Os ácaros vêm ganhando importância em algumas regiões do país. Isso exige atenção quanto ao monitoramento e ações de controle para evitar as perdas de produtividade na lavoura. Neste artigo, vamos abordar em específico sobre o acaro vermelho.
Acompanhe!
As pragas são os principais fatores que afetam a produtividade das lavouras. Além de prejudicarem o desenvolvimento das plantas para a fase adulta, muitas vezes elas retiram os nutrientes da cultura, afetando assim a sua qualidade.
Você tem problemas com o ácaro vermelho na sua cultura? Essa praga é uma das que mais causam prejuízos para os cafeicultores. Dessa forma, o manejo feito de forma certa torna-se ainda mais necessário.
Por isso preparamos um conteúdo completo para você ficar por dentro de todas as dicas e informações sobre como combater o ácaro vermelho que aparece em sua cultura.
Afinal, o que é um ácaro?
Morfologicamente, um ácaro não possui divisão no seu corpo. Então, a sua estrutura maior é chamada de idiossoma e anteriormente a ela, na área menor, há o gnatossoma; nas laterais ficam as pernas.
No gnatossoma, localiza-se a quelícera, característico de ácaros predadores. É através dela que os ácaros capturam as suas presas.
Já nos ácaros fitófagos, que se alimentam de plantas, essa quelícera é modificada em estilete. São os estiletes que auxiliam no momento da sua alimentação, perfurando a epiderme da folha até chegar à célula da planta.
Sobre o ácaro-vermelho
O ácaro-vermelho é uma praga que atinge culturas diversas, com maior impacto na cultura de algodão. Os danos são similares aos problemas causados pelo ácaro-rajado (Tetranychus urticae), sendo que ambas as espécies são favorecidas por altas temperaturas e baixa umidade relativa.
Esses artrópodes são visíveis a olho nu e apresentam cor vermelha intensa. Seus ovos são inicialmente amarelos e translúcidos, tornando-se avermelhados e opacos em seguida.
Culturas Afetadas: Algodão, Alho, Amendoim, Cebola, Ervilha, Feijão, Feijão-vagem, Pimenta, Pimenta-do-reino, Pimentão, Quiabo, Tomate. Estes ácaros causam danos a várias espécies de plantas.
Ciclo de vida
Entrando mais na questão do ciclo de vida, os ácaros-vermelhos vêm de ovos esféricos, macios e esbranquiçados, com tamanho inferior a 0,1mm. Depois da eclosão do ovo, vem a fase larval, normalmente o seu tamanho é reduzido e conta com uma variação de cor, que vai do incolor ao amarelo.
A fase como ninfa vem logo após a larval. Um fato curioso é que as fêmeas são maiores que os machos, tendo 0,5 mm a 1 mm e 0,3 mm a 0,5 mm respectivamente.
O ciclo de vida fica completo em 14 dias e é favorecido quando as temperaturas estão mais altas e o clima mais seco. Outro ponto que vale destacar é que as fêmeas podem colocar até 70 ovos em sua fase reprodutiva, sendo 3 a cada dia.
Danos causados pelo ácaro-vermelho
O ácaro-vermelho é encontrado na face interior das folhas do algodoeiro e outras plantas, iniciando seu ataque pelas mais velhas. A praga tece grande quantidade de teia nos locais onde seus ovos são depositados.
É possível observar a infestação por conta de pequenas manchas avermelhadas entre as nervuras das folhas, que posteriormente causam o total desfolhamento e queda.
O ataque da praga se dá em reboleiras e os sintomas podem ser verificados nas folhas abertas do ponteiro.
Como evitar a praga na cultura?
Diante da facilidade de dispersão do ácaro-vermelho pelas culturas, uma pergunta comumente feita é: como evitar que a praga afete a cultura e prejudique a sua produtividade?
O mais indicado é fazer o manejo integrado, ou seja, utilizar algumas técnicas conjuntamente a fim de evitar que em um curto espaço ela volte a atacar.
O primeiro passo é identificar em quais áreas o ácaro se encontra para poder eliminá-lo. É muito importante realizar o monitoramento da lavoura a fim de identificar os locais onde existe a presença da praga. A partir dessa avaliação, é possível tomar uma decisão mais acertada quanto ao controle.
Controle do acaro vermelho na cultura do café
O controle deve se iniciar aos primeiros sinais do ataque. Veja alguns danos e controle dessa praga na cultura do café.
Ácaro vermelho no café
A ação do ácaro vermelho deixa as folhas do cafeeiro bronzeadas e ressecadas. Os ataques mais severos acabam provocando queda de folhas e assim reduzindo a fotossíntese. Consequentemente isso diminui a produção.
É mais comum que os ataques ocorram em reboleiras, em casos de danos mais elevados, pode afetar também a produtividade.
Fatores podem favorecer os insetos;
- Plantios de café mais adensados.
- Ausência de Predadores naturais.
- Uso excessivo de inseticidas piretróides.
Também é necessário atentar-se e saber que os ácaros podem se alojar e abrigar em estruturas da própria planta de café, como nas rugosidades do tronco, e permanecer na lavoura por longos períodos.
Controle
O controle químico utiliza de defensores agrícolas para tratar de problemas como a própria presença do ácaro vermelho do café.
Porém, é extremamente importante que você preste atenção com os cuidados necessários:
- Use acaricidas específicos e registrados para a cultura
- Tome cuidado com inseticidas piretróides
Saiba que a utilização da forma inadequada pode causar problemas ainda maiores e provocar a diminuição dos inimigos naturais, além de elevar a infestação da praga.
Conclusão
Como podemos ver neste artigo O ataque do ácaro vermelho tem início em reboleiras, podendo evoluir para toda a lavoura, limitando o crescimento das folhas e causando a desfolha.
O controle deve se iniciar aos primeiros sinais do ataque, neste artigo colocamos como exemplo a cultura de café. Caso tenha dúvidas o ideal e consultar um especialista da área.
Esperamos que tenha curtido o conteúdo e que você tome os cuidados necessários no momento de combater o ácaro vermelho. Até o próximo conteúdo!
Escrito por Michelly Moraes.