escolha o tipo de plantio
Vamos conhecer quais são os principais métodos de plantio, são eles:
Plantio manual
Considerado semi- mecanizado por envolver operações manuais e mecanizadas em suas etapas. O processo compreende a sulcação, distribuição de mudas nos sulcos, alinhamento das mudas dentro do sulco e fechamento dos sulcos.
Plantio mecanizado
As colhedoras mecânicas colhem e picam as mudas que alimentam a plantadora.
A plantadora abre os sulcos, distribui as mudas e os fecha, otimizando o tempo em comparação ao plantio manual. Atualmente, a brotação dos talhões plantados manualmente ou mecanicamente não apresenta diferenças significativas.
No entanto, algumas avaliações indicam que o plantio manual (convencional) proporciona uma distribuição mais uniforme dos colmos nos sulcos.
Plantio com Mudas Pré-brotadas (MPB)
Esse sistema utiliza mudas originadas a partir de gemas individualizadas da cana-de-açúcar. Além disso, a produção também serve como muda.
Análise de solo e a fertilidade da área para o plantio da cana
Para iniciar um plantio de cana é necessário realizar a análise de solo da área, para determinar qual a fertilidade do solo.
Normalmente, os agricultores realizam a análise do solo nas profundidades de 0-25 cm e 25-50 cm, embora esses valores possam variar. É essencial analisar o solo três meses antes do plantio para garantir tempo suficiente para corrigir possíveis deficiências.
Com os resultados da análise em mãos, é possível verificar a necessidade de aplicar calcário e gesso, além de determinar os nutrientes adequados para o plantio. Dessa forma, os produtores conseguem realizar essas operações de maneira eficiente.
Lembre-se, o plantio não é igual para todas as áreas, isso depende de uma série de fatores e o mesmo acontece com a fertilidade do solo, por isso, é extremamente importante realizar a análise de solo e interpretar de forma correta.
Escolha da variedade para o plantio de cana de açúcar e espaçamento
Escolher a variedade adequada para a época de plantio, colheita e tipo de solo é essencial para ter um bom retorno em TCH e ATR. Ter uma variedade errada pode te custar 5 anos de prejuízo na área.
Algumas variedades apresentam maior produtividade em determinadas regiões, e essa característica deve ser considerada na escolha do cultivo.
Há muitas variedades disponíveis de cana-de-açúcar, por isso, verifique quais as características de cada variedade (índice de doenças, perfilhamento, tipo de solo) e o custo deste material, para então definir qual variedade se enquadra para cada área de plantio da sua fazenda.
Como fazer o controle de pragas?
Entre cupins, brocas de cana, brocas gigantes, besouros e formigas, os métodos para controle variam, sendo que os mais viáveis são o controle químico e o varietal.
O controle varietal é feito por meio do uso de variedades resistentes ou tolerantes às pragas. Contudo, como a cana é rica em açúcar, a aplicação desse método se mostra um pouco mais complicada, uma vez que a planta atrai muitos insetos naturalmente.
O controle químico, por sua vez, consiste na aplicação de produtos no solo e no momento do plantio. Eles chegam a eliminar 90% dos parasitas da área, mas exigem uma aplicação correta e técnica.
Conclusão
É indiscutível que a cultura da cana-de-açúcar tem grande importância econômica para o Brasil. Mas para ter assertividade em qualquer atividade é preciso começar certo e isso não é diferente para o plantio da cana-de-açúcar.
Por isso, neste texto falamos de algumas técnicas sobre o plantio da cana-de-açúcar para que você obtenha lucro na sua propriedade.
Gostou de saber mais sobre o como plantar cana? Deixe seu comentário e acompanhe nosso blog e fique por dentro dos próximos artigo.