(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

No Brasil, o meio rural tem participação significativa na economia e, por isso mesmo, a modalidade de seguro agrícola se mostra relevante, não só para os produtores, como também para o bom andamento do país. Para quem ainda não havia pensado em contratar esse tipo de seguro, vale a pena entender um pouco mais sobre o seu formato e suas vantagens.

 

seguro agrícola

 

Um dos seguros mais importantes para quem investe no campo é o seguro agrícola. Ele protege os produtores rurais contra riscos externos, como as chuvas, as geadas e mudanças drásticas de temperatura.

Nesse artigo vamos falar tudo sobre o seguro agrícola, abordando o seu conceito, benefícios, para quem ele é indicado e quais as suas coberturas. Dessa forma você poderá decidir se o produto é indicado para proteger os seus interesses.

 

Pós-graduação Gestão e Economia do Agronegócio

 

O que é seguro agrícola?

O seguro agrícola é um tipo de serviço oferece ao Produtor Rural proteção contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversidades que afetam as lavouras.

Eles são fornecidos por segurados ou através dos programas do Governo Federal. O objetivo é resguardar o produtor de qualquer tipo de prejuízo que possa ocorrer nas suas lavouras.

As culturas que recebem cobertura e o seu tipo variam conforme cada seguradora. No entanto, grande parte visa proteger a propriedade rural dos prejuízos que possam ser causados através de fatores climáticos adversos e que comprometem a produtividade como um todo.

 

Importância do seguro agrícola

atividade agrícola está sujeita a riscos ligados a intempéries naturais, como chuvas de granizo, geadas e temporadas de seca.

 A produção pode ser afetada por fatores imprevisíveis, capazes de tirar o sono de muitos produtores que dependem do bom andamento das suas colheitas para se manter no mercado.

Além disso, sempre existe a possibilidade de algum tipo de acidente ou outro problema que acarrete em não entregar os produtos esperados.

Ter um seguro agrícola significa ter a chance de se recuperar numa situação difícil e não perder o sono com qualquer chuva mais intensa.

 

 O que cobre o seguro agrícola?     

As coberturas dos seguros variam conforme a seguradora escolhida. Comumente, os seguros cobrem

  • Chuvas excessivas
  • Incêndio
  • Queda de raio
  • Tromba d’água
  • Ventos fortes
  • Ventos frios
  • Granizo
  • Seca
  • Geada
  • Variações excessivas de temperatura
  • Não Germinação
  • Inundação

É importante ter em mente quais são as adversidades que o seguro não cobre, como por exemplo, áreas irrigadas.

 

Como funciona?

Atualmente os seguros agrícolas se dividem em algumas modalidades como por exemplo seguro para grãos, seguro para hortas e seguro para pomares. Ele pode se dividir em três tipos de seguros:

  • Custeio: Tipo que cobre os custos de produção da cultura segurada;
  • Produtividade: Cobre os custos de produção e a expectativa de produtividade. É o tipo de seguro agrícola mais contratado no país;
  • Receita: Garante os custos de produção, a expectativa de produtividade e também a variação de preço que o produto sofre durante o período de vigência do contrato.

É importante evidenciar que algumas seguradoras não cobrem perdas e/ou prejuízos em áreas irrigadas.

As principais culturas de grãos do Rio Grande do Sul são cobertas pelas seguradoras (soja, milho, trigo e arroz), mas também é possível contratar seguro para plantações de tomate, banana e uva, além de florestas e culturas perenes (como café e cana de açúcar).

 

Checklist agrícola

 

Quem pode contratar o seguro agrícola

seguro agrícola é indicado para todos os produtores rurais. Isso inclui os agricultores, os pecuaristas e outros empreendedores desse segmento, que lidam diariamente com a produção no meio rural.

Por se tratar de um produto de proteção, o seguro agrícola pode beneficiar empresas de todos os tamanhos, das mais pequenas até as maiores. Afinal de contas, todos os produtores estão sujeitos aos riscos externos, que podem gerar perdas financeiras.

Para os pequenos produtores, o governo oferece uma subvenção, que pode tornar o seguro muito mais barato. Dessa forma, o produtor paga apenas uma parcela do valor do seguro, garantindo a proteção completa.

 

Como escolher o melhor seguro agrícola?

Tão importante quanto a contratação de um seguro agrícola é escolher uma corretora de seguros experiente, qualificada e que te ajude a avaliar completamente os riscos da sua safra.

Por isso, escolha uma empresa que esclareça todos os pontos importantes sobre o seguro, como as coberturas, e te ajude a escolher entre as opções mais benéficas para atender às suas necessidades.

Você também deve pesquisar sobre a reputação da empresa no mercado e observar se ela é financeiramente estável. Esses cuidados vão garantir que você está fechando o negócio com uma empresa séria e confiável.

 

Período de contratação do seguro agrícola

Outra questão que deve estar na pauta do produtor durante o planejamento da contratação do seguro é compreender que o período destinado para essa contratação se dá no início do ano-safra.

Vale a pena pensar a respeito do seguro juntamente com as primeiras providências a serem tomadas no momento de dar início à produção.

A apólice de seguros oferece maior solidez para o empreendimento e permite que o produtor mantenha o foco em outras questões, além da torcida por um conjunto de boas condições climáticas.

 

 

Como é definido o valor do seguro

Se o produtor rural sofrer perdas em sua produção, poderá acionar a seguradora, para aproveitar os benefícios do seguro agrícola. O valor pago ao segurado, no entanto, vai depender de alguns fatores.

O cálculo é realizado com base no índice de produtividade da cultura no município, fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Plataforma Agropós

 

Conclusão

A agricultura brasileira é um setor gigante e amplamente competitivo, que continua crescendo e se expandindo cada vez mais.

 O seguro agrícola é fundamental para proteger lavouras de imprevistos que possam ocorrer durante o plantio, causando prejuízos imensos para o agricultor.

Mas é preciso se atendar com alguns pontos, como valores, períodos e não menos importante a seguradora. Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Pós-graduação Gestão e Economia do Agronegócio