(31) 9 8720 -3111 [email protected]

O tratamento de sementes é considerado um dos principais processos que antecedem o plantio e o cultivo das plantas de soja e milho. Entenda o porquê desta técnica ser tão importante para assegurar um bom estabelecimento da lavoura e, consequentemente, um alto potencial produtivo. Se quer saber mais sobre esse assunto?

Acompanhe!

 

TRATAMENTO DE SEMENTES DE SOJA

 

O tratamento de soja é uma técnica pré-colheita muito importante para o sojicultor. Ela garante que ele terá a semente protegida no solo, caso a semeadura ocorra com períodos de seca ou de baixa disponibilidade hídrica.

De acordo com Pesquisadores da Embrapa, os principais patógenos presentes em sementes de soja podem ser controlados por fungicidas do grupo dos benzimidazóis.

Dentre os fungicidas sistêmicos, carbendazin, tiofanato metílico e tiabendazol são os mais indicados para o tratamento de sementes de soja.

 

 

Importância da Soja

A expansão da soja no Brasil começa mesmo nos anos 1970, quando a indústria de óleo começa a ser ampliada.

O aumento da demanda internacional pelo grão é outro fator que contribui para o início dos trabalhos comerciais e em grande escala da sojicultora.

 

Produção de soja

 

A soja é a principal fonte de renda do país e dos produtores rurais, tanto que lidera o ranking de produtos mais exportados há mais de 22 anos, ou seja, desde de que o Brasil passou a registrar e divulgar os dados de vendas ao exterior.

Nos últimos anos a cultura vem ganhando ainda mais espaço, devido a rentabilidade quase garantida das lavouras.

 

O que é e para que serve o tratamento de sementes?     

O tratamento de sementes consiste em aplicar defensivos químicos e/ou biológicos às sementes para controlar fungos e pragas que atacam sementes, mudas e plantas.

Tratamento de Semente

 

Se feita adequadamente, essa prática protegerá a semente nas fases iniciais da lavoura, desde a semeadura até a emergência da plântula.

Atualmente, o tratamento de sementes pode englobar não apenas os defensivos, mas todas as tecnologias aplicadas à semente, como:

Após a realização do tratamento, as sementes são destinadas exclusivamente ao plantio e não podem ser usadas para alimentação humana ou animal.

 

Solos no brasil

 

Tratamento de sementes de soja com inseticida

O primeiro passo antes de definir qual inseticida será utilizado em seu tratamento, é identificar quais as principais pragas que afetam a cultura.

Além disso, você deve se atentar a alguns fatores como:

  • Histórico da área;
  • Tipo de manejo utilizado (cultivo mínimo, plantio direto);
  • Cultura anterior utilizada;
  • Pragas comuns na região e na fazenda.

Com essas informações em mãos, você poderá escolher qual o melhor inseticida a ser utilizado contra o ataque dessas pragas em sua lavoura.

Isso irá proporcionar melhor manejo e minimizar o custo com produtos. Quando for escolher seu inseticida, leve em consideração o modo de ação, espectro de controle e se o mesmo pode causar fitotoxidade à semente.

 

Tratamentos de sementes de soja com fungicidas

As doenças são um grande problema na produção de soja, podendo diminuir consideravelmente o potencial produtivo da cultura.

Deste modo, identificar qual o melhor tratamento de sementes de soja é fundamental para garantir o estabelecimento do estande inicial e maior rentabilidade.

O primeiro passo antes de escolher qual fungicida irá utilizar é realizar a análise sanitária de sua semente. Assim, você poderá identificar quais patógenos estão presentes em seu lote de sementes e pode escolher com precisão qual o melhor fungicida.

Quando for escolher seu fungicida, leve em consideração: modo de ação, espectro de controle e se o mesmo causa fitotoxidade à semente.

De acordo com a Embrapa Soja, combinar fungicidas sistêmicos com de contato tem sido uma excelente alternativa de controle, já que o espectro de ação da mistura é ampliado pela ação de mais produtos.

 

Dano causado pela ferrugem da soja.

 

Tipos de tratamento de sementes

Atualmente, são possíveis duas formas de se fazer o tratamento de sementes:

 

Tratamento de sementes “on farm”

É o tratamento convencional, realizado na própria fazenda. Tem um custo mais baixo em comparação ao tratamento de sementes industrial, no entanto necessita de mão de obra qualificada e treinada para o correto e seguro manuseio dos produtos.

 

Tratamento de sementes

 

Um ponto importante é que as técnicas de tratamento permitam a boa uniformidade e recobrimento das sementes, sendo imprescindível seguir à risca as recomendações da bula, como a utilização correta de doses, e ter atenção à interação dos produtos para evitar que aconteça fitotoxicidade nas plantas.

 

Dicas para o tratamento na fazenda:

Para você que prefere realizar o tratamento de sementes de soja em sua fazenda, vamos mostrar dicas para o sucesso da operação:

  • Opte apenas por produtos registrados para a cultura da soja;
  • Dê preferência aos produtos que combinem: fungicidas e inseticidas. Contudo, observe se o princípio ativo dos produtos escolhidos controlam as principais pragas e doenças de sua região;
  • Escolha um local adequado para tratar suas sementes longe de animais e pessoas. Utilize o equipamento de proteção individual;
  • Use luvas sempre que manusear sementes tratadas. Os produtos utilizados apresentam alto nível de toxidade;
  • Fique atento ao volume de calda! O indicado é que o volume de calda final não ultrapasse 600 mL/100 Kg de sementes. Isso inclui: produtos + água;
  • Caso utilize inoculantes, confira algumas orientações sobre essa técnica.

 

Tratamento Industrial de Sementes (TIS)

Os principais benefícios do tratamento industrial estão relacionados à eficiência do método. De forma industrializada, o ajuste da dose e cobertura da sementes são melhores.

Além disso, os riscos de contaminação da equipe e do meio ambiente são menores, pois o manejo dos produtos químicos concentrados não é feito na fazenda.

Como desvantagem deste método temos a exposição das sementes aos produtos químicos por um período maior.

 

    Tratamento de Semente de soja Industrial

(Fonte: Sementes Jatabasso, 2022)

 

Esse fato ocorre pois a indústria não trata a semente na pré-semeadura, ocorrendo um período de armazenamento. Por isso, certifique-se que as sementes compradas não foram tratadas há muito tempo.

 

Benefícios do Tratamento de sementes

Independentemente se feito on farm ou industrialmente, os benefícios do tratamento de sementes serão vistos do plantio à colheita:

  • Estabelecimento da população de plantas por controlar patógenos e pragas importantes transmitidos pelas sementes, diminuindo a chance de sua introdução em novas áreas.
  • Estabelecimento do estande desejável da lavoura (número adequado de plantas para determinada área).
  • Proteção do potencial genético da variedade que o produtor escolheu para plantar.
  • Pode ter influência positiva na fisiologia da planta (melhor enraizamento, germinação mais uniforme e maior resistência a nematoides);
  • É um investimento relativamente baixo que ajuda a melhorar a produtividade da lavoura.

 

Conclusão

Com este texto concluímos que o tratamento de sementes é um método bastante eficiente e, a longo prazo, diminui os custos da produção na lavoura.

Vimos que o tratamento de sementes pode ser feito tanto da forma convencional (on farm) quanto industrial (TIS).

De um jeito ou de outro, ele melhora a qualidade das sementes e traz muitos benefícios ao produtor, vistos desde a semeadura até a colheita.

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

 

Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas

Michelly Moraes