(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Você já deve ter se perguntado o que é um Projeto de paisagismo? Elaboramos este artigo para você entender o que é e como é feito um projeto paisagístico.

Continue lendo!

Projeto de Paisagismo: descubra o que é e a sua importância.

 

O contato com plantas diminui o stress e proporciona um maior relaxamento. Segundo dados das nações unidas, é recomendado que as cidades possuam no mínimo 16m2 de área verde por habitante, para diminuir o stress Urbano.

Um projeto de paisagismo possibilita esta relação mais estreita com o homem e a natureza, gerando um efeito tranquilizante e de bem-estar.

Mas afinal o que é paisagismo? É a arte de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, sendo eles públicos ou privados, urbanos e não-urbanos.

A arquitetura da paisagem ou paisagismo, é um complemento ao projeto arquitetônico, que visa harmonizar a paisagem.

 

PAISAGISMO OU JARDINAGEM?

E usual as pessoas acreditarem que projeto de paisagismo e jardinagem são sinônimos, embora o primeiro englobe o segundo são coisas distintas. Resumidamente, pode – se dizer que o paisagismo é a elaboração e planejamento da área verde e a jardinagem é a execução.

Ou seja, um projeto paisagístico cria espaços funcionais, úteis e tecnicamente viáveis, considerando o projeto arquitetônico, o solo e o clima do local e espécies vegetais adequadas.

Já a jardinagem refere-se a parte do trabalho com a vegetação, como o cultivo das plantas e manutenção do jardim.

 

https://materiais.agropos.com.br/ebook-paisagismo-muito-alem-da-estetica

O QUE É UM PROJETO DE PAISAGISMO?

Um projeto de paisagismo é uma representação gráfica, onde constam de forma detalhada todas as informações necessárias de como será executado o trabalho.  Que tem como objetivo gerar um ambiente cuja a arquitetura e a natureza estejam em plena harmonia.

Portanto, para elaborar um projeto de paisagismo é preciso ter conhecimento não só de botânica, mas também de arquitetura.

 

O que é um projeto de paisagismo?

 

COMO MONTAR UM PROJETO DE PAISAGISMO

 

Para montar um projeto paisagístico o paisagista deve seguir três etapas essenciais, que são:

 

1. Estudo Preliminar

Primeiramente o paisagista necessita conhecer as necessidades do cliente. Este passo pode ser um pouco complicado pelo fato das pessoas comumente confundirem paisagismo com jardinagem, o que pode dificultar a comunicação.

Neste momento o profissional precisa investir um bom tempo para entender as necessidades do cliente. Uma opção é pedir referências do que ele gosta e ir explicando o que pode ser feito ou não.

Após entender as necessidades do cliente o paisagista deve estudar a área, buscando informações como o tipo de solo do local, orientação em relação ao sol e vegetação existente.

 

2. Anteprojeto

Nesta etapa, o paisagista vai utilizar todas as informações obtidas até o momento e iniciar a criação das plantas, detalhando os aspectos estéticos e funcionais.

Agora é a hora de usar toda a criatividade e explorar todas as possibilidades, sem esquecer do gosto do cliente. Após a aprovação do anteprojeto, passamos para a etapa seguinte.

 

3. Projeto executivo

Entramos na etapa final, que é o desenvolvimento detalhado do anteprojeto, ou seja, o paisagista vai aprofundar em aspectos mais técnicos. É nesta etapa também que são integrados projetos complementares como de irrigação e iluminação.

É aqui que as informações de manutenção, orçamento, tempo de execução, espécies e materiais utilizados, adubação, tamanho de cova são apresentadas. Ou seja, tudo que é necessário para a execução e manutenção da obra.

 

http://materiais.agropos.com.br/problemas-solucoes-arborizacao-urbana-paisagismo

 

TIPOS DE PROJETOS DE PAISAGISMO

 

Um projeto de paisagismo pode ser elaborado para diferentes locais, como públicos ou privados. A seguir vamos ver alguns tipos de projetos de paisagismo que são mais comuns.

 

Paisagismo residencial

 

Paisagismo residencial

 

A confusão entre paisagismo e jardinagem geralmente ocorre no paisagismo residencial, pelo fato das pessoas a acharem que paisagismo envolve somente o cultivo das plantas e nós já vimos que não é bem assim né?

Este tipo de paisagismo consiste em transformar a paisagem residencial interna ou externa fazendo uma junção harmoniosa entre a natureza e decoração, além de transformar o local em um ambiente relaxante e confortável. Além disso, uma residência com um projeto de paisagismo bem feito é mais valorizada no mercado.

 

Paisagismo em edifícios privados

 

O paisagismo em um conjunto de edifícios residenciais ou corporativos deve ser projetado de maneira a organizar os espaços livres entre os blocos e criar áreas de lazer e relaxamento.

Já os edifícios comerciais podem se beneficiar ainda mais de um projeto de paisagismo, desde que este crie espaços que tenham o poder de convidar o usuário a frequentar o local.

 

Paisagismo em edifícios públicos

 

Paisagismo em edifícios públicos

 

O paisagismo de edifício públicos não é muito diferente do paisagismo em edifícios privados.

No entanto, neste tipo de projeto o paisagista deve atentar-se a utilização de pisos, equipamentos e vegetação que não requerem muita manutenção pela administração do local, garantido assim, a funcionalidade e beleza do projeto.

 

https://materiais.agropos.com.br/pos-graduacao-gestao-ambiental

 

Paisagismo em espaços públicos

 

As cidades são dinâmicas, possuem pessoas circulando o tempo todo, para amenizar a correia do dia-dia elas precisam ser aconchegantes e nada melhor que um projeto paisagístico para fazer a junção do homem com a natureza.

O paisagismo urbano está presente não somente nas casas e prédios, mas também nas ruas, praças e parques.

Na hora de projetar uma rua fatores importantes devem ser considerados, principalmente por ser um local de grande circulação de pessoas e veículos.

Deve-se prezar pela segurança, como por exemplo, evitando acidentes que podem ser causados por raízes expostas ou flores e frutos escorregadios no chão.

 

Paisagismo em espaços públicos

 

As praças e parques são locais destinados a atividades de lazer e convivência, associados a ambientes seguros e relaxantes, por isso precisam ser bem projetadas.

O planejamento paisagístico destes locais deve considerar o perfil da comunidade, quais as atividades serão realizadas e as potencialidades do local.

 

Paisagismo em espaços públicos

 

CONCLUSÃO

 

Portanto, como você percebeu, um projeto de paisagismo vai muito além que somente escolher plantas e vasos. Ele é um convite à permanência no local e, portanto, deve ser um espaço funcional e relaxante.

 

https://agropos.com.br/pos-graduacao-em-planejamento-e-gestao-da-arborizacao-urbana-e-do-paisagismo/

 

Afinal ele é responsável por proporcionar uma qualidade de vida que só o contato com a natureza pode oferecer!

Escrito por Pollyane Hermenegildo

Pollyane Hermenegildo
Últimos posts por Pollyane Hermenegildo (exibir todos)