Grãos e cereais: entenda a diferença entre eles!

Grãos e cereais: entenda a diferença entre eles!

Grãos e cereais. Você sabe diferenciar quem é quem? Difícil, não é? Mas, existem peculiaridades importantes em cada um deles precisam ser destacadas para o melhor entendimento de quem busca saber o que está consumindo no dia a dia. Por isso, preparamos este artigo para que você consiga diferenciá-los.

Acompanhe!

 

Grãos e cereais: entenda a diferença entre eles!

 

Eles sempre estiveram na natureza a nossa disposição. Mas só recentemente alguns grãos e cereais ganharam a importância que merecem ao longo dos anos. Estando presente frequentemente em nossa alimentação com inúmeros benéfico a nossa saúde.

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos e cereais no mundo. Com isso preparamos esse artigo para destacar a diferença entre eles. Quer ficar por dentro de tudo? Continue a leitura.

 

Solos e Nutrição de Plantas

 

Qual a diferença entre grãos e cereais?

Embora muitas pessoas pensem que grãos e cereais se tratam do mesmo tipo de alimento. Eles se dividem em grupos alimentares que possuem peculiaridades específicas, que abrangem tanto a produção como as propriedades nutricionais.

Confira a seguir as principais características de cada um deles:

 

Grãos

Colhidos para consumo humano e animal, os grãos são pequenas sementes (com e sem casca, dura e secas). Sendo também, fontes de nutrientes essenciais para uma alimentação mais saudável e balanceada.

Divididos em categorias, os grãos possuem a seguinte classificação:

  • Grãos de cereais: grãos que contêm quantidade considerável de amido (ou seja, carboidrato que oferece energia dietética)
  • Grãos pseudocereais: grãos ricos em amido
  • Pulsos ou leguminosas: grãos com o teor de proteínas mais elevado, contendo gorduras e carboidratos
  • Oleaginosas: grãos de semente oleaginosas que fornecem energia dietética, além de ácidos graxos essenciais

 

Quais os maiores produtores de grãos do mundo?

A alimentação mundial é muito baseada no consumo de grãos, seja de cereais ou de oleaginosas. No cenário mundial os cinco países em destaque são a China, Estados Unidos, Índia, Brasil e Rússia.

 

Principais tipos de grãos

Soja, feijão, milho, arroz, trigo e café estão entre os principais tipos de grãos cultivados no território brasileiro. Fazendo do Brasil um dos países que mais produzem grãos no mundo. Conheça mais sobre os principais grãos produzido;

 

Soja

A soja é usada na alimentação há milhares de anos por ser um alimento rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como fósforo, ferro, potássio e magnésio. Além de ser fonte de gorduras saudáveis, como Ômega 3 e 6.

Além disso, a soja pode ser usada como matéria-prima para produção de outros alimentos, como leite, queijo, farinha, óleo, molho e proteína texturizada.

 

Feijão

Seja o carioca, preto, branco, rajado, rosinha ou o vermelho, a recomendação de consumo de feijão é incluí-lo sempre que possível nas refeições.

Afinal, o alimento é uma perfeita fonte de vitaminas do complexo B, que evitam as alterações de humor e diminuem a fadiga. E, por ser rico em ferro e potássio, ele também ajuda na prevenção da anemia e contribui com a saúde cardiovascular.

 

Ervilha

Fonte de vitaminas A, do complexo B, C, E e K, as ervilhas são grãos altamente nutritivos. Esses nutrientes são responsáveis por fortalecer o sistema imunológico do organismo, deixando-o assim, livre de enfermidades como gripes e resfriados, além de doenças inflamatórias.

As ervilhas também possui baixo índice glicêmico, sendo ideal para prevenir e ajudar no tratamento de diabetes.

 

Grão de bico

Rico em proteínas, o grão também é recomendado para os adeptos da alimentação vegana e vegetariana, para assim, não haver um déficit de nutrientes para quem não consome produtos de origem animal.

O grão de bico ainda possui quantidades consideráveis de vitamina C, mantendo o sistema imune saudável e minerais, como cálcio, fósforo e potássio, que fortalecem a saúde cardiovascular e melhoram a qualidade dos nossos ossos e músculos.

 

Quinoa

Conhecido com um “superalimento”, a quinoa, ou quinua, como também é chamada, é um grão super poderoso, fonte de grandes nutrientes para o nosso bem-estar.

Rica em ferro, ela ajuda na prevenção da anemia, além de atuar na redução dos níveis de colesterol no sangue, favorecendo também a saúde cardiovascular. O grão ainda melhora a resposta imunológica do organismo, prevenindo a inflamação no corpo.

 

Cultura do Feijão: importância, tipos, fenologia e seus principais manejos.

 

Cereais

Em linhas gerais, os cereais são as plantas cultivadas por seus frutos comestíveis, tal como o trigo, por exemplo, que se transforma em alimento.

Esse grupo alimentar pode ser dividido em outros dois subgrupos: o dos cereais integrais, que são consumidos totalmente, como o farelo, o germe e o endosperma, e os refinados, que passam por processos de produção, excluindo boa parte dos nutrientes das cascas, mas garantindo texturas mais finas e durabilidade de consumo.

  • Exemplos de cereais integrais: farinha de trigo integral, farinha de aveia, farinha de milho, arroz integral.
  • Exemplos de cereais refinados: farinha de trigo branca e o arroz branco.

 

Principais tipos de cereais

 

Arroz

O arroz pode ser encontrado em quatro versões integrais: o arroz integral tradicional, vermelho, negro e o sete cereais.

Todos eles são ricos em fibras alimentares que garantem uma boa saúde cardiovascular. Além de beneficiar o trânsito intestinal. Já o arroz branco refinado é uma boa fonte de carboidratos para o organismo, fornecendo energia e garantindo disposição.

 

Milho

Esse cereal é versátil e se encaixa em diversas preparações. Seja como pipoca, broa, bolo, mingaus, canjica ou apenas cozido, o milho além de ser fonte de carboidrato, possui agentes antioxidantes que atuam na proteção de doenças degenerativas oculares, como a catarata e a degeneração macular.

 

Trigo

Esse cereal é altamente rico em vitamina E, nutriente responsável por garantir uma pele bonita por mais tempo, já que é um poderoso antioxidante e previne o envelhecimento precoce da pele.

Vale destacar que os nutrientes do trigo só são encontrados na versão integral do alimento. Porém, quando refinado, o trigo ainda pode ser uma boa fonte de carboidratos e garantir disposição para um dia de trabalho.

 

Aveia

Fonte de fibras alimentares, a aveia também é um cereal muito tradicional em combinações de lanches e no café da manhã.

Seus benefícios incluem a garantia da saciedade, sendo indicada para quem deseja perder peso, regula o trânsito intestinal. Prevenindo a prisão de ventre, além de ajudar na diminuição do colesterol, melhorando assim saúde cardiovascular.

 

Plataforma Agropós

 

Conclusão

Portando, concluímos que os cereais são vegetais muito importantes para a alimentação, pois seus grãos são ricos em carboidratos e armazenam energia na forma de amido.

Já o grão é uma semente pequena, dura, seca, com ou sem casca ou camada de fruto, colhida para consumo humano ou animal. Espero que esse artigo tenha ajudado a saber diferenciar um do outro.

Então, o que você achou do nosso artigo? Se você gostou, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a se informar sobre esse assunto!

Escrito por Michelly Moraes.

 

Solos e Nutrição de Plantas

Receba Novidades

Junte-se a mais de 50.000 leitores do agronegócio e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para ter sucesso no campo.