fbpx
(31) 9 8720 -3111 [email protected]

Pode-se dizer que a importância da fauna e flora para nossas vidas está diretamente relacionada a manutenção do equilíbrio na natureza. Por isso neste artigo vamos entender os tipos e a diferença entre elas.  Não fique de fora desse assunto.

Venha comigo!

 

Fauna e flora brasileira

 

Fauna e flora brasileira

O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do mundo, estima-se que em território nacional estejam de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta.

Quando falamos sobre biodiversidade, referimo-nos à diversidade de organismos vivos existentes nos ecossistemas, sejam ele micro, sejam micro-organismos

A fauna e a flora podem muitas vezes ser específicas de determinadas regiões e influenciadas pelos fatores ambientais locais.

Fauna é o nome que se dá à diversidade de animais de uma determinada região. Flora é a diversidade de plantas de uma região. A flora é indispensável para a manutenção da vida na Terra, pois ela é a responsável pelo processo fotossintético.

 

Pós-graduação em Licenciamento e Gestão

 

Conceito fauna

Fauna é um substantivo feminino que define um conjunto de animais de convivem em um determinado espaço geográfico ou temporal.

A fauna está relacionada com a biodiversidade, ou seja, uma extensa variedade de seres vivos, sejam animais ou plantas. A biodiversidade é a responsável em estabelecer o equilíbrio da vida em nosso planeta.

Existem vários tipos de fauna, que variam a partir das diferentes regiões da Terra, no entanto, podemos dividir essas variações de faunas em dois grandes grupos:

Fauna doméstica animais que necessitam da intervenção humana para se alimentar/sobreviver/desenvolver, e a Fauna silvestre quando os animais não precisam dos seres humanos para se alimentar ou se desenvolver.

 

Conceito flora

De forma geral, a flora representa os organismos vivos do Reino Animal, ou seja, as plantas de determinada região.

O termo designa, ainda, a variedade de plantas de um ecossistema ou bioma. O Brasil, por exemplo, possui a maior biodiversidade do mundo quando o assunto é flora.

Cada região possui características específicas em relação à flora. Essas características são determinadas por fatores como o clima, a temperatura, a manutenção do sol e a incidência de raios solares,

Além da variedade de plantas, o termo flora também é utilizado para designar um conjunto de micro-organismos.

No corpo humano, por exemplo, o termo indica os micro-organismos presentes no sistema digestivo, sendo denominado de flora intestinal.

O Brasil é o país que possui a maior diversidade de plantas do mundo. Em síntese, a biodiversidade brasileira possui diferentes espécies de plantas espalhadas pelas regiões do país.

 

Fauna e flora brasileira: Conheça os biomas e suas Diversidade

No Brasil, a fauna e a flora estão divididas entre os seis biomas predominantes no país.

  1. Amazônia
  2. Cerrado
  3. Caatinga
  4. Mata Atlântica
  5. Pantanal
  6. Pampas

Abaixo vamos abordar diversidade de plantas e animas predominante em cada bioma, algumas espécies estão presentes em mais de um bioma.

 

Principais estudos ambientais

 

Fauna e Flora- Amazônia

A Amazônia é umas das regiões do mundo de maior biodiversidade, servindo de habitat para inúmeras espécies de animais e vegetais.

FAUNA

Apresenta uma das faunas mais ricas do planeta, com os principais representantes sendo animais como: a onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. Tem entre 2500 e 3000 espécies de peixes, mais de 1300 de espécies de pássaros e mais de 300 de espécies de mamíferos.

FLORA

Inclui uma vegetação rasteira como as gramíneas, mas possuindo alguns arbustos e árvores de casca grossa e galhos retorcidos.

Essa vegetação é característica deste bioma já que ele apresenta um solo pobre de alguns minerais e com excesso de alumínio.

 

Fauna e Flora - Floresta Amazônia

(Fonte: CAF, 2019).

 

Além disso, possuem raízes profundas que são capazes de absorver água dos lençóis subterrâneos, como ocorre em alguns representantes, como o araçá, o pau-terra, entre outros.

 

Fauna e Flora- Cerrado

FAUNA

A fauna do bioma Cerrado conta com um diversificado número de espécies animais, dos quais se destacam os insetos. Essa variedade é decorrente da limitação que esse bioma faz com os demais.

Pesquisadores apontam que existe cerca de 320.000 espécies de animais neste bioma, sendo que desses 90.000 são espécies de insetos, os quais desenvolvem um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas.

 

Lobo- Guará

Lobo- Guará – (Fonte: O popular, 2020)

 

Os principais exemplos da fauna do Cerrado são: lobo-guará, jararaca, veado-campeiro, anta, tatu, cachorro-do-mato, papagaio, seriema, tucano, ema, tamanduá-bandeira, onça-pintada, entre outros.

FLORA

Inclui uma vegetação rasteira como as gramíneas, mas possuindo alguns arbustos e árvores de casca grossa e galhos retorcidos.

Essa vegetação é característica deste bioma já que ele apresenta um solo pobre de alguns minerais e com excesso de alumínio.

Além disso, possuem raízes profundas que são capazes de absorver água dos lençóis subterrâneos, como ocorre em alguns representantes, como o araçá, o pau-terra, entre outros.

