(31) 9 8720 -3111 contato@agropos.com.br

abelha-flor-inseto-mel-colmeia (Foto: Pierre Guezingar/CCommons)

Com um ferrão que uma picada dolorosa que assusta quem está por perto, as abelhas são essenciais para o meio ambiente. Elas também podem amedrontar animais de criação, tais como bovinos e suínos. Contudo, possuem ação polinizadora que beneficia diversas flores e plantas.

As abelhas produzem o mel, perfeito para adoçar receitas. Já a cera, feita pelas abelhas operárias, pode ser usada para a fabricação de cosméticos. E com o própolis, substância rica em vitaminas, é feito um extrato que pode ajudar a combater e diminuir sintomas de doenças. Abaixo, confira um guia de dados e dicas de especialistas para lidar com as abelhas:

Criação: dicas e cuidados
Abelhas sem ferrão na cidade ajudam o meio ambiente, diz a Embrapa. Saiba como criá-las.

Abelha sem ferrão (Foto: Jardim Botânico do Rio)

Mas se a colmeia urbana se instalar perto de um poste de luz, cuidado. O calor irrita o inseto, deixando-o agitado. Especialista indica o que fazer nesta situação para que o animal não ataque as pessoas.

Abelha rainha: saiba a importância dela para a colmeia. Se for preciso substituir uma rainha abelha de uma colmeia, é possível comprá-la. Entenda no GR Responde.

Durante os dias de inverno, a oferta de comida diminui. Por isso, é importante saber como alimentar o inseto na temporada mais fria do ano. Saiba qual tipo de comida é recomendável.

Abelhas comendo milho canjiquinha e quirera (Foto: Reprodução/TV Globo)

O pólen da planta Nim, também conhecida como amargosa, pode intoxicar as abelhas. Veja como proteger as colmeias dessa planta.

Para melhorar a produção de cera de abelhas, a Esalq tem um livro com todas as informações que o produtor precisa.

Com a criação de abelhas, o apicultor tem a possibilidade de fazer a renda vendendo mel. Um especialista dá dicas para melhorar a conservação do mel de abelha jataí.

Mel de abelha jataí (Foto: Reprodução/ TV Globo)

—–
Confira: Pós-graduação lato sensu a distância em Estatística Aplicada ao Agronegócio
—–

Meio ambiente e as abelhas
Se você tem uma criação de animais, é importante manter as abelhas afastadas. Elas podem sobrevoar comedouros, atacar os bichos e impedi-los de comer. Saiba como evitá-las com dicas de um especialista no GR Responde.

A mesma situação ocorre se as abelhas ficarem perto da fonte de água dos bichos: é preciso mantê-las longe. Veja como fazer.

Mas se a produção é de café, a presença inseto pode ser benéfica. Isso porque as colmeias induzem florada, aumentam rendimentos e melhoram a quantidade dos grãos. Conheça um experimento do interior de São Paulo que comprova o fato.

Abelhas polinizam flores (Foto: Marcelo Curia/ Ed. Globo)

A lavoura de milho quirera ou canjiquinha também pode ficar repleta de abelhas, pois o inseto se alimenta do grão triturado. Saiba o por quê no GR Responde.

Mas se as abelhas jataí invadiram a fazenda, há como capturá-las. Basta fazer uma armadilha com extrato de própolis como atrativo. Veja no GR Responde como fazer. 

Abelhas jataí (Foto: Reprodução/TV Globo)

As abelhas estão atacando a produção de laranjas? O importante não é aplicar um repelente, mas sim remover a colmeia. Saiba como no GR Responde.

A mesma recomendação é indicada se as abelhas começaram a prejudicar a produção de jabuticabas e o pomar.

Para saber quais plantas são visitadas por abelhas, um livro da “Série Produtor Rural” traz todos os nomes.

Mas se você precisa ter mais abelhas polinizadoras no seu jardim, listamos seis dicas que podem te ajudar nesta missão.

Colmeia de abelhas (Foto: Kamillo Kluth/Flickr)

—–
Confira: Pós-graduação lato sensu a distância em Gestão e Economia do Agronegócio
—–

Espécies
As abelhas pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea e apresentam diversas espécies. Entre elas está a jataí, que não tem ferrão e se adapta bem a várias regiões do Brasil. Conheça a espécie.

Já as abelhas de orquídeas rondam a orquídea Catasetum hookeri, espécie é mais comum no Sudeste do país, principalmente nas matas do litoral paulista. O inseto macho usa o perfume da flor para atrair as fêmeas. Entenda no GR Responde.

No Pará, uma espécie de abelha foi considerada “ideal” para polinizar o açaí, podendo aumentar em até 40% a produtividade da palmeira. Conheça a a espécie Scaptotrigona postica.

Abelha da espécie Scaptotrigona postica (Foto: Giorgio Venturieri / Embrapa)

 

Por Globo Rural.

ligamos para você AgroPós