fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

A prática de gessagem agrícola pode ser o detalhe que estava faltando no manejo do solo da sua propriedade.

 

Gessagem

(Fonte: Eurekalert, 2019)

 

Você fez corretamente todos os manejos de adubação e correção do solo mais ainda tem áreas com plantas pouco desenvolvidas e que sofrem facilmente a seca?

Entenda como essa situação pode ser contornada através do emprego da técnica de gessagem.

 

O que é o gesso agrícola?

O gesso agrícola é composto principalmente por sulfato de cálcio di-hidratado (CaSO4·2H2O).

Pode ser obtido pela mineração de rochas ígneas, como a gipsita, ou como subproduto da fabricação de ácido fosfórico.

O gesso agrícola apresenta teores de cálcio de 16% e de enxofre de 13% quantidades mínimas garantida pela legislação brasileira de fertilizantes e corretivos.

 

Pós-graduacao Solos e Nutrição de Plantas.

 

O que é a gessagem?

Gessagem é a técnica de aplicação do gesso agrícola com o objetivo de manejar características físico-químicas principalmente nas camadas subsuperficiais do solo.

A melhoria das características físico-químicas do solo em função da realização da gessagem está relaciona a fatores nutricionais e de melhora das condições das camadas mais profunda.

 

Fatores nutricionais

O fornecimento de nutrientes como S e Ca através da gessagem pode ser fundamental para o ganho de produtividade e a qualidade de diversas culturas.

Pois o enxofre é necessário na composição de aminoácidos os quais por sua vez irão compor a estrutura de proteínas.

 

Nutrição Mineral de Plantas Macronutrientes

 

Sendo a deficiência de enxofre característica por sintomas de clorose inicialmente em folhas mais novas com coloração adicional em algumas plantas. Além de apresentar também folhas de menor tamanho e com as margens enroladas.

Refletindo em aspectos gerais das plantas com a diminuição de internódios, redução da floração e até mesmo menor nodulação em leguminosas.

O gesso agrícola quando na solução do solo dissocia-se nas formas dos íons Ca2+ e SO42- sendo o sulfato passível de se ligar a íons de Mg2+ e K+ podendo desse modo serem movidos para subsuperfície.

Redução da atividade do Al3+ em subsuperfície é decorrente da troca iônica entre o Ca2+ do gesso e o Al3+ adsorvido à fração argila e da complexação do Al3+ pelo SO42-.

 

O que é a gessagem

Utilização relativa da lâmina de água disponível no perfil do solo pela cultura do milho em condições sem e com a realização de gessagem (Fonte: Sousa, 2005).

 

Esses processos ocorridos no solo irão proporcionar melhores condições para o sistema radicular, da planta de interesse, explorar as camadas mais profundas.

Com um sistema radicular mais profundo as plantas conseguem retirar mais água do solo e isso reflete em uma melhor resposta a condições de seca podendo até mesmo se dispensar a utilização de irrigação.

 

Quando usar o gesso agrícola?

Agora que você viu os ganhos que pode se ter com a gessagem agrícola vamos entender quando será necessário a aplicação da técnica.

Além dos parâmetros que serão discutidos a seguir é aconselhado o acompanhamento de um engenheiro agrônomo que irá avaliar a real necessidade de gessagem conforme a situação.

Seja para a finalidade de fornecer nutrientes, condicionante de subsuperfície ou para a correção de sodicidade (solos salinos).

Porém como muitos devem imaginar o primeiro passo para saber quando usar o gesso agrícola é a realização da amostragem e analise de solo.

Sendo que para as culturas anuais deve ser amostrado na profundidade de 20 a 40 cm e de 40 a 60cm. E em culturas perenes de 60 a 80 cm, além das camadas já citadas.

O gesso apresentara probabilidade de resposta se na análise for apresentado teores de Ca2+ menores que 4 mmolc dm-3, teores de Al3+ maiores do que 5 mmolc dm-3 e uma saturação por alumínio (m) maior do que 30%.

 

Solos no Brasil

 

Outro método que pode ser utilizado para se verificar a necessidade de gessagem é o chamado teste biológico.

Esse teste consiste em avaliar a razão do comprimento da raiz de plântulas, da cultura de interesse, semeadas com o solo da propriedade com e sem o gesso.

Se tal razão apresentar um índice maior de 1,15 significa que é necessário realizar a gessagem.

 

Como fazer o cálculo da gessagem agrícola?

Na literatura se encontra diferentes métodos de se realizar cálculo da quantia de gesso agrícola a ser utilizado na gessagem.

Uma das maneiras leva em consideração o valor de porcentagem de argila obtido através da análise de textura e aplicado nas equações a seguir.

  • Para culturas anuais:

D.G. (kg ha-1) = 50 x Argila (%)

  • Para culturas perenes:

D.G. (kg ha-1) = 75 x Argila (%)

Sendo D.G. = dose de gesso agrícola com 15% de enxofre.

Outra maneira de se estimar a dose de gesso agrícola é através da consulta da tabela seguinte onde é necessário saber a classificação textural do solo.

 

Como fazer cálculo de gessagem

Recomendação de gesso agrícola (15% S) em função da classificação textural do solo para culturas anuais e perenes (Fonte: Sousa, 2005).

 

E por fim um método que não considerar a porcentagem de argila, mas ao invés disso leva em conta a capacidade de troca catiônica (CTC) e a elevação da saturação por bases.

NG = [(V2-V1) x CTC] / 500

Onde:

NG = necessidade de gesso (kg ha-1);

V2 = porcentagem de saturação por bases esperada;

V1 = porcentagem de saturação por bases atual na camada de 20-40 cm;

CTC = capacidade de troca catiônica na camada de 20-40 cm.

O gesso agrícola deve ser aplicado a lanço depois ou imediatamente antes da calagem. As aplicações apresentam efeito residual de no mínimo 5 anos até o máximo 15 anos, dependendo do solo.

 

Conclusão

A técnica de gessagem agrícola nos últimos anos sido cada vez mais difundida e utilizada dado a série de benefícios que a mesma pode proporcionar as condições do solo.

Seus diversos efeitos como o aumento nos teores de enxofre e cálcio, a diminuição da saturação por alumínio em subsuperfície, promovendo o desenvolvimento do sistema radicular, com a consequente melhora na absorção de água e de nutrientes.

Assim conhecer os critérios necessários para a realização da gessagem faz se fundamental para o emprego da técnica em seu melhor custo benéfico.

 

Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas

João Verzutti