fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Bracell

Fonte: Bracell celulose

 

A Bracell é considerada hoje, uma das líderes mundiais na produção de celulose solúvel especial. Investindo continuamente em tecnologia e pesquisa para oferecer sempre produtos de alta qualidade.

Seu cultivo sustentável de eucalipto e fábricas de última geração, faz com que a Bracell se destaque na sua capacidade de produção celulose mundialmente.

Quer saber mais sobre essa potência no ramo da produção de celulose?

Venha comigo!

 

Tecnologia da produção de celulose

 

Quem é Bracell celulose?

A Bracell tem como fundador o Sukanto Tanoto, empresário indonésio envolvido principalmente na indústria madeireira.

A Bracell, do grupo Royal Golden Eagle (RGE), de Cingapura começou suas atividades aqui no Brasil em 2003, com a aquisição da BSC (Bahia Specialty Cellulose) e da Copener (Florestal) na Bahia.

Já em agosto de 2018, a atuação da empresa foi ampliada com a aquisição da Lwarcel Celulose em São Paulo.

Hoje possui suas principais operações industriais no Brasil, em Camaçari (BA) e Lençóis Paulista (SP) possuindo também áreas florestais no interior de ambos estados.

Além dessas unidades de produção, há escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos, sendo considerada uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo.

 

Volume de vendas pela Bracell em 2018

Fonte: Bracell

 

A importância das florestas plantadas para a produção de celulose

A celulose faz parte da constituição da parede celular dos vegetais, sendo um material fibroso orgânico e 100% renovável.

No caso da Bracell, toda a madeira utilizada nos processos industriais é proveniente de plantio de eucalipto próprio ou de produtores parceiros.

Hoje no Brasil, as florestas plantadas em sua grande maioria é composta de eucalipto, onde, boa parte da produção é destinada à indústria de papel e celulose.

 

Produtos Madeireiros e não Madeireiros: Conheça quais são e sua Importância.

 

Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em 2016, cerca de 7 milhões de hectares de nossos solos, eram destinados ao plantio comercial de florestas.

As florestas plantadas, com a utilização das mais avançadas técnicas de manejo sustentável, são responsáveis por mais de 90% de toda a madeira utilizada para fins produtivos.

 Outro ponto altamente relevante é sua contribuição para a conservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, geração de energia renovável, produtos florestais não madeireiros, como também, os produtos florestais madeireiros, com destaque a celulose.

 

Distribuição do cultivo de florestas plantadas no Brasil

Fonte: eucalyptus.com.br

 

Produtos de mercado da Bracell

A celulose, é a matéria-prima na fabricação de inúmeros produtos, conheça agora as variedades de celulose que são produzidas pela Bracell.

 

Celulose Solúvel

Na Bahia, a Bracell produz celulose solúvel especial, sendo agrupadas em dois tipos: a celulose solúvel (rayon-grades) e a celulose solúvel especial (specialty-grades).

Abaixo seguem as principais usos de cada uma delas:

 

Celulose solúvel (Rayon-grades)

  • Viscose e fibras de Lyocell usadas em tecidos e não-tecidos, assim como lenços umedecidos, máscaras cosméticas.
  • Filamentos de viscose usados em tecidos delicados, como roupas íntimas femininas.
  • Filmes de celofane para embalagens ambientalmente corretas.
  • Esponjas de viscose para limpeza doméstica e industrial para limpeza doméstica e industrial.

 

Celulose solúvel especial (Specialty-grades)

  • Flocos de acetato de celulose que são convertidos em filtros de cigarro.
  • Celulose microcristalina utilizada como ingrediente para fabricação de produtos farmacêuticos e alimentícios.
  • Nitrocelulose para produção de tintas de imprimir e tintas especiais, esmalte e cosméticos.
  • Filamento industrial utilizado para produzir reforço de pneus.
  • Outras aplicações especiais, como éteres de celulose e tripas artificiais para produção de salsichas.

 

Celulose de eucalipto branqueada (Kraft)

Em São Paulo, a Bracell produz e comercializa a celulose de eucalipto de fibra curta branqueada, utilizada para a fabricação de todos os tipos de papéis, são eles:

  • Papéis de impressão e escrita.
  • Papéis sanitários (higiênico e toalha).
  • Embalagens.
  • Papéis para aplicações especiais.

 

Qualidade e Uso da Madeira

 

“Projeto Star” – Oportunidade de carreira na Bracell

O “Projeto Star” é um projeto de expansão da Bracell, onde, sua capacidade de produção das atuais 250 mil toneladas/ano para mais 1,250 milhão de toneladas/ano, de forma a atingir 1,5 milhão de toneladas por ano.

Localização e emprego para a expansão em São Paulo:

Durante um período de dois a três anos, o Projeto Star empregará até 11.000 trabalhadores no pico de implantação, com uma média fixa de 3.500 trabalhadores.

Após a conclusão da expansão, a fase de operação empregará cerca de 6.650 trabalhadores, diretos e terceirizados de forma permanente nas atividades industriais, florestais e de logística.

Os municípios de Lençóis Paulista e Macatuba, são as cidades centrais do investimento.

O investimento na expansão da fábrica deverá criar oportunidades de emprego não apenas em Lençóis Paulista e Macatuba, mas também nas proximidades de Agudos, Areiópolis, Borebi, Bauru, Pederneiras, São Manuel, Barra Bonita, Jaú e Igaraçu do Tietê, e em todo o Estado de São Paulo.

 

Ampliação da unidade da Bracell em Lençóis Paulista

Fonte: Bracell

 

Produção de celulose no Brasil

O Brasil é hoje o maior exportador de celulose do mundo, onde, grande contribuição nesses números fica por conta da Bracell.

Em dados apresentados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é possível observar o desenvolvimento do mercado: 2018 apresentou crescimento de 11,5% nas exportações de celulose, com um total de 14.722 milhões de toneladas.

Já a produção alcançou 21.085 milhões de toneladas, representando 8% de aumento em relação ao ano anterior, que foi de 19.527 mil.

O Mato Grosso do Sul é o estado responsável pelo maior índice de exportação em volume, só nos 6 primeiros meses de 2019, o estado exportou 28% de todo o volume de celulose enviada pelo País.

Há outros estados com uma significativa parcela das exportações: Bahia (17,8%), Espírito Santo (11,1%), Maranhão (10,4%), Rio Grande do Sul (9,66%) e Minas Gerais (9,26%), dados esses do ano de 2018.

Esse desempenho garante aumento significativo na renda de cada estado, mostrando a força e o bom momento que o produto vem apresentando no mercado.

 

Distribuição da produção de papel e celulose no Brasil

Fonte: eucalyptus.com.br

 

Tecnologia da produção de celulose

Juliana Medina