(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

O café é um dos principais produtos agrícolas na pauta das exportações brasileiras. A produção de café, atualmente, passa por várias etapas antes de chegar aos consumidores. O que muitos não conhecem é as variedades de grãos de café no mercado. Com isso, preparamos um artigo onde iremos mostrar essas variedades.

Acompanhe!

 

Grãos de café: conheça os diferentes tipos!

 

O que não pode faltar no dia a dia do brasileiro é o famoso “cafezinho”. Mas o que a maioria das pessoas não conhece é que existem vários tipos de grãos de café com sabores e aromas diferentes.

Saber disso é interessante pra você poder ter mais opções na hora de escolher o café desejado. Poder distinguir os diferentes sabores e ainda aumentar o seu conhecimento.

 

 

Afinal, o que é café?

café é uma bebida apreciada em todo o mundo, sendo conhecida principalmente pelo seu poder estimulante. Apesar de estar relacionado com maior energia e atenção. O café apresenta outros benefícios, mas, assim como qualquer bebida ou alimento, deve ser apreciado com moderação.

O cafeeiro, planta responsável pela produção do café, é cultivado em várias regiões do mundo. Atualmente, o Brasil se destaca como o maior produtor e exportador de café de todo o planeta.

Apesar de muitas pessoas associarem o cafeeiro apenas à bebida, os frutos do cafeeiro e suas sementes são usados para outros fins, como a produção de medicamentos, cosméticos, biomassa para geração de energia e fertilizantes.

 

Cultivo do café no Brasil

Quem trouxe o café para as américas foram os franceses. No Brasil, essa bebida se tornou tão importante uma vez que sua história se mistura com o próprio desenvolvimento do país. Tanto que os grãos fazem parte do desenvolvimento social, econômico e cultural.

Foi em 1727 que o oficial português Francisco de Mello Palheta, vindo da Guiana Francesa, trouxe as primeiras mudas cafeeiras para o Brasil.

A história do café no Brasil, a partir do século XVIII, é tão marcante para os rumos do país a partir de então que. De acordo com os economistas e historiadores, não seria possível conceber os avanços pelos quais passou essa nação sem os ricos rendimentos obtidos pelos barões do café, principalmente as grandes fazendas cafeeiras paulistas.

Hoje, o país responde por um terço de toda a produção mundial dessa bebida. Assim sendo, o seu cultivo, em solo brasileiro, ocorre em diferentes regiões, inclusive permitindo o plantio de diferentes variedades, como o café arábica e o conilon que iremos tratar a seguir.

 

Grãos de café: conheça os tipos

Os grãos de café possuem características bem variadas, e para os amantes da bebida e de suas possibilidades. Conhecer e entender as principais diferenças entre esses grãos é fundamental. Abaixo, você encontrará sete tipos de grãos de café muito conhecidos e apreciados no mundo todo.

Fique atento às suas particularidades e viaje nos sabores dessas variedades!

 

Café Acaiá

O café Acaiá é uma variedade do Arábica, caracterizado pelo tamanho maior do grão. “Acaiá” significa “frutos com sementes grandes” em tupi-guarani. Podemos encontrar plantações de café Acaiá em áreas acima de 800m do nível do mar.

Este pode ser considerado um café “raro”, já que encontrou um bom lugar para se desenvolver em solo brasileiro, que possui características que não são encontradas em outros lugares.

Como produto final, o grão Acaiá resulta em um café suave e com acidez mediana, além de destacar também suas notas frutadas e corpo equilibrado.

 

Checklist agrícola

 

Café Arábica

A qualidade do café Arábica está muito ligada à altitude do local onde é plantado, quanto mais alto for cultivado, melhor será o grão.

O Arábica é plantado em diversas regiões do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Espírito Santo, sempre em altitudes acima de 800 metros.

O café Arábica possui um teor de cafeína mais baixo, mas conquista paladares pela sua complexidade de aromas.

 

Café Bourbon

O café Bourbon é outra das variedades do café Arábica, e assim como ele, também deve ser plantado acima de 800 metros. Apesar de sua complexidade no plantio, o grão é considerado um dos de maior qualidade no mundo.

O café Bourbon se divide em duas variedades: Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo. Ambas são especiais e com muita qualidade. A principal diferença entre elas é que o Bourbon Amarelo tende a ser mais doce, além de ter um plantio mais fácil.

Como principais características, o Bourbon tem aroma intenso e sabor complexo, com notas de avelã. Além disso, sua acidez é baixa e o corpo é médio.

 

Café Catuaí

O café Catuaí é desenvolvido totalmente em território brasileiro, estando presente em 45% das lavouras de café atualmente. Seu plantio é um pouco mais simples, já que conta com plantas mais baixas e resistentes. Vale dizer que plantações acima de 1000 metros geram bebidas com mais qualidade.

Este também é dividido em duas variedades, como acontece com o Bourbon, existindo o Catuaí Vermelho e o Amarelo. O Catauí Vermelho possui amargor mais acentuado e é mais encorpado, enquanto o Amarelo é mais delicado e suave.

 

Café Kona

O café Kona é localizado na cidade de Kona, no Havaí, uma região com características especiais de solo por conta do colo vulcânico. Assim, o grão também recebe características bem particulares, e por isso, é considerado um dos melhores do mundo. Além de ser um dos mais caros.

 

Café Robusta

O grão de café Robusta é extremamente adaptável a diferentes ambientes, por ser mais resistente, e isso faz com que esse tipo de grão seja um dos mais produzidos no mundo.

Quando comparado ao Arábica, podemos afirmar que o Robusta possui o dobro de cafeína, o que faz com que ele seja considerado uma bebida forte.

O café especial dessa linha e suas variedades são bastante cobiçadas, e o cultivo adequado pode garantir cafés de muita qualidade.

As bebidas feitas com esse tipo de grão apresentam corpo pesado, por conta das notas mais amargas, baixa acidez e textura suave.

 

Plataforma Agropós

 

Conclusão

É indiscutível que o café é uma bebida que faz parte do nosso cotidiano. Rica em nutrientes e certamente produz efeitos muito interessantes no organismo. No Brasil, é a segunda mais consumida.

Neste post abordamos os principais tipos de grãos de café. Agora que você conhece essa variedade que tal começar a pensar em realizar o plantio desse tipo de café.

Gostou do nosso artigo? Curta e comente.

Escrito por Michelly Moraes.