 

Fauna e Flora- Caatinga

A Caatinga é um bioma brasileiro cujo nome tem origem tupi-guarani, significando floresta branca”. O significado do nome Caatinga remete a uma das principais características desse bioma.

FAUNA

A Caatinga abriga aproximadamente 178 espécies de mamíferos, que são representados por marsupiais, tatus, tamanduás, ratos, macacos, onças, veados e capivaras, entre outros. Há também muitas espécies de morcegos.

FLORA

A vegetação predominante da caatinga possui adaptação contra perda de água, como presença de espinhos nas cactáceas, e reserva de água, como ocorre no juazeiro, por exemplo.

 

Fauna e Flora - Caatinga- Arvore Juazeiro

Caatinga- Arvore Juazeiro – (Fonte: Leitura e Arte, 2015).

 

Fauna e Flora- Mata Atlântica

A Mata Atlântica é considerada uma das florestas com maior biodiversidade do planeta e, paradoxalmente, uma das mais ameaçadas de extinção. O bioma está localizado em uma área que totaliza 15% do território nacional brasileiro.

FAUNA

A fauna da Mata Atlântica é uma das mais ricas do Brasil. Abriga mais de 800 espécies de aves, quase 400 espécies de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e mais de 350 espécies diferentes de peixes.

 

Mico-leão-dourado

Mico-leão-dourado

 

Os animais mais conhecidos do bioma estão, infelizmente, inseridos num contexto de risco grave de extinção.

Alguns deles são: mico-leão-dourado, tamanduá-bandeira, onça-pintada, jaguatirica, arara-azul, entre vários outros, considerados até mesmo símbolos nacionais.

FLORA

Flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região.

Cerca de 55% das espécies arbóreas e 40% das espécies não arbóreas são endêmicas, existindo apenas nesse bioma.

Considerada uma das florestas com maior biodiversidade, a Mata Atlântica conta com o recorde de plantas lenhosas. Conta com pau-brasil, jacarandá, bromélias e orquídeas.

 

Guia de Carreira: Pós-Graduação na área de Gestão Ambiental

 

Fauna e Flora- Pantanal

É considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, compreendendo os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É o menor bioma em extensão territorial do Brasil, ocupando cerca de 2% do território nacional.

FAUNA

Sua fauna é composta por uma diversidade de aves, incluindo a arara-azul, jaburus, colhereiros, entre outros.

Além das aves, outros animais são típicos do pantanal, como o dourado, piranhas, sucuri, cervo-do-pantanal, ariranhas, onça-pintada, jacaré-de-papo-amarelo, entre outros.

As espécies que ali ocorrem acompanham a dinâmica das cheias e secas que ocorrem anualmente, que tornam o ambiente muito biodiverso e único.

FLORA

Por ser considerado uma região de contato entre o cerrado e a floresta, o Pantanal Mato-grossense reúne alguns dos ecossistemas mais diversificados do Brasil.

A vegetação é composta por florestas densas, cerrado e campos graminosos. As espécies comuns encontradas são ipês, orquídeas, pequis e palmeiras.

 

Fauna e Flora - Pantanal

Pantanal – (Fonte: eCycle, 2019).

 

As áreas alagadas periodicamente são recobertas por vegetação campestre; as margens dos rios apresentam mata ciliar, e nas áreas mais altas surge vegetação de cerrado.

 

Fauna e Flora- Pampas

Juntamente com a Amazônia, o cerrado, a caatinga, a mata atlântica e o pantanal, o pampa faz parte do conjunto de seis biomas terrestres existentes no Brasil. A palavra pampa é um termo de origem indígena que significa “região plana”.

FAUNA

Bastante diversificada, contando com cerca de 500 espécies de aves, 100 espécies de mamíferos e uma grande variedade de insetos, que contribui para a existência de várias espécies de aves.

 

Pica- pau

Pica- pau

 

Aproximadamente 40% das espécies são endêmicas. Os principais representantes da fauna são ema, perdiz, pica-pau, joão-de-barro, veado-campeiro, preá, entre outros.

FLORA

A vegetação da pampa é majoritariamente composta por gramíneas e plantas rasteiras. Árvores e pequenos arbustos também podem ser encontrados na região, mas em minoria.

Estima-se que a flora dos pampas abranja cerca de 3.000 espécies de plantas entre campos nativos, matas e afloramentos rochosos.

Alguns exemplos de plantas que fazem parte dos pampas são: nhandavaí, louro-pardo, pau-de-leite, cedro, canjerana, guajuvira, babosa-do-campo, guatambu, grápia, palmeira anã entre outras.

 

Conclusão

Pode-se dizer que a importância da fauna e flora para nossas vidas está diretamente relacionada a manutenção do equilíbrio na natureza.

Nesse sentido, cabe ainda ressaltar que cada animal ou planta, por pequeno que seja, tem sua função específica dentro da natureza e por isso, a sua ausência resulta em prejuízos muito difíceis de recuperar para a humanidade.

Se você gostou desse conteúdo e te ajudou e esclareceu suas dúvidas. Comente e compartilhe em suas redes sociais!

 

Licenciamento e Gestão Ambiental

Michelly Moraes