(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

O que é a geada? Geadas são classificadas como fenômeno atmosférico de baixa temperatura que provoca a morte de plantas e sua parte, como folhas, ramos. Neste artigo vamos abordar sobre a geada negra.

Vamos lá!

 

Geada negra: saiba tudo sobre esse fenômeno!

 

O que é a geada?

Geada é o congelamento do orvalho sobre qualquer superfície. A camada de gelo que se forma danifica a pintura dos carros e outros metais e queima a vegetação.  Podendo causar grandes prejuízos para a agricultura e pecuária dependendo de sua intensidade e frequência de ocorrência.

A geada branca é a mais comum e, quando acontece com moderada a forte intensidade, deixa os gramados e os capôs dos carros branquinhos.

Este é um fenômeno típico de noites calmas, com vento fraco, com pouca ou nenhuma nebulosidade no céu. Pode gear em cidades litorâneas, mas não na areia da praia. Mas hoje vamos falar um pouquinho sobre a geada negra.

 

 

Como se formam?

A Geada de advecção ou de vento frio: são provocados por ventos fortes e constantes, com temperaturas muito baixas durante muitas horas seguidas. O ar frio irá ressecar a folhagem e causar a sua morte. A advecção de ar frio resulta da entrada de massas de ar frio, provenientes da região polar.

Geada de radiação: ocorre quando há resfriamento intenso da superfície por perda de energia em noites de céu limpo, provocado por um sistema de alta pressão. Que inibe a formação de nuvens no céu facilitando a perda de radiação da superfície para a atmosfera.

A Geada mista: situação em que ocorre os dois processos anteriores sucessivamente. Ou seja, entrada do ar frio e seco que estagna sobre a região favorecendo intensa perda de energia durante a noite.

Geada de canela: provocada pelo vento que sopra morro abaixo em noites de intenso resfriamento da superfície. O vento congela a seiva que passa pelo caule das plantas próximo ao solo (“canela” da planta). Assim os vasos condutores de seiva nessa região são necrosados, aparentando cor escura.

 

Impacto da geada negra na agricultura

Quando algumas plantas, são expostas a geada, sofrem alterações físicas em sua estrutura. Isso porque, em muitos casos, as mesmas acabam ficando congeladas.

Os resultados do congelamento são inúmeros, desde o rompimento da parede celular a até mesmo a morte parcial ou total dos produtos que estão crescendo na lavoura.

Vale destacar que a geada não só pode prejudicar a planta e seus frutos, mas o solo também. A geada pode acabar queimando a superfície em que toca, quando muito fria. Isso pode gerar perdas para o agricultor.

 

Vamos falar sobre geada negra ou geada de canela?

A geada negra é a queima da vegetação por ação de ventos frios muito fortes. Pode ocorrer mesmo durante o dia.  É um fenômeno pouco comum associado com a ocorrência de ventos moderados a fortes e muito frios provocados pela chegada de fortes massas frias de origem polar.

Quando ocorre a geada negra, a vegetação fica escurecida, com aspecto queimado. A geada negra é muito mais danosa do que a geada branca. Pois queima a seiva no interior das plantas, o que impede a sobrevivência da planta.

Um raro e muito forte evento de geada negra ocorreu no estado do Paraná em 18 de julho de 1975. Este é um fato meteorológico histórico e dramático para o estado do Paraná, pois dizimou as plantações de café do norte paranaense. A perda total das lavouras gerou também uma grave crise financeira e social no estado do Paraná.

 

Como ocorre a geada negra?

Este tipo de geada acontece devido à combinação entre a temperatura muito baixa e rajadas de vento frio que ocorrem com moderada a forte intensidade.

Esta combinação incomum, em geral, acontece pela passagem de massas de ar de origem polar, principalmente as mais intensas.

 

Resistência das plantas a geada negra

Vários são os fatores que influenciam na resistência das plantas a geada, um deles é o estádio de desenvolvimento, em que nas fases de frutificação e maturação, a atividade fisiológica é maior, acarretando assim em maiores danos, ao passo que, uma injuria em plantas com menor atividade fisiológica causa menos danos.

O estado nutricional também influencia na resistência das plantas a geada, nesse sentido, quando se tem maior concentração de potássio diminui a temperatura de congelamento no interior da folha.

 

Como minimizar os efeitos da geada negra

É possível minimizar os efeitos causados pela geada através das seguintes práticas:

 

Planejamento do local e semeadura

Visa analisar dados climáticos do local e variedade a ser cultivada, possibilitando a escolha de locais e época de plantio/semeadura de modo a se evitar os períodos mais críticos com relação a ocorrência de geadas.

 

Utilização de variedades resistentes

Para uma mesma cultura as variedades podem apresentar diferentes tolerâncias ao frio. O conhecimento das temperaturas letais para as diferentes variedades cultivadas, tanto anuais como perenes, possibilita a escolha daquelas mais adequadas para a região.

 

Nebulização artificial da atmosfera

Aplicação de neblina artificial sobre a cultura de modo a reduzir a perda de energia pela a superfície, evitando o resfriamento intenso.

 

Irrigação

Aplicação de água por aspersão na cultura durante a noite da geada em uma taxa de 2 a 6 mm/h. Quando a água congela libera calor latente, reduzindo o resfriamento e mantando a temperatura por volta de 0°C.

 

Checklist agrícola

 

Uso de coberturas protetoras

Utilização de coberturas plásticas que proporcionam condições microclimáticas adequadas para os cultivos em épocas de ocorrência de geada.

 

Ventilação forçada

Consiste em misturar o ar da atmosfera mais quente (acima) com o ar mais frio (abaixo), pois nas noites de inverno ocorre a inversão térmica. Com a superfície sendo mais fria que as camadas de ar mais altas. Para aplicar esse método é necessária a instalação de grandes ventiladores acima da cultura. Porém só é aplicável em pequenas áreas planas.

 

O que fazer após a geada

Após a ocorrência da geada, não é possível verificar exatamente até onde queimou, e os estragos causados para se tomar a decisão do que deverá ser feito no momento.

Dessa forma, é necessário esperar para que os danos apareçam e se tome a melhor decisão, sendo assim, não é recomenda a poda imediata logo após a geada em lavouras de café.

Portanto, após o aparecimento dos danos causados pela geada e dependendo da sua intensidade é recomendado a realização de podas mais leves ou podas mais drásticas. Como é o caso da recepa, ou mesmo não ser recomendado nenhum tipo de poda, e realizar apenas desbrotas.

 

Plataforma Agropós

 

Conclusão

Portanto neste artigo abordamos um pouco sobre a geada em destaque a “Geada Negra e seu impacto negativo na agricultura. Abordamos também alguns métodos de prevenção.

Em caso de dúvidas do que fazer o ideal é consultar um especialista da área, onde irá orientar em todo seu planejamento.

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Escrito por Michelly Moraes.