fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis aos homens para o desenvolvimento, conforto, sobrevivência. As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. Neste post vamos abordar tudo sobre esse assunto.

Venha Comigo!

 

recursos naturais não renováveis

 

O que são recursos naturais?

Utilizados em diversas atividades realizadas pela sociedade, os recursos naturais são elementos retirados da natureza, sendo fundamentais para abastecer as demandas do homem.

Eles são usados, principalmente, na produção de matéria-prima, para a geração de energia e outras inúmeras práticas comuns que refletem o nosso cotidiano. 

Sem a necessidade de ser produzido pelo homem, eles podem ser renováveis ou não renováveis e limitados.

 

recursos naturais não renováveis

 

Recursos naturais no Brasil

O território brasileiro é riquíssimo em recursos naturais, seja pela nossa vasta biodiversidade, pelo solo considerado de qualidade para a agricultura ou pelo fato das chuvas serem regulares, e possuirmos uma das maiores reservas de água doce do planeta.

 

recursos naturais não renováveis     

Os principais recursos naturais que sustentam as atividades brasileiras são os recursos minerais, energéticos e biológicos

É evidente, portanto, a importância de colocar a sustentabilidade em primeiro plano. Dessa forma, se visa a preservação dos recursos naturais não renováveis e ao maior proveito dos recursos naturais renováveis, sempre de maneira consciente.

 

Renováveis

Os recursos naturais renováveis são aqueles que podem ser renovados após o seu uso pelo homem. São exemplos: água, florestas, solo.

São recursos que se o homem souber usar com cautela e responsabilidade nunca se esgotarão.

Mas é importante observar que todo recurso renovável tem o seu ciclo de renovação ou o tempo e condições necessárias para isso ocorrer.

 

Recursos naturais não renováveis

São aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta.

Sendo assim, a utilização desses pode levar ao seu esgotamento, deixando então de existir.

Uma das atuais preocupações da humanidade é garantir a manutenção desses recursos, visto que muitos têm sido utilizados de forma irracional.

Quase 90% da energia utilizada no mundo é proveniente de fontes não renováveis de energia.

 

recursos naturais não renováveis

 

Alguns exemplos de recursos naturais não renováveis

Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os 

 

Petróleo

Petróleo é, ainda atualmente, a principal matéria-prima e uma das principais fontes de energia do mundo.

Assim sendo, sua extração e utilização foram e ainda são alvos de conflitos envolvendo potências imperialistas e países produtores e refinadores.

Trata-se, assim, de um recurso natural de caráter estratégico, pois é amplamente utilizado por veículos, constituindo-se como um elemento importante nos meios de transporte, além de também poder ser utilizado na fabricação de produtos derivados, notadamente o plástico.

 

Técnicas e Ações Propostas para Recuperação de Áreas Degradadas

 

Carvão Mineral

carvão mineral passou a ser amplamente utilizado a partir das revoluções industriais resultantes do capitalismo, sendo ainda hoje uma fonte de energia bastante utilizada em todo o mundo.

No total, ele corresponde a pouco menos de 26% dos recursos utilizados na produção de energia mundialmente, um número que cai para cerca de 6% no Brasil.

O carvão forma-se por meio da decomposição da matéria orgânica em ambiente sem a presença de oxigênio. Está disponível em todos os continentes, contudo, não se renova em um curto espaço de tempo.

 

Mineradora de Carvão

Para extrair o carvão mineral do subsolo, constroem-se túneis e poços. Em alguns casos, sua disponibilidade ocorre em áreas de reservas ambientais ou florestais, o que pode gerar impactos ambientais elevados.

 

recursos naturais

 

Além disso, a queima do carvão mineral é considerada ainda mais poluente que a do petróleo.

Esse material foi muito utilizado em trens de ferro como combustível e também é adotado em alguns tipos de usinas termoelétricas.

 

Gás natural

O gás natural é um combustível fóssil não renovável, ou seja, ele irá se esgotar na natureza. Composto por uma mistura de hidrocarbonetos, com destaque para o metano (CH4).

Gás natural é encontrado em jazidas ou depósitos subterrâneos, que estão normalmente associados ao petróleo, pois essas duas substâncias passam pelo mesmo processo de transformação (decomposição da matéria orgânica durante milhares de anos) e se acumulam no mesmo tipo de terreno.

 

Gás Natural

Esse combustível gasoso, após ser tratado e processado, apresenta grande teor energético, sendo bastante aproveitado nas indústrias para a geração de energia elétrica.

 

recursos naturais

 

Ele também pode ser empregado no aquecimento ambiental e nas aplicações domésticas de residências e como combustível em automóveis adaptados para recebê-lo, substituindo a gasolina, o álcool ou o diesel.

 

Xisto betuminoso

xisto betuminoso é um recurso natural fóssil também encontrado em áreas de rochas sedimentares, em que um material de origem orgânica, sob determinadas condições de pressão e temperatura, forma-se e agrega-se por entre essas rochas.

Assim, ao aquecê-las a aproximadamente 500ºC, obtém-se o chamado óleo de xisto, o que é, literalmente, um ato de “tirar óleo de pedra”.

O Brasil possui uma das maiores reservas de xisto betuminoso do planeta, o que pode ser visto como uma condição estratégica. 

 

Energia Nuclear

Embora a energia nuclear seja muitas vezes apontada como uma alternativa viável ao carvão e ao petróleo, não é uma fonte de energia renovável.

A energia nuclear requer urânio, um elemento metálico radioativo que deve ser extraído da terra e não é rapidamente reposto.

Ela não gera poluição do ar, no entanto, produz resíduos radioativos que devem ser eliminados e pode causar problemas para os seres humanos e ecossistemas.

 

Conclusão

Os recursos naturais não renováveis, uma vez consumidos, não podem ser renovados, pelo menos durante determinado tempo.

Por essa razão, é extremamente importante que toda a sociedade tenha consciência de que é preciso usar os recursos naturais de forma racional, para que as gerações futuras não sejam prejudicadas e possam também usar tais recursos que a natureza oferece a nós seres humanos. ,

Gostou de saber mais sobre o assunto?  Deixe seu comentário!

 

recursos naturais não renováveis

Michelly Moraes