Que o milho é um dos grãos mais produzidos do Brasil não é segredo para muita gente, mas você sabia que existe uma infinidade de tipos de grãos de milho? Neste artigo vamos citar as principais variedades de milho.
Acompanhe!
Milho é um cereal proveniente da espécie de planta chamada Zeamays. Os grãos do cereal são do tamanho de uma ervilha e ficam dispostos em fileiras de espigas. Os pesquisadores acreditam que o milho se originou na América Central e que os agricultores o cultivam desde os tempos pré-colombianos.
Atualmente, o milho representa a segunda maior cultura do mundo e, sem dúvida, um dos alimentos mais consumidos no planeta. Isso ocorre porque, além do consumo humano, os produtores o utilizam amplamente na alimentação animal.
Para te esclarecer algumas dúvidas sobre este tema e ajudar você a escolher qual se adequa melhor ao seu tipo de cultivo e área, leia o texto a seguir!
Característica do milho
Cultura requer temperatura alta, ao redor de 24 e 30°C, radiação solar elevada e adequada disponibilidade hídrica do solo.
As espiguetas masculinas são reunidas em espigas verticiladas terminais. O grão do milho é um fruto, denominado cariopse, em que o pericarpo está fundido com o tegumento da semente propriamente dito.
As espiguetas femininas se soldam num eixo comum em que várias ráquis estão reunidas (sabugo) protegidas por brácteas (espiga de milho). A flor feminina apresenta um único estigma (barba-do-milho).
Origem do milho no Brasil
No país o milho já era cultivado pelos índios antes mesmo da chegada dos portugueses. Já que eles utilizavam o grão como um dos principais itens de sua dieta.
Mas foi com a chegada dos colonizadores, há mais de 500 anos atrás, que o consumo do cereal no país aumentou consideravelmente e passou a integrar o hábito alimentar da população.
De acordo com a Fundação Joaquim Nabuco, no período Brasil-Colônia, os escravos africanos tinham no milho, além da mandioca, como um de seus principais alimentos.
Diferentes tipos de grãos de milho
O milho é classificado em cinco tipos: milho dentado, milho pipoca, milho duro, milho farináceo.
Figura: www.dicasonline.com
A principal diferenciação entre essas variedades são o formato do grão, além disso a composição muda de um para outro. A seguir, conheça as características das 5 principais espécies.
Milho dentado
Também conhecido como “Dent Corn”, o milho dentado como o próprio nome sugere possui seu endosperma duro nas laterais e farináceo no centro, formando uma coroa. Assim, quando desidratado esse grão fica com o formato de um dente.
Muito utilizado na nutrição animal e na indústria de alimentos processados e etanol, esta variedade de milho possui coloração ampla que pode ir do branco ao amarelo até tons mais terrosos de vermelho e marrom.
Milho duro
Com aspecto liso e brilhantes, o milho duro é o tipo mais firme de variedade do cereal. Sua camada externa é dura e protege o endosperma macio e pequeno que fica dentro do grão. A coloração deste ti´p é laranja-avermelhada.
Também chamado de milho Flint, esse tipo de milho oferece um bom rendimento para a indústria, que o utiliza na fabricação de canjicas, massas, condimentos, entre outros produtos. Além disso, seu armazenamento apresenta menor incidência de ataques de pragas, o que o torna uma opção mais resistente.
Milho farináceo
No milho farináceo todo o endosperma é mole, o que gera grãos opacos com colorações brancas, amarelas ou mais escuras.
Sua textura é macia e seu sabor é leve e adocicado. Por serem mais “moles”, moer esses grãos é mais fácil o que facilita a extração de amido.
Ele é ideal para a produção de farinhas, pães e biscoitos. Além disso, o milho farináceo se tornou uma alternativa de matéria-prima para produção de alimentos sem glúten, visando pessoas que possuem doença celíaca.
Milho de pipoca
Outro tipo de grão de milho bastante comum é o milho de pipoca. Além da coloração amarelo-alaranjada, essa variedade também é reconhecida por espigas menores e quantidade de grãos reduzida.
O milho de pipoca possui tecido duro e seco, e o seu baixo teor de umidade entre 12 e 16% , o torna altamente expansivo.
É por isso que, quando aquecido, a pouca água acaba criando uma pressão que rompe a casca. Então, o amido presente se solidifica e se torna esbranquiçado ao entrar em contato com o ar, formando a famosa pipoca.
Milho doce
Também chamado de milho verde, essa variedade possui um miolo translúcido, grãos levemente irregulares e um sabor adocicado. Os consumidores costumam consumi-lo na espiga, cuja coloração varia entre branco e amarelo.
Como o nome sugere, os agricultores colhem o milho verde antes de atingir a maturação completa, o que explica sua maciez e a maior concentração de açúcar em sua composição.
Esse tipo de milho surge a partir de um processo de mutação, no qual a planta produz açúcar em vez de amido, resultando em um grão de alto valor nutritivo. Por essa razão, os produtores realizam o plantio, o manejo e o pós-colheita de forma diferenciada.
Qual devo cultivar?
O processo decisório do tipo de diversidade de milho a ser cultivado é de extrema importância, principalmente para o pequeno e médio produtor, onde todos os custos e detalhes fazem uma grande diferença.
Pensando nisso, você deve se atentar a 3 pontos:
- Avaliação do mercado interno e de sua região: Verificar qual o tipo de manejo o destinatário ou intermediário do seu produtos utiliza é o primeiro passo para a escolha do tipo de milho, pois você terá ideia da demanda que deverá produzir e não correr o risco de ficar com produção represada pela falta de vazão das safras de grãos.
- Características Físicas de sua propriedade: Saber o seu potencial de produção é outro fator preponderante. Dependendo da cultura de milho há uma utilização maior de recursos de solo, de planejamento de irrigação, de clima e sua propriedade deve estar preparada para receber essa cultura na hora da semeadura.
- Mão-de-obra, maquinário e possibilidade de investimento para qual tipo de produção: Como já dito anteriormente, há várias características que devem ser escolhidas na hora da escolha do tipo de milho a cultivar.
Há variedades que demandam grande necessidade de tratamento o que exigirá uma maior quantidade de mão-de-obra e maquinário. Outra questão é a sua capacidade de investimento, tendo em vista que cada tipo de milho pode gerar uma linha de crédito diferente.
Conclusão
O milho apresenta grande versatilidade, pois os produtores o utilizam para diversas finalidades. Atualmente, ele é o cereal mais consumido no mundo.
Neste artigo, explicamos como classificar os tipos de milho com base em sua composição e forma.
Para você decidir qual tipo de milho semear, saber como irá comercializá-lo te ajuda na escolha.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário e acompanhe nosso blog e fique por dentro dos próximos artigo.