A madeira de eucalipto tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Por isso preparamos esse artigo, para mostrar quais utilidades tem com a madeira de eucalipto, se quer saber mais sobre esse assunto prossiga com a leitura.
Vamos lá?
O Brasil possui uma flora riquíssima em espécies distribuídas em diversos grupos, o que, consequentemente, proporciona uma grande diversidade. Entre as árvores, encontramos também uma grande variedade de espécies nativas, as quais têm sido aproveitadas para a extração de madeira desde a época colonial.
Entretanto, embora tenhamos uma ampla gama de opções de madeira, com cores variadas e características singulares, as espécies exóticas, como o eucalipto, também se mostram uma opção interessante para a extração de madeira. Nesse contexto, o eucalipto se destaca como uma alternativa viável e eficiente, principalmente devido às suas vantagens de rápido crescimento e sustentabilidade.
Extração de madeira de eucalipto
Diversas espécies podem ser exploradas para extrair madeira e fabricar portas, janelas, utensílios, móveis, pisos e outros produtos diversos.
Entre essas espécies, o eucalipto se destaca, sendo amplamente utilizado na construção civil e também em outros setores. Nesse sentido, o eucalipto se apresenta como uma alternativa ecologicamente correta e sustentável para a extração de madeira.
A madeira extraída do eucalipto é caracterizada, sobretudo, pela sua durabilidade e alta densidade, o que a torna resistente a impactos. Além disso, ela possui excelente propriedade mecânica, garantindo robustez para diversas aplicações. Como um benefício adicional, sua tonalidade clara facilita a conciliação com qualquer estilo de decoração desejado.
Vantagens do uso da madeira de eucalipto
Os maiores desafios da indústria da madeira estão relacionados à expansão dos mercados para “madeiras ambientalmente corretas” e à globalização, que exige aumento da produtividade e padrões de qualidade mais elevados.
Além disso, esse cenário abriu espaço para a maior exploração de madeira de reflorestamento, como o eucalipto, que se destaca por diversas razões como alternativa de fornecimento de madeira.
Consequentemente, o gênero eucalipto tem se tornado uma escolha preferencial para o estabelecimento de florestas plantadas no Brasil. Essa árvore cresce rapidamente e é resistente a pragas, o que a torna ideal para a produção em larga escala.
Assim, na indústria, o eucalipto é amplamente utilizado na fabricação de mourões de cerca, esticadores, esteios para rancho, quiosques, pergolados, vigas, tábuas e caibros. Além disso, também permite a produção de painéis e estruturas para moradias, comércio, escolas, hospitais e hotéis.
Espécies que dão origem a madeira de eucalipto
As principais espécies que dão origem a essa madeira são: Eucalyptus grandis e Eucalyptus citriodora. A espécie grandis é a mais comum, dando origem a uma madeira de tonalidade mais clara. Já a citriodora é mais pesada, resistente e possui coloração mais escura.
Eucalyptus grandis
O Eucalyptus grandis é uma espécie do gênero Eucalyptus, sendo fundamental para a indústria de celulose e papel no Brasil. A madeira do eucalipto grandis apresenta uma coloração castanha avermelhada clara, com uma textura fina e grã direita, além de ter um gosto e cheiro indistintos. No entanto, é importante notar que sua madeira tem pouca resistência e uma duração limitada.
No Brasil, as plantações dessa espécie estão presentes em vários estados, incluindo Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Naturalmente, o Eucalyptus grandis ocorre em países como Nigéria, Zimbábue, Malavi, África do Sul, Quênia, Congo, Zaire e Nova Zelândia.
Essas características fazem com que a madeira proveniente do Eucalyptus grandis tenha uma aplicação bastante específica dentro da indústria, embora também apresente algumas limitações quanto à sua resistência e durabilidade.
- Cerne castanho-rosado-claro;
- Alburno bege-rosado;
- Pouco brilho;
- Sem gosto nem cheiro;
- Macia ao corte;
- Baixa densidade;
- Textura fina a média;
- Durabilidade moderada aos cupins e fungos apodrecedores;
Madeira usada na construção civil pesada externa e na leve interna, utilizada ainda na fabricação de mobiliário de utilidade geral, laminados e compensados, embalagens e paletes.
Eucalyptus citriodora
O eucalipto citriodora tratado oferece diversos benefícios, garantindo maior durabilidade e qualidade, além de ampliar suas possibilidades de uso.
De fato, a madeira de eucalipto citriodora tratado pode ser empregada na fabricação de diversos tipos de móveis, postes e armações. Além disso, é amplamente utilizada nas áreas rural e de construção civil, e também na produção de chapas, papel e celulose, resinas, tintas, alcatrão, entre outros produtos.
Consequentemente, esse tipo de madeira não apenas contribui para a proteção do solo, mas também conserva a fauna e a flora, promovendo uma maior produtividade em várias outras funções.
Como é feito esse tratamento e quais são os seus benefícios?
Tratam a madeira de eucalipto citriodora e a saturam com substâncias que a tornam extremamente resistente à umidade, cupins e outros agentes deteriorantes.
Além disso, o tratamento utiliza cobre e arsênio, com cada substância cumprindo uma função específica no processo de proteção. Realizam esse tratamento em autoclaves, cilindros de aço capazes de suportar altas pressões, o que garante a eficácia do processo.
Vale ressaltar que, apesar de o procedimento ser relativamente simples, profissionais qualificados devem executá-lo a fim de garantir alta qualidade nos resultados. Dessa forma, esse material oferece uma vasta gama de matérias-primas para diversas indústrias, sendo, portanto, uma excelente opção no setor florestal.
Eucalipto tratado
Eucalipto tratado ou autoclavado é a madeira de eucalipto que passa pelo processo de tratamento que irá garantir maior durabilidade e resistência ao sol, chuva, umidade e ataque de fungos, insetos, brocas, e principalmente cupins.
A principal praga é o cupim. O processo de tratamento pode ser feito de duas maneiras: manual ou com a autoclave.
Vantagens da madeira de eucalipto tratado
Sabemos que não só o preço do eucalipto tratado que importa. É fundamental sabermos mais informações sobre ele, principalmente as vantagens que temos ao escolher esse tipo de madeira. Alguns benefícios são:
- Madeira seca e limpa
- Madeira livre de odores e de óleo
- Não afeta os outros componentes utilizados em suas aplicações
- Madeira tratada com qualidade
- Durabilidade e resistência similares as madeiras nobres
- Excelente relação custo x benefício
- Opção construtiva sustentável
- Permite conforto e beleza.
Usos da madeira de eucalipto
Essa madeira possibilita diferentes aplicações, especialmente na construção civil. Confira seus principais usos:
Construção civil
- Leve interna / estrutural: ripas e partes secundárias de estruturas;
- Leve interna / utilidade geral: cordões, guarnições, rodapés e forros.
- Uso temporário em obras: andaimes e pontaletes.
Assoalhos
- Parquetes;
- Tacos;
- Tábuas.
Móveis
- Mobiliário estândar;
- Móveis decorativos;
- Partes internas de móveis.
Outras aplicações
- Embalagens;
- Lâminas decorativas;
- Chapas compensadas.
Conclusão
O eucalipto é cultivado para diversos fins, como a produção de papel, celulose, lenha, carvão, aglomerado, óleos essenciais, mel, ornamentação e quebra-vento, entre outros. Além disso, ele se destaca por sua versatilidade, atendendo a múltiplas demandas do mercado.
Agora, a frase está em voz ativa, onde o sujeito realiza a ação de cultivar o eucalipto para esses fins, o que facilita sua adaptação a diferentes indústrias.
Sua madeira, por sua vez, é resistente, durável e de boa qualidade, sendo útil em diversas aplicações, como pisos, móveis e celulose. Dessa forma, o eucalipto contribui de forma significativa para setores variados, oferecendo alternativas sustentáveis.
O Brasil, por fim, é o segundo maior produtor mundial de celulose, destacando-se nesse setor pela sua vasta produção e a qualidade do material extraído.
Escrito por Michelly Moraes.